Particionar HD, para outros sistemas !

Iniciado por NexusX, 12 de Outubro de 2012, 11:26

tópico anterior - próximo tópico

NexusX

Galera estou querendo instalar outros 2 sistemas o Black-Track e o Windows 8, só q fiz uma besteira na época q fui instalar o Ubuntu.

Segue a imagem:

Bom queria, redimensionar a partição em que se encontra o Ubuntu e dividir em outras 3, uma para o Black-Track, outra para o Windows 8 e outra para os arquivos, para poder ter acesso a eles em todos os sistemas.
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

Sergio Benjamim

Caramba, 100 GB para a raiz do ubuntu... vc fez besteira mesmo, rsrs  ;D

Não tenho certeza se o janelas 8 aceita ser instalado em partições extendidas, sem contar q esse sistema é egocentrico na hora da instalação, vc terá problemas para acessar o Ubuntu depois, não haverá tela de escolha do sistema operacional, na pior das hipóteses só entre o janelas 7 e o 8.

Vou passar um roteiro do q vc pode fazer, leia com bastante atenção:

- exclua essa partição DellUtility
- alterar o tamanho da partição do windows 7 (diminuir, mas vai depender do quanto vc vai querer para o windows 8 )
- excluir a partição de coloração preta (desconhecida)
- criar uma partição de 16 à 24 GB no final do "não alocado"
- reduzir a partição raiz (/) do ubuntu (/dev/sda5) para uns 16 à 24 GB
- mover a partição do ubuntu para a direita, deixando quase encostado da outra partição q vc criou (deixe um espaço de 2 MB)
- reduzir a partição extendida (/dev/sda4), de maneira q ela quase encoste na partição do Ubuntu (deixe um espaço de 2 MG também!)
- vai sobrar um espaço depois disso tudo! Crie uma partição lá, não sei se o windows 8 usa o NTFS ainda.

Um detalhe: o black-track irá usar a mesma partição /home que o Ubuntu, na hora de instalar vc cadastra um nome de usuário diferente do que vc usa no Ubuntu (Daniel2, por exemplo)
Outro detalhe: após a exclusão da partição DellUtility, vai sobrar um espaço lá. Se vc quiser, mova o windows para a esquerda, mas tome cuidado para deixar um espaço de 2MB antes da partição.

Eu vou pegar essa imagem e editar ela, e mostrar o que eu faria. Aguarde um pouco.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Sua imagem é maior do que 40 kB, o q vai contra as regras do fórum.

Dá uma olhada como vai ficar suas alterações:

Edit: as imagens não estão aparecendo, não sei pq... não sei se é coisa do navegador ou do fórum. Mas dá para ver lá no imageshack
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !