Ubuntu 12.04 Processador lento

Iniciado por Agrizzi, 09 de Outubro de 2012, 19:32

tópico anterior - próximo tópico

Agrizzi

Pessoal,
Gostaria de uma ajuda, instalei o Ubuntu 12.04 LTS x64,
em um pc com processador i7, 30gb de ddr3, hd seagate 7200RPM de 1 terabite
para rodar alguns calculos, porém o cálculo que em outros computadores beira 98% de uso
processador, neste faz 8%, gostaria que rodasse a pleno, não bastasse isso, se eu uso alguma outra coisa
ela trava, seja editor de texto ou qualquer outra coisa, o que me faz crer que estou "limitado" a essa banda
de uso pelo processador, gostaria de uma ajuda.
Desde já, Obrigado.

haereticus

Não entendi você quer fazer um benchmark ?

Especifica ai os programas que você tá usando.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Agrizzi

é para um projeto na faculdade
usamos o Orca , Dalton e Mathematica

Sergio Benjamim

Verificou o md5sum do seu CD antes de instalar? Atualizou o seu sistema?

Já colocou ele para rodar os cálculos somente com o terminal, sem interface gráfica? Aqui na facul, tem uns professores que utilizam o Ubuntu server para fazer cálculos, e ele vem sem interface gráfica, só terminal. Pode ser que vc tenha algum problema na placa de vídeo, pois era para estar rodando bem o Ubuntu em um core i7. Quando estiver fazendo isso, use o programa top (ou htop, se vc instalar) em outro terminal (enquanto estiver realizando os cálculos no tty1, use o comando top no tty2 por exemplo), e veja se permanece na casa dos 8% de processamento.

Ahh, no Monitor do Sistema, na aba recursos, está indicando 4 ou mais núcleos? Por exemplo, com o meu core 2 duo, eu posso ver 2 núcleos nessa aba.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Esses programas são todos nativos do Linux né? Ou vc está usando o Wine para rodar algum?

Agrizzi

quanto a placa de video, estamos usando on-board,
confirmamos essa velocidade de processamento pelo htop, não acredito que
seja questão de abrir outro terminal, pois já vimos essa velocidade de processamento
de tudo quanto é jeito, gostaríamos de tentar o máximo, resolver
essa situação antes de ter que partir para o ubuntu server (o que para mim, simples orientando,
significaria sair da minha zona de conforto), já conferimos o processador, hd, swap, tudo
pelo terminal depois que instalamos o SO, mas irei conferir mesmo assim o Monitor de sistema amanha.
Sim os programas são para linux 100%.

Hellhammer

Bom, o fato de consumir apenas 8% da capacidade do processador é um bom sinal, na verdade. Ruim é quando fica muito alto, mas sua configuração é ótima, e vai ser muito difícil de se usar toda a capacidade.

Quanto aos travamentos, isso sim é bem ruim, e o que pode acarretar é a má configuração de uso do processador. Não que você tenha configurado mal, o sistema as vezes é que não faz a distribuição entre os cores do processador adequadamente, mas você pode mudar isso, de qualquer maneira. Sei que é possível, só não sei agora de fato como fazê-lo, mas pesquisarei aqui e já volto para editar a mensagem e passar a solução completa. Se o sistema sobrecarrega só um dos cores com todos os programas que estão rodando, ou mesmo dois, o que acontece é que você tem um i7 que está funcionando como um DualCore normal.

Update: Pelo que vi, muitos i7 tem tido problemas por conta de superaquecimento, por incrivel que pareça os fabricantes nao tem colocado coolers apropriados para o processador. Existe um grande lote do i7 segunda geração que está com problemas também, e vale a pena você verificar esses dois itens. Em último caso, passando para a versão 32 bits tem resolvido a maioria dos casos de travamento, o que é estranho.

Agrizzi

quanto ao processador, é esse aqui
http://ark.intel.com/pt-br/products/65719/Intel-Core-i7-3770-Processor-8M-Cache-up-to-3_90-GHz
usamos o máximo de ddr3, os 32 Gb.
quanto a superaquecimento, é umas sala com ar 24h. Não há esse tipo de problema.
o Ubuntu 12.10 será que vem com alguma modificação nessa area ?
acredito que seja tudo por conta do gerenciador de softwares.

jkmsjq

Tenta atualizar o kernel do Ubuntu para a versão mais nova.

Segue a dica:

No Terminal (Ctrl + Alt + T) proceda os seguintes comandos:

cd /tmp

Enter.

wget http://dl.dropbox.com/u/47950494/upubuntu.com/linux-kernel-3.6.1 -O linux-kernel-3.6.1

Enter

chmod +x linux-kernel-3.6.1

Enter

sudo sh linux-kernel-3.6.1

Enter

Agora reinicie seu computador e verifique a versão do kernel que está sendo utilizada:

uname -r

Enter

Se por algum acaso você tiver problemas de incompatibilidade de hardware, é só excluir o kernel que acabamos de instalar:

sudo apt-get purge linux-image-3.6.1-030601

E se você fizer algo errado e seu sistema não subir, fique calmo: confira este tutorial aqui e resolva seu problema.

FONTE: Blog Seja Livre
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Sergio Benjamim

Quanto ao aquecimento, não é possível baixar o clock do processador? Pelo menos aqui no meu core 2 duo, tenho 3 opções de clock para o processador. Baixando o clock, dá para controlar melhor a questão do aquecimento, embora perca um pouco de desempenho.

Hellhammer

Retirado da internet (sobre um cara que chegou até a comparar o i7 com um Celeron, ehehe...)

Calma, vc não perdeu nada de velocidade. E realmente ate empatariam nos 90% de programas que existem por ai ou nos download, mesmo esse i7 tendo um cachê quase 10 vezes maior. Acontece que 99% dos programas de decodificação de vídeos trabalham com ambiente 32 bits, ou seja, trabalham bem num SO 32 bits. Nisso se faz um altíssimo rendimento num core-duo ou core2 duo, batendo quase os 100% de processamento e ate superaquecendo o processador.

Acontece que para um computador ter mais de 4 GB só tendo um SO de 64 bits, daí ao teu ter 8 GB. O i7 só rende mesmo sua potencia máxima quando os quatro processadores que ele tem trabalham junto em carga máxima. Isso é muito difícil, pois pra isso ele precisa um sistema operacional de 64 bits que lhe ordene isso. E o teu tem. Mas não basta isso: você precisa ter também um programa de codificação (ou de outro tipo e uso) que também reconheça um core quadri e também ordene ou divida os trabalhos com os quatro. Ou seja, VC PRECISA TER UM SOFTWARE DE 64 BITS pra acionar os 4 processadores e que tenha instrução pra isso.. Isso é raríssimo no mundo dos softwares. Codificadores com isso são mais raros ainda.

Hoje em dia poucos programas a venda fazem isso, geralmente profissionais e para grandes empresas como bancos que processam milhões de contas por segundo. Portanto, se teu software aciona apenas um dos processadores, ambos vão empatar na velocidade, sobrando pouca coisa no ganho pro i7. Há casos que o i7 ate perde pois sequer aciona automaticamente seu turbo-booster, que na verdade ele não existe, mas sim na sua ausência-desligado, o processador fica no modo econômico de bateria e processamento e quando liga, não se liga nada, só volta a capacidade normal sem economia. Já os core-duo não possuem modo econômico e trabalham normalmente.

Esses teste de benchmark são feitos com softwares muito avançados que fazem o processador trabalha de toda forma, ou com vários softwares ao mesmo tempo. Aí sim, o core-quad vai vencer facilmente e com processamento de 100% e seu turbo "ligado" e ate ultrapassando em mais de 10 vezes de capacidade em relação ao teu celeron. Porque? Porque a Intel chegou ao limite de capacidades e velocidades de um único processador (questão no mundo dos nanômetros) onde não conseguiu mais diminuir seus chips em termos de distancias atômicas de seus transitores dentro do chip. Portanto lhe restou expandir um chip com vários núcleos, mais em termos de desempenho individual mudou pouca coisa nesses últimos anos entre os velhos e novos chips. Portanto não fique triste, quando precisar rodar vários programas ao mesmo tempo, teu i7 não vai travar, mas teu celeron sim.

Fonte(s):
http://www.cpubenchmark.net/

Mas em outra fonte que dizia a mesma coisa, diziam que até travar podia. Bom, passei um bom tempo pesquisando e o máximo que pude encontrar foi isso, e não posso assegurar que seja seu caso, mas é algo para se pensar afinal... Boa sorte!

jkmsjq

Se for seguir essa linha de raciocínio, então é melhor comprar um Core i3... :-\
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz