Problema: Executar um comando no boot com rc.local

Iniciado por marcoperez, 11 de Outubro de 2012, 06:06

tópico anterior - próximo tópico

marcoperez

Olá,
Tenho agora um novo samsung 900X4C e instalei o ubuntu 12.0.4 LTS, eliminando o windows. Algumas coisas não funcionavam e estou tentando resolver: As teclas Fn+F11 e F12 (respetivamente ventoinha e wireless não funcionam, mas consigo alterar os seus valores através da linha de comandos. O que me deu mais trabalho foi o Fn+F9/F10 para aumentar diminuir a luz do teclado retroiluminado.
Atualizando o kernel para o 3.4.1-030401-generic, consigo agora através da linha de comandos ligá-lo.
O comando é:
sudo echo 4 > /sys/devices/platform/samsung/leds/samsung::kbd_backlight/brightness
Os valores variam entre 1 e 8

Nota: só funciona se fizer su antes. Não chega o sudo

mp@mp-900X4C:~$ sudo echo 4 > /sys/devices/platform/samsung/leds/samsung::kbd_backlight/brightness
bash:/sys/devices/platform/samsung/leds/samsung::kbd_backlight/brightness: Permissão negada
mp@mp-900X4C:~$ su
Senha:
root@mp-900X4C:/home/mp# sudo echo 4 > /sys/devices/platform/samsung/leds/samsung::kbd_backlight/brightness
root@mp-900X4C:/home/mp#

(e funciona!!)

A 1ª questão que coloco é não devia funcionar só com o sudo???

Tentei em seguida executar o comando no boot e aqui é que está o problema que não estou a conseguir resolver!!!

Tentei em desespero de 2 maneiras:

1)
Coloquei o comando no ficheiro rc.local (/etc/rc.local ou /etc/init.d/rc.local), antes do echo 0

...
echo 4 | sudo tee /sys/devices/platform/samsung/leds/samsung::kbd_backlight/brightness
echo 0

ou

...
sudo echo 4 > /sys/devices/platform/samsung/leds/samsung::kbd_backlight/brightness
echo 0

Alterei obviamente as permissões para execução
sudo chmod +x <file_name>

mas nenhuma delas funciona!! Parece que o rc.local é ignorado no boot!!!

2)
Numa segunda abordagem, criei o script
/etc/init.d/keyboard-backlit.sh

com

echo 4 | sudo tee /sys/devices/platform/samsung/leds/samsung::kbd_backlight/brightness

e então criei um link simbólico em /etc/rc2.d/S99keyboard-backlit.sh --> /etc/init.d/keyboard-backlit.sh

e novamente no reboot o comando não é executado (o teclado não ilumina)..

Parece um problema simples, de Linux, mas o fato é que não consigo executar o comando no boot...

Será que me podiam ajudar a perceber onde é que estou a errar ou se há outra forma de contornar a situação?
Desde já obrigado