Impressoras Paralelas não funcionam nas estações - Servidor LTSP/DHCP

Iniciado por mrockfeller, 05 de Outubro de 2012, 09:53

tópico anterior - próximo tópico

mrockfeller

Bom dia pessoal.

Na empresa que trabalho, tínhamos um servidor Ubuntu que continha serviço LTSP + DHCP configurado.
Tudo funcionava bem até o servidor começar a apresentar problemas (o sistema estava corrompido).

Montamos outro servidor similiar instalando o sistema "Ubuntu 8.04.4 LTS" e configurando todo o serviço LTSP/DHCP seguindo as instruções deste tópico:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurando-um-servidor-LTSP-com-Ubuntu-9.10

Montamos o sistema e todos os terminais acessaram normalmente. Porém as impressoras paralelas (maioria Epson LX300) plugadas nos terminais não imprimem (não dão sinal de funcionamento).
O servidor linux redireciona para um Windows Server 2008 (rdesktop) onde estão instaladas as impressoras com as portas TCP/IP (conforme configurado no linux) e RAW = 9100 (conforme configurado no linux).

Arquivo LTS.CONF está assim para estações:

[00:00:87:92:E1:00] # Recepcao
X_MODE_0 = 1024x768
SCREEN_01 = shell
SCREEN_02 = rdesktop -4 -k pt-br -a 16 192.168.0.1

#192.168.0.1 -> Servidor Windows 2008 Server

PRINTER_0_DEVICE = /dev/lp0
PRINTER_0_TYPE = P
PRINTER_0_PORT = 9100
X_MOUSE_PROTOCOL = "IMPS/2"
X_MOUSE_DEVICE = "/dev/input/mice"
X_MOUSE_RESOLUTION = 400
X_MOUSE_BUTTONS = 5
X_ZAxisMapping = "4 5"

o Arquivo DHCPD.CONF está assim:

# Recepcao
host MAQ113 {
hardware ethernet 00:00:87:92:E1:00;
fixed-address 192.168.1.113;
}

Está fixando o IP normalmente... Porém não imprime os documentos enviados para impressora...
Alguém pode me ajudar por favor? Será que está faltando algo?

Nota: Acesso remoto está funcionando.

zekkerj

Você confirmou que o módulo "parport-pc" está carregado? Tem mto tempo que não mexo com impressoras paralelas, mas me parece que esse módulo era necessário pra porta paralela funcionar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

mrockfeller

Citação de: zekkerj online 06 de Outubro de 2012, 18:45
Você confirmou que o módulo "parport-pc" está carregado? Tem mto tempo que não mexo com impressoras paralelas, mas me parece que esse módulo era necessário pra porta paralela funcionar.

Bom dia rapaz... Primeiramente obrigado por responder.

Editei o arquivo /etc/modules e adicionei as linhas:

"ppdev
parport"

ficou assim:

"loop
lp
fuse
ppdev
parport"

Reiniciei o servidor e executei comando lsmod:

parport_pc             36644  1
parport                37704  3 ppdev,lp,parport_pc

OBS: Se eu plugo uma impressora serial no servidor linux e envio comando:

echo "teste" > /dev/lp0

A impressão funciona. Os modulos estão ativos... Mas as impressoras dos terminais (estações) ainda não imprimem...

Alguma outra sugestão? Obrigado. At.te: Marcio

zekkerj

Vc fez essa alteração no servidor, certo? Se me lembro bem, vc tinha que forçar a carga do "parport_pc" no LTS.conf.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

mrockfeller

Citação de: zekkerj online 08 de Outubro de 2012, 11:09
Vc fez essa alteração no servidor, certo? Se me lembro bem, vc tinha que forçar a carga do "parport_pc" no LTS.conf.

Foi no servidor sim... Então... tô forçando a carga na inicialização do servidor, no arquivo /etc/modules.

Qual seria o parametro para carregar este modulo no LTS.CONF? Seria o comando "modprobe parport_pc"?

Grato.

zekkerj

Seu problema não é no servidor, é nas estações. E tem que ser carregado na configuração das estações, por isso que tem que mexer no LTS.conf.

mrockfeller

Citação de: zekkerj online 08 de Outubro de 2012, 13:51
Seu problema não é no servidor, é nas estações. E tem que ser carregado na configuração das estações, por isso que tem que mexer no LTS.conf.

Pode me instruir como fazer isso? Tem algum parâmetro específico no LTS.CONF para carregar este módulo para cada estação?

Obrigado.

zekkerj

Então, cara; o LTS.conf tem bastante documentação própria, inclusive se vc puxar "man lst.conf" no servidor, provavelmente vai ter a lista dos comandos. Eu não tenho uma instalação de LTSP neste momento pra te dar mais detalhes.

mrockfeller

Citação de: zekkerj online 08 de Outubro de 2012, 17:35
Então, cara; o LTS.conf tem bastante documentação própria, inclusive se vc puxar "man lst.conf" no servidor, provavelmente vai ter a lista dos comandos. Eu não tenho uma instalação de LTSP neste momento pra te dar mais detalhes.

Bom dia. Eu já havia lido a documentação do LTSP no site oficial. Também li em outros sites... mas não notei/encontrei onde carrega esse módulo para estações dentro do LTS.CONF.

De qualquer forma eu agradeço sua ajuda. Muito obrigado.

At.te:

Marcio

mrockfeller

Alguém sabe me informar se pode ter relação com liberar portas pras estações ou acesso de HOSTS no servidor (arquivo know_hosts)?

Aguardo retorno. Obrigado.

at.te:

Marcio