Efeitos Visuais nao puderam ser habilitados no Ubuntu 10.10

Iniciado por Kernel89, 03 de Outubro de 2012, 19:59

tópico anterior - próximo tópico

Kernel89

Boa Noite Pessoal

Tinha um not, sem plca de video da Intelbras, bem simples ate as configurações deste, porem quando instalava o ubuntu 10.10, um recurso que o S.O disponibiliza é os efeitos avançados, Sistema->Preferencia->Aparencia, de cara a ultima opçao na guia de Efeitos, "Efeitos avançados", ja pudia ser ativo, e juntamente ativando alguns efeitos graficos bem interessantes, quando troca de uma area de trabalho para outra.. enfim ja ativava alguns recursos sem precisar instalar programa nenhum.

Comprei um Trinkpad T420, fui tentar instalar o Ubuntu e fazer o mesmo que ja tinha feito, porem a frase que aparece é de que nao podem ser habilitados os efeitos graficos.
Pesquisei um "bucado" ja e ate agora nao consegui encontrar algo para me ajudar, ate li que, a placa da intel estava na BlackList do Ubuntu e era necessario retirar desta Lista, é verdade isto?

Enfim, tentei explicar o mais detalhado possivel, para ver se alguem pode me ajudar neste probleminha.
Desde ja Agradeço a atenção de todos!

jkmsjq

Bom, seu notebook tem chip gráfico modelo NVIDIA NVS 4200M.

Se os efeitos não estão disponíveis, duas opções são possíveis:

• O Ubuntu não reconheceu o chip gráfico do notebook
  • Não foi instalado o drive proprietário da nVidia

Para tirar a dúvida, entra no terminal (Ctrl + Alt + T) e digite o comando a seguir e poste aqui o resultado completo que aparecer:

sudo lspci

Dê <Enter> e digite a senha do usuário.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

adiaswin

ola kernel89

porque voce nao tenta instalar o driver proprietario da nvidia como o jkmsjq tente falou

e bem se nao souber como instalar e simples o caminho e assim configuracoes do sistema/drivers adicionais/instale os drivers recomendados.
ubuntu 12.04

Kernel89

Desculpe a demora jkmsjq e adiaswin

O resultado do comando solicitado foi este:
------------------------------------------------------------------

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Sandy Bridge DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Sandy Bridge Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Cougar Point HECI Controller #1 (rev 04)
00:16.3 Serial controller: Intel Corporation Cougar Point KT Controller (rev 04)
00:19.0 Ethernet controller: Intel Corporation 82579LM Gigabit Network Connection (rev 04)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation Cougar Point USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation Cougar Point High Definition Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Cougar Point PCI Express Root Port 1 (rev b4)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation Cougar Point PCI Express Root Port 2 (rev b4)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation Cougar Point PCI Express Root Port 4 (rev b4)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation Cougar Point PCI Express Root Port 5 (rev b4)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation Cougar Point USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Cougar Point LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation Cougar Point 6 port SATA AHCI Controller (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation Cougar Point SMBus Controller (rev 04)
03:00.0 Network controller: Intel Corporation 6000 Series Gen2 (rev 34)
0d:00.0 System peripheral: Ricoh Co Ltd Device e823 (rev 05)
0d:00.3 FireWire (IEEE 1394): Ricoh Co Ltd Device e832 (rev 04)
======================================================================

Olha Pessoal, se puderem me ajudar neste problema, poxa vida...fico sem palavras para agradece-los
E obrigado desde ja pelo retorno.

jkmsjq

Citação de: Kernel89 online 05 de Outubro de 2012, 23:56
[...]
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Sandy Bridge Integrated Graphics Controller (rev 09)
[...]

Bem, a placa gráfica reconhecida pelo Ubuntu foi a Intel do processador Sandy Bridge. Então, dá para se presumir, que o driver da nVídia ou não foi instalado (Driver Proprietários) ou então não foi reconhecido.

Abra o Synaptic (se não tiver instalado instale como seguinte comando sudo apt-get update && sudo apt-get install synaptic) e procure por nvidia-current, instale a opção mais atual (ou seja, a série de maior número) e reinicie o Ubuntu.

Você instalou o Compiz nessa versão do Ubuntu?

Se não instalou, instala e tenta configurar. Tem esse vídeo que explica como fazer essa configuração.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Kernel89

Opa, olha fiz tudo que vc solicitou, mas a frasesinha continua aparecendo veja
"Os efeitos visuais nao puderem ser habilitados".

Consegui encontrar o Driver da Nvidia, porem não consegui notar alguma alteração.

Sabe algo mais que posso fazer?

Obrigado!!

Sergio Benjamim

Vc já tentou rodar uma versão mais atualizada do Ubuntu? Tipo a 12.04?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Tota

Citação de: Kernel89 online 07 de Outubro de 2012, 11:48
"Os efeitos visuais nao puderem ser habilitados".

Ola

Que eu me lembre, no Ubuntu 9 e 10, para habilitar os efeitos visuais é preciso instalar o compiz-config-settings-manager

Instale e veja no que dá

[]'s

Kernel89

Bom Dia

Ja tenho instalado o Compiz, porem mesmo assim não tem jeito de funcionar.
Porem mesmo sem o Compiz, alguns efeitos sao ativados.

Obrigado