Autor Tópico: Será falha do Ubuntu 12.04 x64 ou do meu hardware ?  (Lida 2547 vezes)

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Será falha do Ubuntu 12.04 x64 ou do meu hardware ?
« Online: 11 de Setembro de 2012, 11:54 »
Olá pessoal,

Eu já havia postado anteriormente sobre esse incómodo, em que o ubuntu 12.04 consome bastente recursos, inclusivé a ventoinha do processador trabalha turbinado a todo momento.

As configurações do meu PC são:
MotherBoard: ASUS P6T WS Professional
Processador: Core I7 950
RAM: 12 GB DDR3

Caso:
Pelas espeficicações do Hardware, o lógico seria trabalhar com a versão x64 do Ubuntu, e após instalação, notei grande esforço do hardware, principalmente do processador.

Mas o curioso é que ao instalar a versão x32 do Ubuntu e tudo voltou ao normal, mas claro, não vale a pena ter uma máquina de 12 GB RAM para funcionar com um S.O em x32, e para além disso RAM e CPU são muito importantes para o meu trabalho.

Instalei a versão 12.04.1 de x64, mas continua a mesma coisa.

Haverá alguém experiente em linux que poderá me orientar sobre como resolver este problema ?
Gostei bastante do Ubuntu e não queria voltar atrás, mas caso não haja jeito, terei de investir em uma licença do Windows 7 X64, para tirar proveito do hardware.

Desde já agradeço a ajuda de todos.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Será falha do Ubuntu 12.04 x64 ou do meu hardware ?
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2012, 12:11 »
parece ser problema do video integrado com a cpu, existe bastante coisa sobre este assunto no fórum, não posso ajudar mais por não ter esse tipo de processador, mas ja li bastante coisa por aqui. use a busca e veja se encontra algo que te ajude, procure por bumblebee.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Será falha do Ubuntu 12.04 x64 ou do meu hardware ?
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2012, 14:09 »
[...] não vale a pena ter uma máquina de 12 GB RAM para funcionar com um S.O em x32 [...]

Não usa um sistema operacional de 32 bits com mais de 4 GB só se não quiser.

Porque no Ubuntu quando ele é instalado e detecta mais de $ GB de RAM, ele instala automaticamente na atualização, o kernel PAE que reconhece automaticamente o excedente de memória RAM.

A principal vantagem do sistema 64 bits não é nem tanto o reconhecimento de mais de 4 GB de RAM, mas a utilização dobrada da quantidade de informação que o sistema pode operar de vez, ou seja:

32 bits = 2^32 = 4294967296
64 bits = 2^64 = 1,844674407×10¹⁹


O sistema operacional de 64 bits consegue realizar muitos mais cálculos de vez do que o sistema de 32 bits.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Será falha do Ubuntu 12.04 x64 ou do meu hardware ?
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2012, 17:42 »
Olá jkmsjq,
Muito obrigado pela resposta.

Tudo o que dissestes está correcto e eu já sabia disso.

Mas quando instalei o virtualbox, ao atribuir memória para os sistemas, ( como deves saber, o vitualbox permite atribuir apenas 40% da tua memória total, se não estou enganado ), ele 'viu' somente 4GB no meu sistema ubuntu de 32bits, por causa do limite que ele me impôs na escolha da memória, o que não acontece no sistema de 64bits.

Estou desconfiado disso do vídeo, irei pesquisar mais acerca.

Qualquer descoberta, deixem-me saber sff.

Obrigado a todos.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
[Resolvido] Será falha do Ubuntu 12.04 x64 ou do meu hardware ?
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2012, 18:14 »
Olá niquelnausea,

Consegui resolver.
Para AMD é FGLRX ao invés de bumblebee.

Já funciona!

Muito obrigado ! :D
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Será falha do Ubuntu 12.04 x64 ou do meu hardware ?
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2012, 18:46 »
Olá niquelnausea,

Consegui resolver.
Para AMD é FGLRX ao invés de bumblebee.

Já funciona!

Muito obrigado ! :D

somente por curiosidade, como ficou o desempenho e a autonomia da bateria?

Offline giovannio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Será falha do Ubuntu 12.04 x64 ou do meu hardware ?
« Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2012, 12:14 »
Olá niquelnausea,

Meu computador é desktop.

Mas eu desconfio que o ubuntu não gere os componentes hardware com tanta eficiência quanto o windows, visto que a board é da ASUS e tem o EPU-Engine que faz um excelente trabalho de gestão de energia.

Lá do resto está tudo tranquilo.

+1x obrigado !
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Será falha do Ubuntu 12.04 x64 ou do meu hardware ?
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2012, 11:12 »
O problema ai maior fazendo uma análise superficial seria a falta de uma placa de video offboard.

As que vem integradas Intel da vida num valem nada.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2