Fórum Ubuntu Linux - PT
18 de Maio de 2013, 10:32 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Atenção usuários de email com anti-spam (Uol e Bol).

Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [resolvido]Reparticionar o disco sem perder o Ubuntu e dúvida na compatibilidade  (Lida 427 vezes)
TSalvio
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« em: 21 de Agosto de 2012, 17:02 »

Olá Pessoal!
Boa tarde!

Meu computador atual é particionado. Uma partição é ext3 (a do linux), que ocupa uns 20 gb, a outra é de 450 gb (NTFS) que é onde ficam meus arquivos.
Eu quero fazer backup da NTFS (já fiz) e apagá-la, transformá-la em ext3 e juntá-la com a do linux tornando assim uma partição única. Para isso tenho algumas perguntas:

1 - Irei utilizar o live cd do Gparted para fazer a ação, é arriscado perder o sistema (que está trabalhosamente bem configurado) ao praticar a ação e tem como diminuir os riscos?

2 - Se tudo ficar ext 3 eu posso tranquilamente copiar para um pen drive em fat 32 e em seguida passar para a maioria dos computadores em NTFS sem ter nenhum problema de compatibilidade dos arquivos?

Muito obrigado a todos!

« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 13:00 por TSalvio » Registrado
galactus
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #1 em: 21 de Agosto de 2012, 20:58 »

1- É arriscado extender a partição ext3 com dados dentro. Para não perder dados você vai precisar usar a linha de comando para ficar mais seguro! Vai precisar desativar o Jornal dele antes de extender a partição, tem este tutorial bem explicado do How to Forge: http://www.howtoforge.com/linux_resizing_ext3_partitions_p2 

Note que não é uma tarefa trivial. Faça cópia dos seus dados desta partição antes de tentar extender a mesma.

É mais simples particionar como ext3 a partição NTFS e depois adicionar a mesma no seu fstab e dar as permissões para ler e gravar.

2- Você poderá usar o ext3 sem problemas para passar os dados para um PenDrive Fat32. Podem ocorrer problemas com os nomes e caracteres especiais que o NTFS deixa você colocar e quando colocar esses arquivos de volta na aprtição ext3,  com nomes muitos estranhos ou grandes demais da partição NTFS, vai dar algum erro!  É quase certeza que com algum arquivo você vai ter problema!
* Ubuntu 13.04 64bits / Windows 7 64bits - PC Casa! * Kubuntu 12.10 64bits / Windows 7 64bits - Netbook trabalho!
* CentOS 6.4 64bits Servidor de arquivos em modo texto - Casa * MacOS Montain Lion - Mac Mini servidor multimidia - Casa
Joseph
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #2 em: 22 de Agosto de 2012, 07:38 »

Eu fiz isso com o parted live, não perdi nenhum dado, movi duas partiçoes diferentes, aumentando o tamanho de uma e diminuindo o de outra.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« Responder #3 em: 22 de Agosto de 2012, 12:59 »

Acabei de fazer, deu certo!
Muito obrigado a todos!
  Imprimir  

Ir para: