Autor Tópico: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS  (Lida 41174 vezes)

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
[Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Online: 09 de Agosto de 2012, 22:58 »
Buenas pessoal,

Neste tutorial vou mostrar como instalar o Ragnarök Online

Meu laptop está rodando o Win7 e meu desktop o Ubuntu 12.04 LTS.
Resolvi baixar o Ragnarok Online, bateu aquela nostalgia de 2005! Haha.

Antes de mais nada, o jogo que instalei no meu computador é a versão International (iRO). Eles estão com um servidor novo "classic", sem o episódio renewal e sem transclasses, de level máximo 99/50. É o típico Rag Old-School, e o classic é o mais jogado dentre todos os servidores do iRO.

Primeiro passo: Instale a última versão do wine.

Para isso, vá até a central de programas do Ubuntu, clique em Editar e abra os Canais de Software.
Já nos Canais de Software, vá na aba "Outro software", clique em Adicionar e escreva o seguinte:

Citar
ppa:ubuntu-wine/ppa

Clique em "Adicionar Fonte", pelo terminal digite "sudo apt-get update" e depois "sudo apt-get install wine1.5"

Segundo passo: Criando conta e fazendo download

Se deseja conhecer mais sobre o servidor Classic, do iRO, clique aqui: http://forums.warpportal.com/index.php?/topic/79738-so-lets-talk-about-what-is-planned-for-classic-ro-server/page__st__0
Se deseja partir para a criação de conta e download, clique aqui: http://www.playragnarok.com/downloads/clientdownload.aspx

Detalhe: Eu não me lembro se depois de criar sua conta no WarpPortal terá que entrar em sua conta para criar a do Ragnarok, provavelmente sim. Semelhante à LevelUp...


Terceiro passo: Preparando o terreno

Antes de mais nada, você precisará dessa DLL: http://www.gn0me.org/mfc42.dll
E também dessa: http://www.gn0me.org/msvcp60.dll

Baixe as duas e não faça nada por enquanto com elas.

Abra seu Winetricks, "Select your default wine prefix", depois "Install a Windows DLL or component".
Selecione vcrun2010, instale.
Depois selecione vcrun2008, instale.

Abra seu aplicativo de configuração do Wine e mude o sistema para Windows 7.

Quarto passo: Instalando

Bom, você já baixou as DLLs, já instalou os VCRUNs e já baixou o Ragnarök iRO.
Hora de instalar!
Clique com o botão direito no arquivo .msi, que é o instalador, selecione "Abrir com carregador de aplicativos Wine".
Siga as instruções.


Quinto passo: Configurando

Não, não abra o Launcher ainda.
Lembra das duas DLLs que baixamos? Essa é hora de colocá-las em ação. Copie as duas para a pasta raiz do Ragnarok. Isso é MUITOimportante.

Abra com o Wine o arquivo Ragnarok.exe e espere atualizar!!
NÃO ENTRE no servidor clássico pelo Ragnarok.exe, vai dar erro! Atualize o ragnarok e depois clique em ClassicRO.exe!

Resumindo:
Após a atualização do Ragnarok.exe...
1 - Caso queira jogar o servidor Classic, execute o jogo pelo arquivo "ClassicRO.exe", disponível na pasta do Rag.
2 - Caso queira jogar os outros servidores "não clássicos", execute o jogo pelo arquivo "Ragnarok.exe"

Observações:

1 - O arquivo "Setup.exe" faz modificações apenas se você iniciar o jogo pelo Ragnarok.exe!
Para mudar as configurações de resolução do ClassicRO.exe, você deverá usar o arquivo ClassicSetup.exe ou então ir ao editor de registro do Wine! (Winetricks >Select the Default Wine prefix > Run regedit > HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Gravity > Ragnarok) e mudar as opções por aqui. Lembre-se que as resoluções que estamos acostumados a ver são em decimal e não hexa. Por aqui poderá mudar os valores de Width e Height da sua resolução, tirar a fog, colocar em Fullscreen, etc.

2 - Em fullscreen, pelo menos no meu PC (E não é problema de placa de vídeo, tenho um i5 com uma Sandy Bridge), o jogo trava muito! O que não acontecia no Windows. O engraçado é que eu rodo Portal 2 pelo wine com tranquilidade. Portanto a solução para mim foi rodar em modo janela, com uma resolução de 1366 x 715 (Modificada pelo registro, como falei na última observação.)

3 - Divirtam-se! Vejo vocês in-game (nickname: SirVeng3nz). Tem bastante brasileiros, não tem o maldito Game Guard, a comunidade é legal e o jogo não é administrado pela LUG, o que torna o gameplay e o suporte muito mais viável. Ah sim, tem suporte brasileiro, apesar de o jogo ser em inglês. Nostalgia to the MAX!

Screenshot: http://postimage.org/image/6jupa65ff/
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 19:27 por giovanni94 »

Offline jleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2012, 21:59 »
Belo tutorial, depois vou testar.

Offline audriealphabet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2012, 16:14 »
Boa Tarde  ;)
Fiz todos os passos pedidos no tutorial, porém estou com um problema. Quando tento abrir o Ragnarok.exe para atualizar, ele só aparece uma tela cinza... fiz algo de errado?

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2012, 19:26 »
Boa Tarde  ;)
Fiz todos os passos pedidos no tutorial, porém estou com um problema. Quando tento abrir o Ragnarok.exe para atualizar, ele só aparece uma tela cinza... fiz algo de errado?

Execute o ragnarok.exe lá da pasta onde ele está instalado.
Lembrando que, se quiser jogar no clássico, o arquivo é o ClassicRO.exe

Eu lembro que eu tentei criar um atalho no desktop e acontecia isso da tela cinza...

Se não for isso, pode postar uma screenshot? (:
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 19:29 por giovanni94 »

Offline audriealphabet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2012, 19:39 »
Estou pensando em fazer o processo novamente, e se você pode me ajudar agradeceria. Porque não sei o que tá acontecendo, rs.

Offline Potynho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • WinBuntu OS X.04 user
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2012, 14:36 »
O meu ele não consegue conectar-se ao servidor. Atualiza tudo tranquilo (estou jogando outro ragnarok pirata).

Offline artuzero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2012, 13:11 »
Olá. Eu consegui instalar o ragnarok e rodá-lo perfeitamente, mas toda a vez que crio um personagem  e saio para os mapas originais fica travando muito e não carrega os mapas por completo. Alguém sabe o que está acontecendo e pode me ajudar. Agradeço.

Offline Potynho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • WinBuntu OS X.04 user
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2012, 18:57 »
Olá. Eu consegui instalar o ragnarok e rodá-lo perfeitamente, mas toda a vez que crio um personagem  e saio para os mapas originais fica travando muito e não carrega os mapas por completo. Alguém sabe o que está acontecendo e pode me ajudar. Agradeço.

Já pensou no hardware?

Offline artuzero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2012, 14:01 »

Já pensou no hardware?


Opa eu já olhei minhas configurações: placa de video Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphis Controller, e processador Intel Core 2 Duo. Estão um pouco ultrapassadas, mas nada que impediria o desempenho do jogo. Na verdade já diminui a quantidade de processos no ubuntu pra ver de melhora, mas continua igual. O estranho é que os mapas de treino estão carregando o problema é quando saio para os mapas reais, trava tudo.

Offline Potynho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • WinBuntu OS X.04 user
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2012, 19:13 »

Já pensou no hardware?


Opa eu já olhei minhas configurações: placa de video Intel Corporation 82G33/G31 Express Integrated Graphis Controller, e processador Intel Core 2 Duo. Estão um pouco ultrapassadas, mas nada que impediria o desempenho do jogo. Na verdade já diminui a quantidade de processos no ubuntu pra ver de melhora, mas continua igual. O estranho é que os mapas de treino estão carregando o problema é quando saio para os mapas reais, trava tudo.

Placa de vídeo ultrapassada? que nada, só estamos de 2012. Cara, tenta colocar um hardware melhorzinho ai.

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2012, 18:38 »
Olá. Eu consegui instalar o ragnarok e rodá-lo perfeitamente, mas toda a vez que crio um personagem  e saio para os mapas originais fica travando muito e não carrega os mapas por completo. Alguém sabe o que está acontecendo e pode me ajudar. Agradeço.

Você tem uma placa de vídeo integrada da Intel?

Se sim, rode o jogo em janela... Acontecia isso no meu em Fullscreen.

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2012, 18:39 »
Estou pensando em fazer o processo novamente, e se você pode me ajudar agradeceria. Porque não sei o que tá acontecendo, rs.

Reinstale o jogo, rs.
E não use o atalho que o wine criou na área de trabalho, ele buga, como já citei.
Essa tela cinza já aconteceu comigo, mas eu reinstalei e rodei pelo terminal "wine Ragnarok.exe" e tudo ficou resolvido.

Offline jleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:18 »
Acho que não entendi essa parte de alterar a resolução

Offline quimicandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2013, 20:19 »
Boa noite senhores;

A problema que encontrei é o seguinte: Quando executo o servido ragnarok o jogo abre em janela e fica muito lento, quando abro o classic, o jogo tenta abrir a janela e fecha na mesma hora. Alguem já passou por isso ou sabe resolver ?

Abçs !

Offline jleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Instalar Ragnarök no Ubuntu 12.04LTS
« Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2013, 20:56 »
Eu jogo no servidor clássico e roda com lentidão. No seu caso, em que a janela fecha na mesma hora, deve ser por causa da configuração do video, melhor você ir testando as opções no aplicativo que altera as resoluções do ragnarok