1) Fuçando, reparei que alguns programas estão instalados, mas não têm "atalhos" em qualquer menu. Isso significa que quando instalo programas não é criado, como no Windows, um atalho ou grupo em nenhum menu?
Alguns programas não criam os atalhos mesmo. Recomendo que você instale o SMEG (Simple Menu Editor for Gnome) que é um editor de menus. Abra o gerenciador de pacotes (Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic) e instale o pacote "smeg".
2) Depois de muito sofrer, consegui conectar na internet, meio que de modo "cego". Fui configurando um programa chamado pppoeconfg, utilizando as configurações padrão. Antes disso, foi um parto conseguir fazer minha placa de rede "existir". Confusas as informações sobre DHCP; até agora não sei o que é isso. Como saber, agora, se tudo está certinho e/ou se pode melhorar? E como colocar um simples atalho no Desktop para eu dar dois cliques e conectar (tipo discador do Windows)?
Quando você executa o utilitário "pppoeconf" como root (colocando o "sudo" na frente) você configura uma conexão banda larga que exija nome de usuário e senha, como é o caso do Speedy. Em uma daquelas perguntas que ele faz, está se você quer ativar a conexão no boot. Se você responder "SIM" basta ligar o computador que você já estará conectado e não precisa de nenhum atalho pra se conectar.
3) Alguns arquivos são marcados como executáveis, porém não consigo abrí-los. Dando dois cliques neles, nada acontece. Bom, como sou o único usuário no computador, como irei utilizar aqueles programas? Não seria eu o root? Não poderia, então, fazer o que quisesse?
Você pode nos dizer quais são estes arquivos? Alguns arquivos as vezes só rodam no modo texto, portanto se você da 2 clics não vê o arquivo sendo executado. Para executar este tipo de arquivos, abra um terminal, navegue até o diretório onde ele se encontre (ex: cd /home/meuusuario/Desktop) e execute-o da seguinte forma: "./arquivoexecutavel".
4) No Adicionar Aplicações, muitas estão sombreadas e pelo que eu entendi não podem ser instaladas, devendo, para isso, ser adicionado o repositório (é esse o nome) Universe. Devo adicioná-lo?
Sombreadas como? Não estou entendendo. Se você não tem o repositório então as aplicações nem devem aparecer na lista. Para adicionar os repositórios extras utilize a seguinte dica:
http://www.ubuntubrasil.org/guia/#extrarepositories5) Sobre as perguntas de acesso aos programas. Já baixei alguns programas que preciso na minha máquina mas, se não consegui executar arquivos no computador, como vou conseguir instalar novos programas? Nem tentei... e por falar nisso, o que é isso de .tar.gz? Estou boiando ;-(
Imagine o cara que nada sabe, acostumado a dar dois cliques em um .exe para instalar qualquer coisa (seguramente ou não) ter que lidar com todas essas restrições... loucura...
Se você não tem conhecimento ainda de instalação de programas avançados, limite-se a instalar os programas do Gerenciador de Pacote Synaptic. Adicione os novos repositórios conforme a resposta que dei acima, atualize a lista e veja se o programa que você quer não está lá. Se você quer aprender um pouco mais sobre instalar programas no Linux dê uma lida neste artigo que publiquiei em meu blog:
http://www.tuxresources.org/blog/?p=11Obrigado pela paciência de todos e, mais uma vez, desculpem pelas perguntas...
Abraços,
Ilídio Leite
Estamos aqui justamente para isso. Ajudar e sermos ajudados. Juntos aprendemos, este é o conecito de comunidade.
Bem vindo ao mundo Linux!