Autor Tópico: Pós instalação do Kubuntu  (Lida 6688 vezes)

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Pós instalação do Kubuntu
« Online: 22 de Junho de 2012, 15:37 »
Tudo bem galera, eu uso o Ubuntu a muito tempo e estou perfeitamente adapatado a interface unity, mas percebi que o KDE é muito mais rápido no meu notebook que  o Unity/Gnome, bem, Kubuntu instalado começaram as minhas dúvidas, fiz algumas configurações mais simples, mas o KDE me deixou um pouco perdido,  gostaria de tutorias de pós instalação do Kubuntu 12.04, para que serve essa karteira do KDE, como eu faço para instalar temas, se existe uma maneira simples de pesquisar arquivos  e programas semelhante a dash do Ubuntu. Sei que são interfaces diferentes mas gostaria de saber quais as possibilidades do sistema. As fontes no navegador google chrome não ficaram "bonitas" como ficam no Ubuntu. Em fim, gostaria de dicas de  pós instalação do lado azul da força. Obrigado.

Offline Richether

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Pós instalação do Kubuntu
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2012, 18:23 »
também gostaria dessas dicas
Kubuntu 12.04 LTS 64 bits
linux total participe!

Offline queensman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Pós instalação do Kubuntu
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2012, 10:26 »

Offline Richether

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Pós instalação do Kubuntu
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2012, 19:45 »
uma duvida que ainda tenho é:
Citar
O que é e pra que serve essa Karteira do KDE ???
Kubuntu 12.04 LTS 64 bits
linux total participe!

Offline slavezerorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
  • Slavezerorj
    • Ver perfil
    • NeoFenix - Blog - Ao infinito e alem!
Re: Pós instalação do Kubuntu
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2012, 19:53 »
A carteira do KDE serve para armazenar senhas, particularmente e acho um saco esse aplicativo e deixo desativado. Acessando Menu>> configurações >> configurações do Sistema, na janela que abrir vc terá mtas possibilidades de configuração...vamos lá para algumas:

Desativando a carteira: clique em detalhes da Conta >> Carteira KDE e clique em desativar
Melhorando o desempenho do KDE: Desative o Nepomuk que faz a indexação de arquivos...isso melhora mto o desempenho do sistema e recomendo desativar... Clique em Pesquisa na área de trabalho >>desmarque a opção Habilitar o ambiente de trabalho semântica do Nepomuk
Efeitos da área de trabalho: configura os efeitos do kwin (gerenciador da área de trabalho). configure a gosto.
Gerenciamento de fontes: Importe/ instale facilmente fontes para o sistema.
[/b]Iicializaçào e desligamento[/b]: em gerenciamento de serviços, selecione os serviços que quer iniciar com o sistema. Em gerenciamento de sessões eu costumo deixar marcado: confirmar saída, Mostrar opções de desligamento, Desligar o computador e Iniciar com uma sessão vazia.
Em Aparência do espaço de trabalho: vc configura/ baixa/ instala facilmente Decorações da janela, tela de apresentação, Temas da Área de trabalho e Tema de Cursores.

essas são algumas das configurações iniciais que para mim são obrigatórias...rs...

espero ter ajudado um pouco.

http://www.neofenix.wordpress.com
"Ao infinito e além!"

Offline Richether

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Pós instalação do Kubuntu
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2012, 20:28 »
vlw, ajudou muito
Kubuntu 12.04 LTS 64 bits
linux total participe!

Offline MadOrL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 146
  • Vc Sabia que Amanha hoje vira Ontem?
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Pós instalação do Kubuntu
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2012, 22:43 »
Cara, fuça muito na Configuração do Sistema, item por item, aqui vc faz tanta coisa no sistema que até se perde.

Direto eu fico fazendo a pergunta "onde foi que eu alterei isso mesmo???"

Kubuntu 15.04, amd64 e sempre atualizando
http://twitter.com/madorlando

thiagowfx

  • Visitante
Re: Pós instalação do Kubuntu
« Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2012, 22:36 »
O que o MadOrL falou é verdade, a melhor maneira que você tem para aprender é tirar uma meia hora pra fuçar o sistema. Vale a pena e é até divertido :D
Mas vou dar algumas recomendações baseadas na minha própria experiência de migração do Ubuntu pro Kubuntu, OK? Não é algo extenso, é só para quebrar um galho. Vamos lá:

1 - Veja os Widgets que lhe podem ser úteis. Para isso você clica com o botão direito na área de trabalho e coloca "adicionar widgets".
Notas, Monitor de Tráfego da Rede, Memória em Uso, Folder View, Quick Access, diria que são os mais úteis.

2 - Para executar programas rapidamente: a) clique no menu "K" e pesquise lá mesmo ou b) aperte alt+F2 e use o krunner, basta digitar que opções aparecerão, é bem parecido com o Gnome Do.

3 - Configure os principais widgets do painel de tarefas (acho que é esse o nome) a gosto. Isto é, clique com o botão direito no botão K e depois vá nas opções; faça isso também para o Quick Access, Task Manager e System Tray.

4 - Atalho rápido para o similar "Ctrl + Alt + Del" = gerenciador de tarefas do Windows: Ctrl + Esc. Ele mostra apenas os processos, e a partir de lá é possível finalizar qualquer programa, por exemplo. Para matar uma janela (finalizar um processo de maneira mais "direta") com o mouse, aperte Ctrl + Alt + Esc; o mouse se transformará num "X", basta clicar na janela que quer matar. Se clicar com o botão direito, cancela. Se clicar por acidente na área de trabalho, vai ficar tudo preto; para "recuperá-la", use o krunner (alt+F2) e digite "plasma-desktop".

5 - Experimente o modo "colunas" do Dolphin (gerenciador de arquivos = file manager). Basta abri-lo e procurar por essa opção, se não me engano o atalho é ctrl+3. É bastante útil, na minha opinião, é uma experiência diferente para explorar os arquivos. Usar abas nele (ctrl+T cria nova aba) também é interessante.

6 - Experimente o conceito de "Activities". Para mim não é tão útil, mas pode ser interessante em alguns casos. Você encontra essa opção clicando com o botão direito na área de trabalho e clicando em "new activity". O atalho win+tab (super+tab) muda de atividade.

7 - Experimente múltiplos desktops (provavelmente já fez isso no Unity). Basta procurar pelo widget "pager".

8 - Não preciso falar para fuçar o Muon Software Center nem o System Settings para descubrir várias coisas úteis, certo?

9 - Se acostumar com os aplicativos nativos também é uma boa. Muitos aplicativos do Gnome / Unity possuem equivalentes no KDE; você vai perceber que em alguns o Gnome ganha; em outros o KDE é melhor; em outros não faz muita diferença assim. Aplicativos que vem por padrão (ou não) que são razoavelmente úteis:
Amarok (Player de Áudio), Okular (leitor de PDFs e de mais um monte de formatos, DVI, EPUB etc), KWrite (ou Kate), Konqueror (dispensável, mas útil em certas situações), VLC (Player de Vídeo, tem que baixar), isso já é um começo.

10 - Explore, explore, explore!

Isso foi uma pequena coletânea de atividades corriqueiras que eu uso com certa frequência, espero ter sido útil. Boa experiência com o KDE!

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Pós instalação do Kubuntu
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2012, 23:52 »
Muito obrigado thiagowfx, completíssimo! uma coisa, mexi tanto no kde que exclui as barras de menus e depois quando adicionei eles de volta a área de notificação ficou sem o ícone de rede, ṕrocurei nos widgets mas não consegui colocar de volta, alguém pode me ajudar?

thiagowfx

  • Visitante
Re: Pós instalação do Kubuntu
« Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2012, 14:15 »
Não tem nos widgets mesmo.

Vai nas configurações do system tray (é o lugar aonde fica o relógio, Klipper, onde ficava o próprio ícone da rede). Para isso, basta clicar com o botão direito na setinha para cima que esconde os ícones adicionais do próprio system tray (cuidado para não clicar nos ícones dele; é pra clicar justamente nele!) que você verá essa opção.

Dá unlock nos widgets (se estiverem bloqueados) e depois marque a opção "network management". Isso basta.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Pós instalação do Kubuntu
« Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2012, 14:20 »
Tudo bem galera, eu uso o Ubuntu a muito tempo e estou perfeitamente adapatado a interface unity, mas percebi que o KDE é muito mais rápido no meu notebook que  o Unity/Gnome, bem, Kubuntu instalado começaram as minhas dúvidas, fiz algumas configurações mais simples, mas o KDE me deixou um pouco perdido,  gostaria de tutorias de pós instalação do Kubuntu 12.04, para que serve essa karteira do KDE, como eu faço para instalar temas, se existe uma maneira simples de pesquisar arquivos  e programas semelhante a dash do Ubuntu. Sei que são interfaces diferentes mas gostaria de saber quais as possibilidades do sistema. As fontes no navegador google chrome não ficaram "bonitas" como ficam no Ubuntu. Em fim, gostaria de dicas de  pós instalação do lado azul da força. Obrigado.

Manuais do Ubuntu e afins. É só ler, ler e ler e pôr as mãos na massa.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.