Olá pessoal, esse é meu primeiro tópico aqui no fórum.
To recém chegado no ubuntu assim como no linux e pelo que li por ai pela net achei mais seguro criar um novo usuário que não possui-se os privilégios que tenho como adm e root, e como estou querendo aprender como o SO funciona para posteriormente me tornar um usuário avançado usei o shell ao invés da interface gráfica, e digitei (logado como root);
sudo useradd novouser
//para criar o novouser
e depois digitei
sudo passwd novouser
// para definir uma senha, isto funcionou blz
e depois
sudo usermod -s /bin/false novouser
//para desbloquear o novouser, também funcionou
seguindo um exemplo que vi na net
So que quando eu reiniciei a máquina e selecionei o novouser e digitei sua respectiva senha aparece uma tela preta muito rápida (aproximadamente 1 s) e volta para a tela de login, nessa tela preta apare algo parecido com; mysql server startap....
obs:
1 Eu tenho o mysql instalado em minha maquina sim.
2 o usuário que eu criei quando instalei meu SO loga normalmente, e é com ele que eu uso e instalei meu MySQL e Apache
3 meu SO ubuntu 11.10
4 não diz que a senha esta incorreta
Ele fez exatamente o que deveria ter feito. Afinal você criou um usuário que não pode se logar!!! (*)
A tal tela preta nada mais é que o seu console de texto, que fica "por trás" do console gráfico. Quando a sessão fecha, você vê de relance o console de texto, antes do console gráfico retornar e te pedir um novo login.
Você quer criar um usuário comum? Apague esse, crie-o novamente com o comando
[]bsudo adduser fulano[/b]
(*) Esse é o objetivo do "sudo usermod -s /bin/false novouser".