Autor Tópico: | Resolvido | VirtualBox Ubuntu  (Lida 8424 vezes)

Offline viniciiusribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
| Resolvido | VirtualBox Ubuntu
« Online: 18 de Junho de 2012, 22:09 »
Olá, instalei o Virtualbox no meu Ubuntu 12.04, pra poder rodar uns programas no Windows 7, achei melhor do que pelo Wine que da muito problema, só que quando eu instalei tudo, deu uma mensagem dizendo que as USB não iria pegar porque eu teria que colocar meu usuário dentro do grupo vboxusers, só que ainda sou iniciante no linux e não sei como fazer isso, alguém poderia me dizer como fazer ? e se alguém tiver alguma dica de como usar o VirtualBox ou qualquer ajuda, agradeço.
« Última modificação: 22 de Junho de 2012, 08:46 por viniciiusribeiro »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: VirtualBox Ubuntu
« Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2012, 22:26 »
Ola

O virtualbox dos repositorios é ruim para suporte a USB

Prefira instalar o Vbox do site da oracle que dá suporte a USB sem traumas=> https://www.virtualbox.org/

Se deseja ir pelo lado mais dificil, tente
Código: [Selecionar]
sudo usermod -a -G vboxusers <seu_Usuario>
Citar
No meu caso o usuario é tota

usermod -a -G vboxusers tota

para saber mais => http://www.cyberciti.biz/faq/howto-linux-add-user-to-group/

Creto

  • Visitante
Re: VirtualBox Ubuntu
« Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2012, 07:12 »
Ou leia este tutorial completo de instalação e uso do VBox:

Instalando o sistema de virtualização VirtualBox | Hamacker's Palace

T+

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: VirtualBox Ubuntu
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2012, 07:16 »
Olá, instalei o Virtualbox no meu Ubuntu 12.04, pra poder rodar uns programas no Windows 7, achei melhor do que pelo Wine que da muito problema, só que quando eu instalei tudo, deu uma mensagem dizendo que as USB não iria pegar porque eu teria que colocar meu usuário dentro do grupo vboxusers, só que ainda sou iniciante no linux e não sei como fazer isso, alguém poderia me dizer como fazer ? e se alguém tiver alguma dica de como usar o VirtualBox ou qualquer ajuda, agradeço.

Tive que fazer isso por causa da minha SHARP AL 1645CS


Consegui resolver o problema, não mais efetuando o dual boot com o Windows com o Ubuntu. Um Amigo do fórum explicou e deixo para vocês a solução:

1) Instalado o Ubuntu, seja qual for a versão, no seu computador ou Notebook, vá na Central de Programas do Ubuntu e instale o VirtualBox;

2) Após instalado vá em Apicativos > Acessórios > VirtualBox (no meu caso, uso apenas o Gnome e não o Unity);

3) Clique no menu "novo";

4) Surgirá o assistente e no rodapé > Próximo(N);

5) Próxima aba do assistente, digite o nome que quiser, no meu digitei WindowsXP porque instalei ele, mas podendo instalar qualquer plataforma;

6) No sistema Operacional, veja se está selecionado Microsoft WIndows e na versão Windows XP, porque tem que ser conforme o que quer instalar virtualmente;

Obs: Não instale o Vista e nem o Windows 2008, pois são problemáticos.

7) Selecione > Próxima(N) e o mínimo para usar de memória é 512, mas é melhor usar o que lhe convém, eu uso 1206MB

8 ) Selecione > Próximo(N) Disco Rígido Virtual é para o boot e no minimo é 10,00GB. Selecione Discor Rigido Boot e Criar novo disco rígido;

9) Selecione > Próximo(N) Tipo de arquivo, marque VDI (VirtualBox Disk Image);

10) Selecione > Próximo(N) Detalhes de armazenamento, deixe selecionado Dinamicamente alocado;

11) Selecione > Próximo(N) Localização e tamanho do arquivo de disco virtual, na pasta. mude a localização para > Documentos e Salvar, depois o tamanhos, aumentei o meu para 106,36GB;

12) Selecione > Próximo(N) Sumário da configuração feita e clicar em Criar e confirmar novamente Criar;

13) Criou, agora selecione WindowsXP onde consta Desligada e no menu do Virtual Box > Iniciar;

14) Surgira informação leia e selecione não mostrar esta mensagem novamente;

15) Outra aba aparecerá para efetuar a execução > Próximo(N);

16) Coloque o CD do Windowsxp, no meu caso, mas podendo ser qualquer outra plataforma e escolha o drive, se tivera mais de uma no seu computador e > Próxima(N) > Sumário > Iniciar;

17) Instale o WindowsXP ou outra plataforma normalmente, mas dentro do Ubuntu, na telinha que surgirá e também uma informação que terá o recurso de integração de ponteiro do mouse, não mostrar esta mensagem e clique em ok e após a instalação;

18) Caso seja Notebook como o meu da Dell e a tecla F8 não funcionar, não se desespere, faça isso, para aceitar o contrato da Microsoft: pressionar as teclas Fn + F8 e pronto;

19) Após o Windows instalado, vá em iniciar e desativar o windows;

20) No Oracle VM VirtualBox Gerenciador > Configurações > Sistema > Os Recursos Estendidos não selecione nada e dê Ok;

21) Novamente no Oracle VM VirtualBox Gerenciador > Configurações > Monitor > No Recursos Estendidos não selecione nada e dê Ok;

22) No Oracle VM VirtualBox Gerenciador > Configurações > USB > Habilite COntrolar USB 2.0 (EHCI) surgirá para efetuar o Downloads  do pacote de extensão do VirtualBox 4.1.16 o mais atual na linha:  "All platforms"  Link: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads ou se quiser, faça o download na própria página do Oracle.

Obs.: Caso não consiga instalar, desistale o VirtualBox e baixa pelo próprio site, o mais atual, pois na Central de Programas do Ubuntu não está atualizado esse software.


23) Selecione Abrir com o: VirtualBox (Aplicativo padrão) e dê Ok;

24) Após do Download, aparecera para instalar e instale > Role a barra de rolagem até o final para Habilitar  "Eu concordo(A)" > Digite sua senha para habilitar a instalação no root;

25) Fechar o VirtualBox e carregar configurações e pronto, instale o que quiser e foi assim que consegui instalar a placa PixelView Play TV Mpeg2 no Ubuntu 11.10 e tambem a Multifuncional SHARP AL-1645cs

Obs: Caso não funcione a USB, abra o terminal(Ctrl + Alt + T) e digite pelo root: # gedit /etc/rc.local e dê Enter

Antes da ultima linha onde esta escrito:  "exit 0"

Copie e cole o seguinte comando: # mount -o remount,devmode=666 /proc/bus/usb

Salve o arquivo e reinicie seu Ubuntu e se não funcionar, abra o Terminal ou Console e digite: # sudo usermod -a -G vboxusers o nome de usuário e dẽ Enter e funcionará tudo normalmente.


Espero que ajude a muitos.


Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D

e Vamos que vamos
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Artur :-)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
  • Ideapad 330
    • Ver perfil
Re: VirtualBox Ubuntu
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2012, 20:13 »
Amigão é melhor vc desinstalar o q vc instalou pela central e instalar pelo site do Virtual box
https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads
instala o DKMS pra ñ rolar problemas na hora de usar o programa,digita ae no terminal
sudo apt-get install dkms
quando vc tiver baixado e instalado digita isso no terminal:
sudo adduser <o seu nome de usuário> vboxusers
sem os <>
E instala o pacote de extensôes pra ñ ter problemas com dispositivos USB 2.0,fiz isso aqui no meu Pc e a virtualbox roda macio!
Se tiver dúvida lê esse artigo
http://www.hardware.com.br/dicas/virtualbox-ubuntu.html
Lenovo Ideapad 330, Intel Core i3 2,00Ghz@4x/ RAM 8GB DRR4 2133Mhz Kilsre/ SSD Kingston 120GB/ HD WS DIGITAL 7200rpm 1TB

Offline Olnei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: VirtualBox Ubuntu
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2012, 19:15 »
O meu problema é que no 12.04 a minha máquina virtual não acessa mais a internet do hospedeiro...alguém já teve o mesmo problemas?
Até a 11.10 estava normal.
olneiaa
Ubuntu linux for human beings
Contagem MG

Offline viniciiusribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: VirtualBox Ubuntu
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2012, 08:45 »
Olá, consegui resolver o problema fazendo justamente o que o programa dizia que era o problema, colocando meu usuário no grupo vboxusers mas tinha que encerrar a sessão e voltar pra poder funcionar, por isso demorei um pouco pra descobrir rsrs, valeu pessoal.