Eu fiz a comparação filosófica e tentei ressaltar que no Ubuntu temos opções e que a canonical saiu na frente pelo menos da microsoft.
Então interpretei corretamente seu post.

E eu estou cheio dessa coisa do so ter que ser intuitivo, é bom desde que a simplicidade não acabe limitando os recursos.
E o caso do terminal, eu sou a favor do terminal eu acho que ele torna o so melhor mas temos que reconhecer que afasta quem quer que o so seja intuitivo e simples.
acho que levar esse conceito ao extremo nivela por baixo, hehehe.
Acho que podemos "minimalizar" até o ponto em que os usuários leigos consigam utilizar todos os recursos que precisam (que afinal de cvontas não são tantos assim), enquanto os hard-users abrem mão de recursos de personalização e do próprio terminal. Ponto para o Linux, que permite essa abordagem mais personalizada de experiência com o SO!
eu sempre achei a apple melhor de hardware e marketing que de software.
Como proprietário de um MacBook rodando OS X Lion, concordo em gênero, número e grau com você. Tanto que estou trabalhando no planejamento da migração do OS X Lion para o Ubuntu PP... Mas acho que primeiro vou ter que ter $$ para trocar de celular, porque parece que o suporte do iPhone não é lá o bicho...
E impossível agradar todo mundo, então a saída é mais comercial é padronizar o máximo nesse mundo globalizado.
odeio essa moda de ser minimalista, daqui a pouco vai ser tudo touch-screen, como se teclado e mouse fosse coisa velha e ultrapassada. eles querem simplificar tanto que não vai ter mas detalhes nem recursos mais completos para usar. isso é pro pessoal que tem preguiça de aprender...
Acredito que o Linux vai se sobressair na nova realidade multi-plataforma exatamente pela facilidade de uma distribuição ter a GUI completamente alterada. O Ubuntu trouxe o Unity para se diferenciar nas plataformas touchscreen, mas exatamente a mesma distro pode ser usada com conforto nos desktops e notebooks bastando trocar a interface gráfica. Você não consegue fazer isso no W8 nem no OS X...
SDS.
Cassiano