oliveiracarlos
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« em: 03 de Junho de 2012, 09:27 » |
|
Bom dia, sou um novato em Ubuntu e linux e precisava de ajuda para um exercício que me foi colocado numa aula. O exercício tem as seguintes questões para resolver atravees de comandos BASH, mas por mais que ja tenha pesquisado não consigo obter nenhum resultado, será que me poderiam ajudar?
dos ficheiros /etc/passwd, /etc/fstab. 1 - Contar o número de linhas que contêm a palavra “bash”, da união do conteúdo dos ficheiros anteriores. 2- Ordenar, por ordem inversa, todas as linhas resultantes da união do conteúdo dos ficheiros anteriores.
Obrigado pela vossa ajuda e atenção.
|
|
|
|
|
|
|
|
EdvaldoSCruz
Usuário Ubuntu
Logado
Viva o Ubuntu e o Slackware!!!e Vamos que vamos...
|
 |
« Responder #1 em: 03 de Junho de 2012, 09:53 » |
|
Bom dia, sou um novato em Ubuntu e linux e precisava de ajuda para um exercício que me foi colocado numa aula. O exercício tem as seguintes questões para resolver atravees de comandos BASH, mas por mais que ja tenha pesquisado não consigo obter nenhum resultado, será que me poderiam ajudar?
dos ficheiros /etc/passwd, /etc/fstab. 1 - Contar o número de linhas que contêm a palavra “bash”, da união do conteúdo dos ficheiros anteriores. 2- Ordenar, por ordem inversa, todas as linhas resultantes da união do conteúdo dos ficheiros anteriores.
Obrigado pela vossa ajuda e atenção.
Veja e leia esse tópico, se lhe ajuda: under-linuxEspero que supram as necessidades de todos que usufruam.Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "RESOLVIDO" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradeceViva o Ubuntu !!!!!!! 
|
|
|
|
|
|
|
|
oliveiracarlos
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #2 em: 03 de Junho de 2012, 10:32 » |
|
Boa tarde,
Este tópico apenas conta as linhas dos ficheiros. O que eu precisava era de contar as linhas que contem a palavra bash nos ficheiros passwd e fstab.
|
|
|
|
|
|
|
|
EdvaldoSCruz
Usuário Ubuntu
Logado
Viva o Ubuntu e o Slackware!!!e Vamos que vamos...
|
 |
« Responder #3 em: 03 de Junho de 2012, 10:55 » |
|
Boa tarde,
Este tópico apenas conta as linhas dos ficheiros. O que eu precisava era de contar as linhas que contem a palavra bash nos ficheiros passwd e fstab.
Veja se lhe ajuda: Hardware Comunidade
|
|
|
|
|
|
|
|
oliveiracarlos
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #4 em: 03 de Junho de 2012, 12:03 » |
|
Obrigado pela ajuda ja consegui contar o numero de linhas que contem a palavra bash do file passwd pelo sript grep "bash" passwd | wc -l como posso fazer isto para contar nos dois ficheiros ao mesmo tempo? o passwd e o fstab
|
|
|
|
|
|
|
|
|
eliseu_carvalho
Visitante
|
 |
« Responder #5 em: 03 de Junho de 2012, 12:11 » |
|
grep "bash" passwd | wc -l && grep "bash" fstab | wc -l
|
|
|
|
|
|
|
|
oliveiracarlos
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #6 em: 03 de Junho de 2012, 13:47 » |
|
Obrigado pela dica, eu fiz de outra forma. Primeiro uni os dois ficheiros num só e depois fiz a contagem.
cat passwd fstab > home/Carlos/Desktop/bash_count.txt
grep “bash” /home/carlos/Desktop/bash_count.txt | wc-l
Mas estou com uma duvida, como posso guardar o resultado num ficheiro? ou seja, existem apenas duas linhas que contem esta palavra, como as posso guardar num ficheiro?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
irtigor
|
 |
« Responder #7 em: 03 de Junho de 2012, 15:54 » |
|
O grep conta as ocorrências com a opção "-c". Pra guardar, use outro redirecionamento, "grep 'bash' _arquivo_ > _novo-arquivo_".
|
|
|
|
|
|
|
|
oliveiracarlos
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #8 em: 03 de Junho de 2012, 16:14 » |
|
Obrigado a todos pela vossa ajuda, ja consegui fazer o exercício, inclusive inverter as linhas com a função rev
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|