Ola
Agora a pergunta porque a canonical removeu o aMSN dos repositórios?
Porque dentre os mais de 65.000 pacotes para GNU/Linux ela pode ter achado que por ele dar problemas devido ao protocolo de comunicação do msn da Microsoft ele poderia se descartado por outro mais confiavel e que não utilizasse estes protocolos.
Mas basta instalar do repositório do desenvolvedor, pois o Ubuntu não bloqueia a sua instalação ( aliás não bloqueia nada )
E tem o jabber nos repos.
o ponto é no Linux já é tão pobre de aplicativos que uma ação como esta tende a diminuir ainda mais seu uso, veja que afirmar que outro aplicativo tenha real suporte a webcams não consigo, pois testei um par deles e nenhum como o aMSN.
Novamente aqui o problema é o protocolo xmmp da microsoft que é proprietário. Mas se 65.000 é pouco....
Sinto muito a sinceridade. Mas criticas, como a minha não ferem ninguém e muito menos a empresa Canonical, apenas tento mostrar que isso pode ser uma causa de desistência do uso do ubuntu.
De forma alguma. Você está certo e coberto de razão. Porém é uma questão de mercado. A lider não quer perder a posição e quer que o maior numero de pessoas usem seus produtos e pague por eles. Já quem usa o GNU/Linux fica na briga da interoperabilidade.
Como muitas coisas, quem deseja 100% de compatibilidade deve usar o que a maioria usa.
Eu uso um iPhone, e o messenger da MS não me dá suporte a camera, e nem por isto vou trocar por um Wndows Phone
[]'s