Autor Tópico: Controle para backlight  (Lida 2169 vezes)

Offline c3p0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Controle para backlight
« Online: 23 de Maio de 2012, 17:07 »
Pessoal, estou com um problema no controle de backlight de meu notebook Positivo Sim+ (não recomendo). Quando aperto a sequencia FN + F5/F6, o brilho não muda, mas o OSD indica que está sendo ajustado.

Bom, antes, explicar o que já fiz para tentar resolver: Já usei no boot a opção de usar o controle pelo fabricante e por ACPI. Nenhum dos dois funciona, mas pelo fabricante, a informação na tela (a barra do OSD) não se movimenta, e por ACPI ela se movimenta...
Na pasta /sys/class/backlight eu consigo ver o arquivo que define o brilho máximo e o arquivo que determina o brilho, etc... Mas uma coisa me intrigou, notei que sempre há duas pastas lá, uma da Intel_xxx (não lembro ao certo o nome - minha placa de video é intel) e outra da acpi_video, ou quando uso o backlight pelo fabricante, fica uma pasta asus_video (acho que é isso) e a da intel.
Já tentei de tudo, parametros no grub, scripts intermediarios, novos drivers de video, etc etc.. Nada faz funcionar...
Então parti para um teste em outra distro, no caso a Mandriva. Neste funcionou que foi uma beleza, então fui na pasta do backlight para ver como estava, e lá só tinha a pasta da acpi_video.. O que pensei então, era que a pasta da intel poderia estar causando algum conflito.

Enfim, a minha dúvida, como eu faço para desativar esse controle da intel? De modo que não apareça esta pasta dentro de /sys/class/backlight. No momento estou usando o Mandriva, porque o brilho da tela pelo Ubuntu está sugando muito rápido a bateria.

Desde já agradeço...