Autor Tópico: Migrando para Ubuntu (Resolvido)  (Lida 7348 vezes)

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Migrando para Ubuntu (Resolvido)
« Online: 23 de Maio de 2012, 10:56 »
Ola pessoal,

Sou usuário da distro Mandriva, comecei a usar essa distro em 2008 e atualmente uso a versão 2011.0.

Sempre tive curiosidade em conhecer o Ubuntu, sempre houvi falar bem dele mas só essa semana tive essa oportunidade, instalei via VirtualBox a versão 11.10(rodando no Mandriva) e gostei muito, mas tanto que estou pensando em migrar para essa distribuição.

O visual está ótimo, muito mais bonito que o MAndriva.
Hoje reparei que já saiu a versão 12.04, acabei de baixar e a noite vou instalar via VirtualBox para dar uma olhada.

Queria tirar umas dúvidas, como se comporta o Wine no Ubuntu?
Eu uso apenas um programa Windows, que é o AutoCAD, atualmente rodo ele com o Wine no Mandriva sem problema algum.
Quanto em quanto tempo é lançado uma nova versão? O Mandriva a partir desse ano começa a lançar uma nova versão a cada ano, antes isso era feito a cada 6 meses.

Tem acontecido algum problema com as atualizações dos pacotes? Na penúltima atualização do Mandriva fui pego de surpresa após a atualização, alguns pacotes (Systemd) não são compatíveis com todos os PC's, tive que reinstalar o sistema e não fazer essa atualização.

No geral, estabilidade como é?
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2013, 16:13 por alxsilveira »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2012, 11:12 »
Bem vindo alxsilveira ao Mundo Ubuntu... sinta-se em casa a partir de agora... :D

Quanto as suas perguntas vamos lá:

Queria tirar umas dúvidas, como se comporta o Wine no Ubuntu?

O Wine no Ubuntu é muito bom, principalmente com um front-end denominado Play on Linux, que facilita a configuração de instalação de executáveis.



Eu uso apenas um programa Windows, que é o AutoCAD, atualmente rodo ele com o Wine no MAndriva sem problema algum.

Não vou dizer se o AutoCAD roda no Wine, vou te fazer um desafio: já tentou, ao menos experimentar, o substituto do AutoCAD no mundo GNU/Linux, chamado de DraftSight?



Quanto em quanto tempo é lançado uma nova versão? O Mandriva a partir desse ano começa a lançar uma nova versão a cada ano, antes isso era feito a cada 6 meses.

Essa versão 12.04 é LTS, ou seja, terá um suporte oficial por parte da Canonical (empresa mantenedora do Ubuntu) por um período de 5 anos, quer dizer, que o suporte oficial vai até 2017.



Tem acontecido algum problema com as atualizações dos pacotes?

Normalmente não, mas não posso afirmar que jamais vai acontecer algo assim.



No geral, estabilidade como é?

A versão LTS sem a instalação de excessivos PPA é sólida, robusta e confiável igual a uma rocha.




Qualquer coisa posta aí as dúvidas que a comunidade é extremamente receptiva.

E novamente, seja bem vindo...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

clodoaldops

  • Visitante
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2012, 11:30 »
Ubuntu é mais fácil de usar e de instalar que o Mandriva/Mageia
Mandriva/Mageia é mais leve e mais estavel que Ubuntu.
Por falar em Mageia, acabaram de lançar o Mageia-2 que está show de bola.

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2012, 12:09 »
Bem vindo alxsilveira ao Mundo Ubuntu... sinta-se em casa a partir de agora... :D

Quanto as suas perguntas vamos lá:

Queria tirar umas dúvidas, como se comporta o Wine no Ubuntu?

O Wine no Ubuntu é muito bom, principalmente com um front-end denominado Play on Linux, que facilita a configuração de instalação de executáveis.



Eu uso apenas um programa Windows, que é o AutoCAD, atualmente rodo ele com o Wine no MAndriva sem problema algum.

Não vou dizer se o AutoCAD roda no Wine, vou te fazer um desafio: já tentou, ao menos experimentar, o substituto do AutoCAD no mundo GNU/Linux, chamado de DraftSight?



Quanto em quanto tempo é lançado uma nova versão? O Mandriva a partir desse ano começa a lançar uma nova versão a cada ano, antes isso era feito a cada 6 meses.

Essa versão 12.04 é LTS, ou seja, terá um suporte oficial por parte da Canonical (empresa mantenedora do Ubuntu) por um período de 5 anos, quer dizer, que o suporte oficial vai até 2017.



Tem acontecido algum problema com as atualizações dos pacotes?

Normalmente não, mas não posso afirmar que jamais vai acontecer algo assim.



No geral, estabilidade como é?

A versão LTS sem a instalação de excessivos PPA é sólida, robusta e confiável igual a uma rocha.




Qualquer coisa posta aí as dúvidas que a comunidade é extremamente receptiva.

E novamente, seja bem vindo...

Opa!
Obrigado pela atenção, valeu...

Conheço sim o draftsight, realmente é muito bom, o problema é que o AutoCAD que usamos é todo personalizado, diversas rotinas lisp(AutoLisp) e o menu também está completamente alterado, tentei uma vez fazer as alterações no draftsight mas lá as coisas são um pouco diferente, então somente por isso não mudei para o draftsight, ele é muito parecido com o AutoCAD tradicional, muito bom mesmo.

Como está a questão de "Plug and Play" no Ubuntu?
Moden 3g por exemplo, conecta e sai usando?

Hoje a noite vou ver se meu Notbook (Z520 Positivo) com processador celeron, é compatível com essa nova versão 12.04, acabei de baixar, vocês já estão usando?
O que aconselham? Tenho baixado a versão 11.10 e essa está rodando redondinho, será que já instalo a nova ou espero mais um pouco?

Algo que me atrai bastante no Ubuntu é a questão do material disponível, apostilas, livros, revistas etc...
Em nenhuma outra distro tem isso, semana passado fui na banca de revista atrás de algum material para a distro que uso atualmente e não achei, agora ubuntu tinha revistas, CD com curso para iniciantes etc... Muito bom isso.

Abraço a todos e obrigado jkmsjq pela atenção.

Sejam livres usem Linux.
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 12:37 por alxsilveira »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2012, 12:35 »
"Moden 3g por exemplo, conecta e sai usando?"
Usei um modem 3g da Huawei facilmente, mas tinha um de outra marca, acho que Onda, que foi "brabo".

Se o 11.10 está redondo no seu hardware, acho melhor ficar com ele, pelo menos por agora, pois, ainda tem suporte por mais um ano.
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 16:07 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2012, 13:00 »
A comunidade do Ubuntu é forte além de grande
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2012, 22:17 »
Putz...

Acho que a versão 12.04 não é compatível com meu pc, acabei de tentar instalar via virtualbox e deu uma mensagem estranha aqui:

"This Kernel requires the following features not present on the CPU:
pae
Unable to boot - please use a kernel appropriate for your CPU."

Traduzindo:
Este Kernel requer os seguintes recursos não presentes na CPU:
pae
Incapaz de arrancar - use um kernel apropriado para o seu CPU.

Sera que deu algum problema no ISO que baixei ou meu Not não é compativel? A versão 11.10 roda certinho, mudou muita coisa?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2012, 22:23 »
Ola

Experimente habilitar o pae nas configurações de sua maquina virtual.

[]'s

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2012, 22:46 »
Ola

Experimente habilitar o pae nas configurações de sua maquina virtual.

[]'s

ok, vou tentar, nesse momento estou usando via CD, esta funcionando certinho, depois volto na maquina virtual e habilito o pae.

Menos mal, achei que tinha algum problema com meu Not.

Estou estudando o Ubuntu antes de migrar, antes tenho que ver se consigo rodar o AutoCAD via Wine, este e o programa que mais uso e tem que estar redondinho, quero aproveitar essa semana que acabei de entregar um projeto e so vou começar outra na segunda f.
Tenho este intervalo de tempo para resolver tudo.

De cara ja posso dizer, o ubuntu e muito bonito, e esse lançador de programas na lateral ficou joia.
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 23:36 por alxsilveira »

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2012, 23:40 »
Na máquina virtual a versão 12.04 tem que abilitar o recurso "pae", funciona certinho.

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2012, 14:26 »
Ola!
Estou cada vez mais inclinado a migrar para o Ubuntu, instalei na máquina virtual a versão 12.10 e está muito bom, mas não consegui instalar o Wine, vou no gerenciador de pacotes(onde fica os programas para baixar), tem ali algumas opções do Wine e fiquei em dúvida de qual usar, tentei a 1º da lista e houve algum problema ao baixar(pode ser por estar usando em uma máquina virtual "VirtualBox"), no Mandriva eu digito URPMI WINE no terminal e pronto, no Ubuntu tem alguma coisa desse tipo?
Meu maior medo é migrar e não conseguir rodar o Wine (Uso o AutoCAD for Windows). Este é o único programa que uso do Windows, todos os demais eu tenho a opção linux, mas o AutoCAD até tem outras opções só não são compatíveis com os rotinas que tenho(AutoLisp).

Alguém poderia me passar uma receitinha de bolo de como instalar o Wine?

Valeu

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2012, 15:09 »

No geral, estabilidade como é?

A versão LTS sem a instalação de excessivos PPA é sólida, robusta e confiável igual a uma rocha.


Olha, tenho uma certa experiência com repositórios (não consigo viver sem eles!), e não tenho problemas com eles. Tenho muitos repositórios no Ubuntu 10.04 e no 12.04 (nesse deve estar passando a quantidade de 20), e posso falar que o sistema se mantém estável, inclusive, já me deparei com a situação de perceber q o sistema ficou mais estável com adição de repositório (do Compiz! no Ubuntu 10.04, atualização da versão 0.8.4 para 0.8.6).

Mas tem que saber muito bem o que está fazendo na hora de adicionar repositórios e instalar seus programas, não recomendo usar repositórios se for novato no Ubuntu, é preferível manter distância. Muita gente aqui no fórum tem problemas com atualização, e a raiz do problema se encontra justamente nos repositórios. Seleciono muito bem os meus repositórios, e em alguns casos eu habilito só para instalar um programa, e depois eu desabilito, para não conflitar atualização com o repositório oficial (um bom exemplo disso é o GetDeb apps).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2013, 07:15 »
Bom dia,

Ontem finalmente instalei o Ubuntu 12.10, estava sem tempo, toda vez que ligava o Notebook era para trabalhar e mais nada, e neste final de semana tive tempo para finalmente trocar o SO.
Eu era usuário Mandriva e estava usando a versão 2011.0.

No Sábado fiz todo backup dos meus arquivos e no Domingo instalei o Ubuntu.

Pois bem... Cometi um erro na instalação... Sabe quando se faz duas coisas ao mesmo tempo? Então, eu estava ajudando minha esposa a fazer uma seleção de músicas para depois montar um cd, ao mesmo tempo instalando o Ubuntu, simplesmente fui aceitando as configurações que o Ubuntu foi sugerindo, agora após atualizar o sistema e estar tudo certinho reparei que continuo com o Mandriva em outra partição, e o que é pior, ele está ocupando 70% do meu HD.

Quando ligo o not aparece um gerenciador de partição onde pergunta se quero entrar no Ubuntu ou MAndriva, se não faço nada ele entra no Ubuntu mas se eu quiser usar o Mandriva basta selecioná-lo, até não foi de todo ruim pois esqueci de salvar os favoritos do Mozila, coisa que fiz logo em seguida entrando no Mandriva e salvando o arquivo no pendrive, mas agora gostaria de deixar apenas o Ubuntu e tirar o Mandriva de uma vez recuperando estes 70% de hd e tirando o gerenciador de partição.

Alguém sabe como fazer?

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2013, 08:22 »
Reinstala o sistema, só assim, e no momento do particionamento vc seleciona usar o HD todo q ele vai substituir o Mandriva
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline alxsilveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Migrando para Ubuntu
« Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2013, 08:36 »
Reinstala o sistema, só assim, e no momento do particionamento vc seleciona usar o HD todo q ele vai substituir o Mandriva

Eu desconfiava, queria uma 2º alternativa, será que usando o Gparted eu não consigo excluir essa partição e aumentar a partição do Ubuntu?

Se eu fizer uma nova instalação não terei de copiar todos meus arquivos novamente?
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2013, 10:15 por alxsilveira »