Autor Tópico: Ubuntu 12.04 - Cooler Note Toshiba ñ liga (RESOLVIDO)  (Lida 2587 vezes)

Offline luciano-et

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Ubuntu 12.04 - Cooler Note Toshiba ñ liga (RESOLVIDO)
« Online: 06 de Maio de 2012, 21:14 »
Olá galera!

Tenho um note Toshiba Satellite LS505. Toda reinstalação do Ubuntu é um parto na configuração. Quem tem Toshiba conhece bem o módulo omnibook, que gerencia o cooler do processador, mas no Ubuntu Studio 12.04 ele não funciona, ou seja, o cooler liga aos 70oC e ñ desliga mais, li num blog italiano q esse módulo não é compatível c/ o kernel maior q 3.1.

Graças a Deus encontrei uma solução: http://www.maximumpc.com/article/news/ubuntu_1010_%E2%80%9Cmaverick_meerkat%E2%80%9D_officially_released

Resumindo: faça uma cópia de segurança e acesse o arquivo grub q fica em /etc/default/

Código: [Selecionar]
cd /etc/default
sudo gedit grub

Encontre a linha: GRUB_CMDLINE_LINUX=""
e deixe-a assim: GRUB_CMDLINE_LINUX="acpi_osi=\"Linux\""
feche o gedit e salve a alteração

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Reinicie

Agora o cooler liga aos 50C e desliga aos 45C.
Dica: instale o software Jupiter, c/ ele vc consegue setar a frequencia do processador.
Espero q funcione pra vc também.

Agora falta configurar as hot-keys q nenhuma funciona, e o bluetooth. Se alguém souber posta aqui faz favor.


Offline luciano-et

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 - Cooler Note Toshiba ñ liga (RESOLVIDO)
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2012, 21:34 »
Depois de quase 3 anos só com UbuntuStudio tive q removê-lo do meu Note, o 12.04 ficou horrível na minha opinião, o xfce está mto inconsistente, não sei pq não colocaram Unity no Studio também, tive problemas c/ o libre office, softwares padrão, e mais uns detalhes q não tenho mais tempo pra ficar fuçando. Agora estou c/ o Ubuntu desktop 12.04 , mto mas mto melhor, me surpreendi c/ essa versão, estável, mto bonita e leve, detectou direto minha Wacom Bamboo, meu bluetooth, minha ADSL... só tive q fazer o mesmo procedimento qto ao cooler, mas dessa vez a linha fica assim:

Código: [Selecionar]
RUB_CMDLINE_LINUX="acpi_osi=Linux"
Como está aí em cima não funcionou na versão desktop.