Olá fdrtec, joinha.

Não creio que seus problemas estejam relacionados ao Unity, quando tentei usar o devede no 12.04 pela primeira vez e deu o bug mencionado nesse tópico eu também fiquei pensando se era ou não ou Unity o culpado, mas o Ubuntu é um sistema operacional assim como o Windows, uma pessoa que tem problema com algum programa no Windows (avast, Winrar, Ccleaner,emule entre outros) dificilmente o usuário do Windows culpa o Windows quando tem algum problema em algum programa, mas nós que usamos Ubuntu quando temos algum problema em algum programa que roda no Ubuntu, temos a tendência de culpar o Ubuntu sendo que o Ubuntu nada tem a ver com isso, acho que é uma espécie de "preconceito inconsciente" que nós temos de vez em quando e nem nos damos conta disso.
Veja o exemplo do aplicativo devede citado nesse tópico: assim que o desenvolvedor do aplicativo (que não desenvolve o Ubuntu e sim o aplicativo em questão) lançou a atualização o problema com a falta de menu foi resolvido, ou seja, os desenvolvedores dos aplicativos é que tem que tomar mais cuidado pois a Canonical já fez a sua parte que é fornecer a plataforma para que os aplicativos rodem sobre essa plataforma.
Quando se tem problema demais numa versão nova do Ubuntu e o usuário não tem tempo ou paciência em resolver ou esperar a solução, o melhor a ser feito é ficar com a versão antiga como sistema principal e usar a nova versão numa outra partição ou numa máquina virtual e migrar só mesmo quando sentir firmeza.
Pode ficar tranquilo que no final dá tudo certo amigo. abraços.