Autor Tópico: Libreoffice 3.5.2.2 fechando janelas e perdendo trabalhos  (Lida 5268 vezes)

Offline luizjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Libreoffice 3.5.2.2 fechando janelas e perdendo trabalhos
« Online: 18 de Abril de 2012, 23:50 »
Amigos, utilizo Ubuntu 64 bits 11.04 - Unity.
Há muito tempo não tentava utilizar a suite open source office que vem neste SO. Agora, depois de ter descoberto que um dos maiores motivos de eu não utilizá-la era por uma ignorância minha (as fórmulas do calc eram em inglês, e achava que não tinha o que fazer. Hoje aprendi a baixar as traduções, o que faz com que inclusive as fórmulas fiquem em português - Brasil, formato conhecido para ex-utilizadores da suite MS), passei a utilizá-lo.
O Problema é que nesta busca pela solução da tradução, acabei atualizando o aplicativo sem necessidade para a versão 3.5.2.2, e creio que baixei os repositórios desta versão, pois agora, tentando voltar para a 3.4.4, mesmo depois de "purgar" a instalação que fiz da última versão, se entro na Central de Programas e instalo por lá, a versão instalada é a 3.5.2.2, e não a 3.4.4 que vem no ubuntu Oneric Ocelot.
Pois bem, depois de ter tido problemas com o libreoffice impress (apresentação de slides), desinstalei-o:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove libreoffice*
sudo apt-get purge libreoffice*

Como faço para instalar a versão 3.4.4 novamente para ver se resolve meu problema?

Nota: este é o único aplicativo que fecha sozinho, então creio que não seja problema de hardware.

Aguardo a colaboração de alguém que possa me ajudar.

Obrigado.
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Libreoffice 3.5.2.2 fechando janelas e perdendo trabalhos
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2012, 13:38 »
Então, luizjunior, não faz sentido a versão nos seus repositórios ser a 3.5.2.2 se eu uso o Oneiric (portanto, mais recente que o seu) e a minha versão aqui é a 3.4.4. Certamente você adicionou algum repositório.

Vá em Configurações do sistema > Canais de software > Outro software e verifique na lista se há algum repositório extra específico para o LibreOffice. Se for o caso, desmarque, feche a janela e no menu da extrema direita do painel superior, acesse "Software atualizado" (ou "Atualizações disponíveis", dá no mesmo) e clique em verificar. Depois abra a Central de Programas ou o Synaptic e veja qual a versão do LibreOffice disponível.

Se não der certo, avisa.

Offline luizjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
""
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2012, 23:40 »
Caro vinicius_aleao,

fiz o que você indicou, e deu tudo certo cara!
Haviam 2 repositórios do Libreoffice. Foi desmarcá-los e a Central de Programas já estava disponibilizando a versão 3.4!
Só que não ficou em Português, o que resolvi pela Central de Idiomas.
Então meu sistema ficou todo em Português, meu Libreoffice também! (em partes...)
O problema então, foi que o Calc (planilha) continuava com as fórmulas em inglês (apesar de o sistema não mostrar atualizações de idioma, e o Libre estar Todo configurado para Português - Br.
Vi que outros que tiveram este problema aqui no fórum, só conseguiram resolvê-lo instalando manualmente a suite, com os pacotes de tradução (nesse tópico aqui tem um mini "tutorial" para fazer isso http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,89956.0.html, o que fiz com a versão 3.4.6 que é a mais antiga no site do Libreoffice disponível para download - e deu certo!).
Agora vou trabalhar com o software para ver se ele não fecha mais sozinho de novo...  >:(

Fico com uma dúvida se baixei a versão correta para o meu sistema, que é 11.10 com Unity - 64 bits: baixei os arquivos para 64 bits, mas os .deb. Vi que havia outra opção, mas como o tutorial mostrava a .deb, resolvi usar esta. Sabe dizer se é a correta no meu caso?

Aproveito para parabenizá-lo pela forma com que você indicou a solução para o meu problema (forma gráfica, e não pelo terminal!). Creio que se os métodos gráficos fossem mais divulgados pela comunidade, o Ubuntu seria ainda mais aceito por novos usuários. O pessoal iniciante (como eu) e que ainda não utiliza, fica com medo receio de utilizar o terminal. E não é pra menos, afinal, nos dias de hoje com tanta informação para controlarmos, é praticamente impossível saber todos os comandos, ou, ainda mais trabalhoso, fazer um pequeno banco de dados com anotações de quais comandos utilizar para cada situação...  :-[

Deveria existir uma forma gráfica para instalar os arquivos baixados, como desse exemplo do tutorial que fiz com o Libreoffice. (Ao invés de ser pelo terminal, dois cliques e executar). Instalei algum descompactador certa vez que descompacta pelo modo gráfico, o que é muito bom, caso contrário teria que ficar navegando pelas pastas via terminal, encontrar o arquivo e dar algum comando para descompactar).

O fato é que, querendo utilizar Ubuntu, e apesar de gostar muito deste sistema, até agora foi um tanto "trabalhoso" pra mim, quando me deparo com certos problemas. Mas creio que a bonanza está por vir. Algumas configurações manuais que tinha que fazer em versões anteriores, hoje já não preciso mais.

P.S.: A versão 3.4.6 tem uma interface mais "amigável". A mesma, creio, que a utilizada na 3.5.  8)

É isso cara, vou testar aqui, e se resolver, coloco o tópico como resolvido.

Obrigado!

Um Abraço!
« Última modificação: 19 de Abril de 2012, 23:56 por luizjunior »
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Libreoffice 3.5.2.2 fechando janelas e perdendo trabalhos
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2012, 00:04 »
Obrigado pela parte que me toca. Quanto ao formato dos arquivos, é .deb mesmo, que no caso do Ubuntu equivale ao .exe do Windows.