Autor Tópico: Usando o XFS no Desktop!  (Lida 57084 vezes)

Offline lotavio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #45 Online: 01 de Maio de 2015, 01:35 »
Galactus eu quero fazer uma integração melhor com memoria->xfs->hd claro pensando em desktop.
Retendo a maior parte dos dados na memoria para conseguir velocidades maiores.
Como seria feito: para quem tem o tamanho de memoria  4GB pode reter até 60%
e para quem tem memorias de 8GB e 16GB pode reter até 80% sobrando
mais ou menos 1.6GB para o kernel,zsh e um desktop ou wm, e ainda sobrará
bastante memoria.
O problema de se fazer esse procedimento é quando luz cai perdendo os dados na memoria, fazendo
com que o tempo de escrita seja atualizada mais vezes(acaba tendo que intensificar a escrita no HD)
As vantagem são velocidade da memoria para com os  dados contido nelas, como o XFS tem a
vantagem de escrever com velocidade com arquivos grandes juntando ao BFS que dará um suporte
bom para com a ideia.   

Eu preciso da configuração que você fez no /proc as entradas que você modificou essas coisas até
para eu poder procurar e ver no que eu posso ajustar para esse ideia.(vai que eu consigo fazer um
atom 330 v6 ehehhe)

Obs: não tinha notado no seu vídeo com o atom 330 a velocidade que o virtual box chegou com  o XP,
pensei aqui é melhor o windows colocar XFS eheheh 

Offline lotavio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #46 Online: 01 de Maio de 2015, 02:20 »
por mais que eu não queira me apaixonei pelo XFS e aqui está uma perola que demonstra isso https://lkml.org/lkml/2015/4/30/149

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #47 Online: 04 de Maio de 2015, 23:25 »
 lotavio, a maioria dos tutoriais para desktop usando o XFS resumem-se a pequenas alterações já mostradas durante a formatação do XFS neste tutorial, outra dica muito mostrada é aumentar o journal interno padrão do XFS.  Novamente em caso de "pane" do sistema de arquivos o tempo de recuperação será muito maior!  Depois da formatação, a medida principal escolhida para tunar o XFS em Desktop é o fstab!  E só!   Como ele é feito para ser grande, existem muitas outras opções de 'tunagem" para servidores principalmente  usando RAID e alterações no sysctl.conf para melhorar transferência de arquivos. Aí vai depender do uso do sistema (arquivos grandes ou pequenos, muitos ou poucos diretórios), envolvendo a quantidade de memória a que você se referiu. 

Você pode brincar ainda com o nr-requests e o read_ahead_kb ( http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=87597.0 )  e os escalonadores do disco rígido ou SSD. Para o XFS eles recomendam o deadline.

Esta pérola do lkml.org a que você se refere só serve para corroborar outros textos que já li e de depoimentos do desenvolvedor do ext4 e do XFS.  Você vai saber se o sistema de arquivos presta mesmo com ele em uso intenso e com muito tempo de uso onde os dados estão sendo gravados e apagados, sem formatação seguida de testes sintéticos!  
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, 23:28 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #48 Online: 05 de Maio de 2015, 08:16 »
Pessoal,acabei de comprar um ssd da Kingston de 120g,é melhor ir de xfs ou ext4 ?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #49 Online: 05 de Maio de 2015, 17:09 »
Pessoal,acabei de comprar um ssd da Kingston de 120g,é melhor ir de xfs ou ext4 ?

Ext4!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #50 Online: 05 de Maio de 2015, 22:45 »
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc   /proc   proc   nodev,noexec,nosuid   0   0
#Entry for /dev/sda1 :
UUID=c0e3e4ca-a78a-4e29-a8f2-69c970d77730   /   ext4   discard,noatime,nodiratime,errors=remount-ro   0   1

#Move /tmp to RAM
tmpfs /tmp tmpfs defaults,noexec,nosuid 0 0

Galactus, eu estou usando ainda os parametros discard,noatime,nodiratime no meu fstab no ubuntu 14.04 com kernel 4.0. Ainda e necessario adicionar esses parametros ou nao e mais necessario? aqui sempre funcionou bem no meu SSD 120g da kingston, vc sua quais parametros ai no seu ssd?
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #51 Online: 05 de Maio de 2015, 23:01 »
Obrigado ,fiz a instalação em ext4.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #52 Online: 06 de Maio de 2015, 11:01 »
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc   /proc   proc   nodev,noexec,nosuid   0   0
#Entry for /dev/sda1 :
UUID=c0e3e4ca-a78a-4e29-a8f2-69c970d77730   /   ext4   discard,noatime,nodiratime,errors=remount-ro   0   1

#Move /tmp to RAM
tmpfs /tmp tmpfs defaults,noexec,nosuid 0 0

Galactus, eu estou usando ainda os parametros discard,noatime,nodiratime no meu fstab no ubuntu 14.04 com kernel 4.0. Ainda e necessario adicionar esses parametros ou nao e mais necessario? aqui sempre funcionou bem no meu SSD 120g da kingston, vc sua quais parametros ai no seu ssd?

platao, meu fstab está assim:

# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=621fb413-7368-4868-88ea-e2b12cdaaaf9 /               ext4    noatime,barrier=0,data=writeback,nobh,commit=120     0       1
# /mnt/Dados was on /dev/sdb1 during installation
UUID=609475db-f6d3-4ed3-9cf1-8a1d0313c92b /mnt/Dados      xfs     noatime,logbufs=8,logbsize=256k,allocsize=64m        0       2
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=9e1c09c5-6036-4831-a2ba-65a106026521 none            swap    sw              0       0


Fiz também um journal interno aumentado para 400MB e usei o tune2fs para poder usar o data=writeback no fstab!   Veja que os meus dados estão em outro disco formatado em XFS! Eu uso a opção fstrim no rc.local! Há sim, lembre-se de deixar 8-10% do SSD sem formatar!

E sim, é preciso usar o discard ou fstrim no SSD!
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 11:14 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #53 Online: 06 de Maio de 2015, 11:07 »
Obrigado ,fiz a instalação em ext4.

De nada!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #54 Online: 06 de Maio de 2015, 12:18 »
Entao, o recomendado pelo que vi e colocar na cron como um serviço a ser agendado e executado. Colocar no rc local o comando tem o mesmo efeito praticamente, nao e Galactus? toda vez que vc iniciar a maquina ele vai executar o comando.

Pelo que li, o descarte on-line como estou fazendo diminui um pouco a vida util do SSD, mas esta tao bom aqui que eu nem sei se vou mexer nisso!

Como eu tenho 2 SSDs da kimgston um de 60 e um de 120 estou pensando em deixar um com o descarte online e o outro pelo rc local ou pela cron e ver qual deles vai durar mais tempo....vamos ver...
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #55 Online: 07 de Maio de 2015, 00:21 »
Sim, o efeito é o mesmo se eu coloco o fstrim no rc.local.   Você não vai ter maiores problemas quanto a vida útil do SSD por causa do discard.   Li vários testes em revistas especializadas de informática quanto a durabilidade dos SSDs e a coisa está ótima.  Os SSDs da Samsung  começam a apresentar erros de realocação com aproximadamente 764TiB de dados escritos!  Ele morreu com 888TiB de dados escritos! Os caras fizeram uma conta de que um usuário comum grava 10GB de dados por dia!  Faça as contas.  Ele pode durar 94 anos neste passo. Eles analisaram os chips de memória NAND, contudo acredito que outras coisas podem dar errado neste caminho.  A Samsung é tão confiante nisso que dá 3 anos de garantia "sem limite de quilometragem" na série EVO de seus SSDs.  O que se comenta é que o SSD deve funcionar de 4 a 5 anos sem esforço! Só o tempo dirá, mas to feliz demais com o meu Samsung EVO de 240GB!

Dá uma lida neste teste de 10 páginas e vários meses de testes: http://us.hardware.info/reviews/4178/10/hardwareinfo-tests-lifespan-of-samsung-ssd-840-250gb-tlc-ssd-updated-with-final-conclusion-final-update-20-6-2013
Aqui a Samsung vendendo o seu jabá, mostrando que seu SSD excede em muito as normas da JEDEC: http://www.samsung.com/global/business/semiconductor/minisite/SSD/global/html/why/MlcNandFlash.html
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #56 Online: 07 de Maio de 2015, 00:41 »
Interessante artigo Galactus, so ouço elogios sobre esses SSD Evo da sansung!
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #57 Online: 07 de Maio de 2015, 08:49 »
Galactus,tenho 2 ssds da kingston de 120 gb,um comprei agora para o linux o outro tem o windows instalado para os jogos,ele ja tem mais de 2 anos de uso e não notei perda de desempenho,continua muito rapido tanto no boot como transferencia de dados como nos jogos.

Offline Grinder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #58 Online: 06 de Julho de 2015, 02:40 »
Estava lendo esse belíssimo tópico e me deparei uma dúvida.
Quanto ao fstrim e discard, estou usando um Crucial M4  120gb deve ter 2 anos já e percebi que não tenho nada disso habilitado. Provavelmente a vida útil dele poderia estar melhor habilitando essas opções correto?

Ok. Pelo o que percebi ext4 ou f2fs são as melhores opções para / (raiz).
E tem duas opções para adicionar, cron ou rc.local. Eu optei no caso pelo rc.local

Então após ter formatado em ext4 ou f2fs o que realmente devo acrescentar?
"fstrim -v /" no rc.local ou adicionar "noatime,discard" no fstab? Ou os dois?

É que vi o post acima do cara falando sobre colocar no rc.local ou no cron.daily acabei me confundindo.
« Última modificação: 06 de Julho de 2015, 14:05 por Grinder »