Autor Tópico: the drive appears confused (ireason = 0x01) RESOLVIDO  (Lida 2911 vezes)

Offline lox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
the drive appears confused (ireason = 0x01) RESOLVIDO
« Online: 16 de Agosto de 2006, 19:52 »
Desculpem se esta questão está resolvida nalgum outro lado, mas não consegui encontrar até agora nada que resolva este problema. Estou a tentar instalar o Ubuntu 6.06.1 mas tenho feito muito poucos progressos. Com a versão install, quando aparece a inf de mountig root e a barra de progresso, logo ao início, a instalação pára cerca de 2 mints e depois passa para um ecran negro com a indicação de erro:
hdb:cdrom_pc_intr: the drive appears confused (ireason = 0x01)

Já tentei com a versão alternate onde consigo em modo texto chegar até á parte de detecção de hardware e depois aparece uma mensagem q diz que não tenho o cd na drive e por isso não é possível montar. Já tentei com 3 drives diferentes, pq noutro forum li que assim resolviam o problema, mas aqui não resolveu. Já pensei q fosse problema com o meu disco SATA 160 Gb (onde tenho uma partição com o winxp e criei a swap e outra para o ubuntu), mas pelo que li por aqui os sintomas serão outros. Já tentei instalar a versão 5.10 que me dá o mesmo erro (antes de ter este Sata tive esta versão instalada e sem problemas... ???). Estou perdido e sou novato em linux, por isso ajuda seria mesmo muito importante...

A minha máquina: P4 2.8 / HD Sata 160Gb / HD Maxtor 40Gb / Motherboard MSI 865PE / gravador LG Interno 16x Super Multi / 1.5 Gb memória Kingston

Mais uma vez, qualquer ajuda é mais que bem vinda. Obrigado.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2006, 23:23 por lox »

Offline lox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: the drive appears confused (ireason = 0x01)
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2006, 07:19 »
Bem, acho q tenho q desistir de tentar instalar o ubuntu :'(

Com muita pena minha, mas não consigo mesmo instalar... Talvez com a próxima versão...

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: the drive appears confused (ireason = 0x01)
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2006, 08:12 »
Depois de uma busca no google vi que algumas pessoas reportaram esse problema, a dua motherboard não é suportada correctamente...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline lox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: the drive appears confused (ireason = 0x01)
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2006, 19:50 »
pois... o que eu acho estranho é que tive o 5.04 instalado nesta máquina (com a mesma board!!) sem nenhum problema (exceptuando a instalação do speddtouch 330, mas q se resolveu rapidamente). desde aí, alterei apenas o disco (adicionei o sata) e meti mais 1 Gb de memória. enfim, vou ainda ver, talvez mexendo na bios, sei lá... de qualquer das formas, obrigado, lamego, pela resposta.

Offline lox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: the drive appears confused (ireason = 0x01)
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2006, 20:08 »
Bem, entretanto, com a dica do lamego acerca da minha board (MSI 865) e pesquisando no forum do Ubuntu em inglês, descobri isto:

"Took me a while, but I finally fixed this exact same problem on my MSI Neo 865 motherboard by changing from "SATA Mode only" with "PATA Keep" enabled to "SATA + PATA Mode" in bios."

Vou tentar, talvez resolva... :-\ Se ficar OK, posto aqui.

Mais uma vez, obrigado

Offline lox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: the drive appears confused (ireason = 0x01)
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2006, 23:23 »
Ok, como prometido aqui está:

SIM, SIM, SIM, modifiquei esta opção na BIOS e resultou.

Ubuntu 6.06.1 Instalado!!!

Parece que no caso das Motherboards MSI só esta mudança resulta!

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: the drive appears confused (ireason = 0x01) RESOLVIDO
« Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2006, 05:44 »
Muito bem lox, sem desistir ;)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu