Autor Tópico: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???  (Lida 23893 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #15 Online: 20 de MAR?O de 2012, 16:25 »
Vou dar meu pitaco, mesmo não sendo adm em redes ou qualquer coisa parecida.

Para evitar intrusos faço algumas coisas simples, sem paranoia:

I) Ativo uma senha WPA2, criptografada com 128 bits, longa e contendo, números não sequencias e letras maiúsculas, minúsculas (não uso caracteres especiais porque o meu roteador não o permite);
II) Ativo o firewall tanto do roteador quanto do modem;
III) ativo o firewall do Ubuntu;
IV) deixo o sistema operacional sempre atualizado;
V) desligo o roteador quando não estou usando o computador e/ou notebook

Acredito, que para um usuário residencial convencional, isso é o suficiente para a segurança da minha rede... posso estar errado... ;D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #16 Online: 20 de MAR?O de 2012, 18:02 »
Ah sim, entendi que ele quisesse a lista de todos os conectados no roteador e depois ele iria excluir os que não são conhecidos por ele

Mas é isso que eu quero mesmo!!! Alguém se lembra o nome do programa?
Valeu!
nmap -sP 192.168.1.*

Mude "192.168.1" pelo prefixo da sua rede. Isso vai pegar as máquinas ativas de sua rede. Mas se a máquina não estiver ligada na hora, vc não vai achá-la. Tem que ver várias vezes, em várias horas, e coincidir de achar a máquina ativa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Ubuntu - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #17 Online: 22 de MAR?O de 2012, 22:31 »
Vou te dar uma dica muito útil e que poucas pessoas se recordam...
Por mais que você use senhas mais complexas como frases com acentos especiais vale lembrar que programas toscos do gênero Brutus Force, tais como John the Ripper, Hydra, Brutus, entre outros, podem passar por esta senha muito facilmente... e não se esqueçam de ferramentas como o Aircrack que vasculha redes sem fio... o meio mais seguro que eu conheço é bloquear a rede wireless por Mac Filter, liberando apenas os Mac das máquinas que você quer que naveguem na rede e atribuir 1 faixa de ip especifica para cada 1, dá um pouco mais de trabalho para fazer, mas depois de configurado não terá dores de cabeça... e por mais que alguém consiga decifrar sua senha, ele ainda não terá o MAC liberado na sua rede Wi-Fi e mesmo que ele clone o MAC do roteador não vai navegar pois o MAC do router não esta liberado na tabela... ou seja... ele pode ver sua rede, mas não conseguira navegar por ela.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #18 Online: 22 de MAR?O de 2012, 22:47 »
Filtragem de MAC é uma boa medida auxiliar, mas não dispensa o uso de criptografia.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline renatopc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #19 Online: 23 de Julho de 2012, 22:22 »
Ei galera,
gostaria de saber como posso monitorar minha rede wireless para interceptar possíveis invasores ou intrusos que estejam utilizando meu sinal. Existe algum programa especifício no Linux para executar essa tarefa? Qual seria esse programa? Trata-se tanto de uma questão de segurança, quanto de uma questão de qualidade do sinal.
Obrigado a todos!

autoscan network 1.5  ----  da o ip e o nome das maquinas, não aprendi ainda colocar pra gravar acessos eventuais mais sei que ele faz isso tambem.

Offline renatopc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #20 Online: 23 de Julho de 2012, 22:27 »
http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2012/03/autoscan-network-um-scanner-de-rede.html


faz tudo o que voçê quer, pense num programa doidera da o ip, mascara e nome das maquinas conectadas na rede e ainda da pra monitorar acessos eventuais mais essa função ainda não consegui configurar da uma fuçada e qualquer coisa da um toque ai.

Offline hmljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2015, 14:52 »
Tenta esse programa  Wavemon creio que vai ajudar você tem um bom material online sobre ele só você pesquisar.