Autor Tópico: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???  (Lida 24029 vezes)

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Ei galera,
gostaria de saber como posso monitorar minha rede wireless para interceptar possíveis invasores ou intrusos que estejam utilizando meu sinal. Existe algum programa especifício no Linux para executar essa tarefa? Qual seria esse programa? Trata-se tanto de uma questão de segurança, quanto de uma questão de qualidade do sinal.
Obrigado a todos!

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #1 Online: 19 de MAR?O de 2012, 16:44 »
Posso estar falando besteira mas, dá uma olhada no Wireshark
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #2 Online: 19 de MAR?O de 2012, 16:58 »
É só vc entrar no roteador e verificar se a quantidade de máquinas ligadas a ele corresponde ao número de pcs q vc quer que acessem a net.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #3 Online: 19 de MAR?O de 2012, 20:54 »
É só vc entrar no roteador e verificar se a quantidade de máquinas ligadas a ele corresponde ao número de pcs q vc quer que acessem a net.
Dizendo de outra forma... só entrando no roteador e vendo se a quantidade de máquinas ligadas a ele corresponde ao número de PCs que vc quer que acessem a rede, e se o MAC Address das maquinas corresponde aos MACs das máquinas que vc autorizou a acessar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #4 Online: 19 de MAR?O de 2012, 22:22 »
Mas não tem nenhum programa que facilite esse trabalho?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #5 Online: 19 de MAR?O de 2012, 22:33 »
Firefox, Opera, Konqueror... sem eles fica difícil acessar o roteador. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #6 Online: 20 de MAR?O de 2012, 07:44 »
Eu sei que se acessa o roteador usando um navegador. Eu queria saber se não existe um programa que eu simplesmente abrisse e ele me dissesse quantas pessoas estão conectadas na rede sem fio. Me parece um programa relativamente simples e muito útil. Se fosse um programa que monitorasse a rede e criasse um histórico sds IPs que se conectaram na rede seria ainda melhor. Porque se tiver alguém se conectando na rede numa hora que eu não estou observando o roteador, aí a orientação que vocês me passaram não ajuda muito.
Valeu!

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #7 Online: 20 de MAR?O de 2012, 10:35 »
É só ir no roteador (no endereço, parecido com um endereço ip) e ver as máquinas que estão ligadas a ele, se por ex. você tiver duas máquinas ligadas ao roteador e lá na lista constar umas três máquinas, pode ter certeza que tem um espertinho usando seu sinal. Outra coisa: nunca deixe o roteador sem senha.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #8 Online: 20 de MAR?O de 2012, 10:43 »
Existe um programa que diz exatamente o nome dos computadores que estão acessando a mesma rede que você, ams eu não estou lembrado do nome agora. Pega a lista de programas instalados no backtrack 5 (ou 4, não lembro qual a última versão) e vai testando um a um.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #9 Online: 20 de MAR?O de 2012, 11:18 »
Eu sei que se acessa o roteador usando um navegador. Eu queria saber se não existe um programa que eu simplesmente abrisse e ele me dissesse quantas pessoas estão conectadas na rede sem fio. Me parece um programa relativamente simples e muito útil. Se fosse um programa que monitorasse a rede e criasse um histórico sds IPs que se conectaram na rede seria ainda melhor. Porque se tiver alguém se conectando na rede numa hora que eu não estou observando o roteador, aí a orientação que vocês me passaram não ajuda muito.
Valeu!
Sabe pq esse programa não existe? Pelo mesmo motivo por que eu não posso te explicar exatamente onde olhar: cada marca/modelo de roteador faz isso de maneira diferente (e não é impossível pensar em algum que simplesmente não faça).

Além disso, ainda não inventaram programa que substitua de forma eficiente a vigilância humana.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #10 Online: 20 de MAR?O de 2012, 11:20 »
Tem certeza que não existe?
Eu lembro de já ter usado um programa que ele dizia o nome de todos os computadores ligados a rede que eu estava...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #11 Online: 20 de MAR?O de 2012, 11:29 »
Ligados na rede local... há vários programas pra fazer isso --- nome não, mas o IP é mole.

O que ele quer é um programa pra dizer pra ele quais são os intrusos na rede wireless...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #12 Online: 20 de MAR?O de 2012, 11:48 »
Ah sim, entendi que ele quisesse a lista de todos os conectados no roteador e depois ele iria excluir os que não são conhecidos por ele
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #13 Online: 20 de MAR?O de 2012, 12:36 »
Ah sim, entendi que ele quisesse a lista de todos os conectados no roteador e depois ele iria excluir os que não são conhecidos por ele

Mas é isso que eu quero mesmo!!! Alguém se lembra o nome do programa?
Valeu!

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Como saber se tem algum intruso utilizando minha rede wireless???
« Resposta #14 Online: 20 de MAR?O de 2012, 15:56 »
Bom uso a net no note pelo roteador wireless, para acessar o roteador eu digito no navegador: 192.168.1.1, mas esse endereço varia de modelo para modelo do roteador, ai no meu caso , um TpLink, tem lá o campo Wireless onde eu consigo ver as máquinas q passam por ele para acessar a net.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits