Autor Tópico: Dell Inspiron 14: boa opção para usar o Ubuntu?  (Lida 10400 vezes)

Offline wagner basílio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Dell Inspiron 14: boa opção para usar o Ubuntu?
« Online: 19 de MAR?O de 2012, 12:17 »
Olá a todos!

planejo comprar um novo note assim que terminar o curso de Letras, lá para outubro ou novembro. Pensei no Dell Inspiron 14, mas oostaria de saber da opinião de vcs mais experientes em Linux do q eu para saber se ele tem algum problema com placa de som, wifi ou outro periférico.

Vi no site da Dell ofertas interessantes de notes, mas não gostei do modelo com Ubuntu ja instadlado porq o processador é muito baixo (1,5 ghz), men or do que estou usando (2,1 ghz). Estou na dúvida se compro um com Windows e depois instalo o Ubuntu ou personalizo com o Ubuntu, só q acho q a versão deles não é mais recente, pois em dezembro de 2010, quando começaram a vender esses notes, a versão era a 9.10, q perderia o suporte quatro meses após,

Enfim, o q vcs me sugerem? compro ou não o Inspiron? Com ou sem o Ubuntu?

Agradeço a atenção de vcs.
até mais!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Dell Inspiron 14: boa opção para usar o Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 19 de MAR?O de 2012, 12:30 »
-eu tenho um dell-1525 de 2009 e a unico driver que não foi detectado automaticamente foi a wifi broadcom que facilmente ativada indo em Drivers Adicionais
-Dell é uma excelente marca com hardware de boa qualidade e excelente assistencia tecnica
-Eu compraria com win2 pq a diferença de preço não compensa pegar um com "ubuntu defasado"

Offline Miguel-1501

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 14: boa opção para usar o Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 19 de MAR?O de 2012, 14:12 »
Eu acho que tem sentido comprar o laptop mesmo com Ubuntu desfasado. Qual o problema? Só tem que atualizar. Eu também tenho um Inspirom-1525, comprado em 2008 com Ubuntu instalado e não preciso drivers adicionais (o meu equipe tem Intel(R) PRO/Wireless 3945ABG/BG ). Se tem uma marca que soporta Ubuntu é a DELL.
Olhe aqui:

http://www.ubuntu.com/certification/hardware/201106-8251

Vai ver os modelos que tem certificado de Ubuntu. O Inspiron 14 tem procesador de 2.2 GHZ, então acho que o laptop que você viu está fora de linha. Alguns modelos precisam uma imagem especial desenvolvida pela DELL, se usar a imagem original de Ubuntu pode acontecer que o funcionamento não seja perfeito. Eu tentaria testar o computador com um CD imagem na mesma loja. O meu vem com uma imagem da DELL, mas funciona perfeitamente com um CD original de Ubuntu.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 14: boa opção para usar o Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 19 de MAR?O de 2012, 17:02 »
Cara comprei um DELL Inspiron 14 N4050 i5 com 4 de ram e o 11.10 64bits funciona q é uma beleza, só tive um problema com o bluetooth q não acionava mas achei um path no launchpad e todo o hardware roda muito bem, estou bem satisfeito, inclusive a versão 12.04 já roda o bluetooth normal sem precisar do path mencionado
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline wagner basílio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 14: boa opção para usar o Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 19 de MAR?O de 2012, 17:28 »
Olá a todos!

Neste link aparece as ofertas da Dell com Ubuntu, o modelo Inspiron 14 tem 2gb de ram, 320 gb de hd e um processador Celeron de 1.5 ghz:

https://www.dell.com/br/empresa/p/linux-deals

Quando a Dell começou a oferecer seus modelos com o ubuntu, lembro que haviam várias ofertas com ele, lembro de um com 4gb de ram e um dual core, mas isso foi ano passado, ultimamente só aparece esse modelo aí de inspiron com Umbuntu.

Quero usar a versão mais nova do Ubuntu quando comprá-lo. Mas, suponhamos que ele viesse com o 10.04 e eu quisesse atualizar para o 12,10, não seria necessário instalr do zero, por ser uma versão bastante diferente?

Quem conhece mais sobre Linux poderia esclarecer essa minha dúvida?

No mais, estou convencido de que o Dell Inspiron 14 será meu próximo note.
Obrigado a todos pelos comentários!

Offline Miguel-1501

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 14: boa opção para usar o Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 19 de MAR?O de 2012, 19:35 »
Pode ficar tranquilo, não precisa instalar de novo o sistema, é suficiente com atualizá-lo. Mas tenha em conta que há versões LTS (soporte para 3 anos, 5 desde a 12.04, e se atualizam a cada 2 anos e são estáveis) e versões normais, que se atualizam a cada 6 meses. Se você ainda não tem muita experiência, lhe recomendo a LTS.

Offline wagner basílio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 14: boa opção para usar o Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 20 de MAR?O de 2012, 12:16 »
Citar
Pode ficar tranquilo, não precisa instalar de novo o sistema, é suficiente com atualizá-lo. Mas tenha em conta que há versões LTS (soporte para 3 anos, 5 desde a 12.04, e se atualizam a cada 2 anos e são estáveis) e versões normais, que se atualizam a cada 6 meses. Se você ainda não tem muita experiência, lhe recomendo a LTS.

Bom, depois dessa eu pretendo mesmo comprar com ubuntu já instalado, até porque ele deve vir com todos os programas em português e só devo ter o trabalho de atualizá-lo. Mas eu ainda queria saber de quem comprou um modelo desse nos últimos meses para saber qual a versão do ubuntu que veio. Acho que no mínimo deve ser mesmo o 10.04.

Obrigado a todos vocês do fórum, me ajudaram bastante! :)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 14: boa opção para usar o Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2014, 18:39 »
Atualmente, no site da Dell existem algumas poucas opções com ubuntu pré instalado
http://www.dell.com/br/p/laptops.aspx?c=br&cs=brdhs1&l=pt&s=dhs&~ck=mn#!facets=24201~0~349667&p=1

Cheguei a contatar um revendedor pelo chat, que me disse que até é possível alterar algumas configurações, para ter mais opções com ubuntu. Basicamente, temos: Inspirion 14 (com acabamento plástico e processador padrão i3, podendo ser alterado para i5), Inspirion 14R (com acabamento em alumínio escovado e processador padrão i5) e Outros, como Inspiron 15R, Vostro e Latitude.

O interessante é que essa modificação sugerida, faria com que o notebook com acabamento plástico da linha 14, com ubuntu e processador i5 ficaria mais caro que um com a mesma configuração, na linha 14R, com windows instalado.

Esses modelos mais novos ainda não aparecem na lista de hardware certificado pela Canonical, mas como a mesma configuração em acabamento inferior vem com ubuntu pré-instalado, imagina-se que não haja problema em comprar com windows e instalar o ubuntu 12.04LTS em dual boot (a mesma versão que vem pré instalada em alguns modelos)

A dúvida fica mesmo por conta de uma outra configuração da linha 14R, R$200,00 mais cara, com i5 e placa vídeo Nvida. No meu desktop o Nvidia foi problemático para se instalar e ainda não encontrei algum texto ou vídeo que relatasse como ficou essa compatibilidade da placa Nvidia do Dell Inspiron com o Ubuntu

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline silveiraclaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Dell Inspiron 14: boa opção para usar o Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2014, 19:20 »
Há uns nove meses atrás comprei um Dell Inspiron 14 - modelo 3421 que veio com o Windows 8 instalado. Incomodou tanto que cheguei ameaçar a Dell. O windows nunca funcionou bem e chegava a demorar até 10 minutos para inicializar, quando inicializava. De tanto reclamar, o suporte da Dell achou por bem
trocar a placa mãe.Tão logo trocaram a placa, instalei o ubuntu 14.04 64 bits que reconheceu todos os drivers está funcionando muito bem. Estou muito feliz. Sempre fui cliente e propagandista da Dell mas nos dois últimos notebooks que comprei deles tive enormes problemas e só corrigiram após muitas reclamações. Esta foi a última vez que comprei Dell e se me perguntarem não recomendo.