Autor Tópico: Dúvida em Servidor de Autenticação  (Lida 1640 vezes)

Offline jonathanleal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dúvida em Servidor de Autenticação
« Online: 31 de MAR?O de 2012, 19:03 »
Olá pessoal,

Trabalho na empresa KingHost e estou dando início a um TCC do curso técnico em informática. Onde o meu objetivo no trabalho seria identificar um problema e aplicar uma solução para ele. Identifiquei como uma falha na empresa o momento de troca de expediente dos funcionários, onde cada PA é divida entre dois funcionários, porque a empresa trabalha 24hs. Portanto quando os funcionários vão iniciar seu expediente precisam aguardar o seu colega se estiver na sua máquina de trabalho. Contudo identifiquei que para solucionar esse problema, poderia implantar um servidor de autenticação, onde cada funcionário poderia acessar seu login e seus arquivos de qualquer máquina, não se prendendo somente naquela máquina, até mesmo pela viabilização de formas de trabalho.

Minha ideia seria um servidor Linux, com autenticação dos usuários, onde os funcionários usariam somente o hardware de sua máquina, e o restante(arquivos, programas, internet) seja tudo utilizado do servidor.

Gostaria de sugestões e alguma dica por onde começar, e qual a melhor forma de implantar esse projeto?

Conto com a colaboração de todos.

Obrigado
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 07:22 por jonathanleal »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvida em Servidor de Autenticação
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2012, 22:34 »
Provavelmente vc vai precisar de um PDC (Primary Domain Controller), ou um servidor LDAP (talvez as duas coisas juntas).

Acho que já é uma pesquisa sobre o que pesquisar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jonathanleal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Dúvida em Servidor de Autenticação
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2012, 23:01 »
Mas você acha que com esses dois serviços eu consigo implantar o que preciso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvida em Servidor de Autenticação
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2012, 11:25 »
Sim, acho. Pode não ser só com isso; mas esses servidores serão a base do seu serviço.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D