Autor Tópico: Comecei um curso e algorítimo e logica de programação, o que faço?  (Lida 4432 vezes)

Offline Sh£lbr4non

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Comecei um curso e algorítimo e logica de programação, o que faço?
« Online: 18 de Fevereiro de 2012, 22:16 »
Bom, antes de postar esta dúvida pesquisei no google, porem, se náo pesquisei o suficiente me perdoem!
A minha dúvida é, comecei um um curso de logica de programação, só que com programas para o windows, Dev pascal, java, c++, e agora que migrei para o linux a minha dúvida é:
Antes de prosseguir, eu continuo no windows, ou começo no linux do zero? Tem diferença? O que  aprender no windows de códigos são os mesmos para linux?
Eu já pesquisei sobre estas plataformas para o linux, e parece que existe algumas diferenças, pergunto isso porque gostei tanto do Ubuntu que não quero mais trabalhar com o windows.

Offline fpissarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 246
    • Ver perfil
    • Lost in the e-Jungle
Re: Comecei um curso e algorítimo e logica de programação, o que faço?
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 10:10 »
Se o curso é de "algoritimos", então a plataforma de desenvolvimento deveria ser agnostica, ou seja, tanto faz uma ou outra... Na prática, é necessário algum estudo sobre fundamentos do UNIX (e Linux), que funciona de forma um pouco diferente, em alguns casos.

Todos os sistemas operacionais modernos derivam, de uma forma ou de outra, do UNIX...

Offline Sh£lbr4non

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Comecei um curso e algorítimo e logica de programação, o que faço?
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2012, 10:51 »
Obrigado Man!!

Offline jpaulo7

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Comecei um curso e algorítimo e logica de programação, o que faço?
« Resposta #3 Online: 16 de MAR?O de 2012, 08:14 »
Complementando para estudar português estruturado tem a IDE Portugol feito em java http://www.dei.estt.ipt.pt/portugol/ para java você pode utilizar IDE's como o Netbeans ou Eclipse com o openjdk-6 para C++ tem a IDE Code::Blocks para pascal tem a IDE Lázarus. Bons estudos.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." Albert Einstein

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Comecei um curso e algorítimo e logica de programação, o que faço?
« Resposta #4 Online: 16 de MAR?O de 2012, 09:32 »
em geral, a vida do programador é mais fácil no linux.

Recomendo a IDE Eclipse para java e c++ (tem q baixar um plugin) .

instale o compilador de c
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential

instale a jdk
Citar
sudo apt-get install openjdk-7-jdk

não use o eclipse  do repositório. está bastante desatualizada. baixe no site e instale. a instalação se resume a descompactar em uma pasta e criar um atalho.
http://www.eclipse.org/downloads/

se vc é iniciante, não recomendo que misture Java com C++. melhor se concentrar em uma e depois partir pra outra.
; Linux is almost there!

Offline Edimartin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Comecei um curso e algorítimo e logica de programação, o que faço?
« Resposta #5 Online: 17 de MAR?O de 2012, 08:28 »
A IDE Codeblocks tem tanto para windows quanto para linux e MAC OS. Ele está bem evoluido e está ficando parecido com o visual studio,
Infelizmente o devc++ foi descontinuado e caiu no limbo. Mas mesmo assim é uma boa IDE só que não possui o comando autocompletar (usados nas IDE's de hoje em dia). No codeblocks é ctrl+espaço. Precisa chamar o autocompletar depois de escrever as primeiras letras da função.

Dependendo da versão linux que tu estiver usando, ele não vem com o g++ instalado (antigamente o ubuntu não vinha, mas agora eu acho que ele vem). Para instalá-lo é só usar o comando:

sudo apt-get install g++

Assim o linux vai fazer o download do pacote e instalá-lo na máquina.

Se você precisar de alguma biblioteca externa (glut, SDL, SFML e outras), você pode procurar no Synaptic (gerenciador de pacotes). Escreva lá a sua busca e faça o download dos pacotes com o final -dev no nome. Assim ele vai fazer o download além do arquivo.o (dll no linux) junto vai vir o arquivo.h e o arquivo.a (lib no visualC) que mostra quais são as funções da biblioteca.

O codeblocks abre tanto projetos linux quanto windows. Você pode escrever um programa em windows, depois abrir o projeto em linux e compila-lo para ver se não retorna erro. Senão então o seu programa pode ser rodado tanto em linux quanto windows.

Se ocorrer erros que não aparecem no windows. Então você precisa usar #ifdef. O comando conversa com o compilador fazendo perguntas a ele. Veja o link abaixo.
http://en.wikipedia.org/wiki/C_preprocessor

Com essa ajuda acredito que você poderá criar um programa em windows e linux sem problemas.