Autor Tópico: Como usar o GCC?  (Lida 9234 vezes)

Offline renatoal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Como usar o GCC?
« Online: 16 de Agosto de 2006, 00:02 »
Pessoal, já procurei bastante, mas não consegui sanar minha dúvida.  Seguinte: estou começando a aprender a programar em C na faculdade.  No Windows uso o compilador Dev C++, mas como estou tentando fazer tudo que eu conseguia fazer no Windows, no Linux, fui à caça de um programa equivalente para ele.  Depois de muita pesquisa aqui no forum e no Google, descobri esse tal GCC.  Achei muitos tópicos  que ensinavam a instalar, e consegui.  Agora, só não sei como usar  ??? ... A pergunta é:  o GCC é como o Dev C++ por exemplo? Como eu uso?

Obrigado.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Como usar o GCC?
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2006, 04:56 »
renatoal,
primeiro convem você distinguir entre compilador e editor. o Dev C++ é um editor mas inclui tambem um compilador, inclui tambem o GCC para Windows.
Para instalar o GCC em Ubuntu basta digitar:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essentialDepois para utilizar pode criar o código com qualquer editor de texto, e compilar com o comando:
Código: [Selecionar]
gcc programa.c -o programaDepois pode correr o programa com
Código: [Selecionar]
./programaDe qualquer forma existem ambientes de desenvolvimento ao estiolo do Dev C++ com o editor e o compilador integrado.
Eu recomendo o code::blocks, pode instalar a partir daqui:
http://prdownload.berlios.de/codeblocks/CB_20060815_rev2853_Ubuntu6.06.deb
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline renatoal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como usar o GCC?
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2006, 16:30 »
Lamego, muito obrigado.  Consegui baixar o programa no link que você postou.  Agora é só apanhar um pouquinho... ;D

Offline isabelassilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como usar o GCC?
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2014, 21:21 »
Muito obrigadaa! Acabei de instalar o linux e já consegui compilar meu primeiro prog em C aqui \o/