Parece que você ainda não ouviu falar e nem viu o Windows 8...
E é falso dizer que ninguém reclamou quando saiu do XP e foi pro Vista.
Não é falso não, é verdadeiro sim. Estou falando da interface, que é um recurso do S.O e não do próprio S.O.
O S.O foi amplamente reprovado, já a interface, da qual estamos falando, não.
Do windows 8 apenas ouvi falar, parece que muita coisa deve mudar, mas como não vi, não posso mesmo opinar.
Do XP para o Vista, eu tive de fazer essa alteração na empresa, foram mais de 5000 computadores.
Do vista para o 7, a mesma quantidade.
Tive problemas com aplicações, hardware, precisamos de mais memória... mas NÃO havia reclamações da interface.
Quem tinha XP queria deixa-lo com a cara do Vista.
As reclamações eram muitas com relação a mudança do XP para o vista:
Periféricos que funcionavam no XP e não no vista.
Reclamação dos desenvolvedores de softwares que precisaram rever aplicativos devido a Produtividade das aplicações no Vista.
Reclamação dos desenvolvedores de drivers para seus hardware.
Era muito mais pesado que o xp, que rodava até bem com 256/512M de memória.
Todos diziam que a interface do Vista era boa, prática e bonita de ser ver, mas o S.O não funcionava, por isso a frase (Vista, prático e bonito de se olhar, horrível pra trabalhar). Não podemos comparar com o caso atual, que é justamente o inverso.
Cara, temos de ser sinceros, as reclamações com o vista em nada tinha a ver com a interface, e sim com o Sistema Operacional que não funcionava como devia, era mais pesado, lento e tinha problemas de compatibilidade de hardware e aplicações, coisas que antes não existia no XP.
Reclamava-se do S.O, não da interface.
No caso do Unity e Gnome3, ninguém está reclamando do S.O, nem dos recursos ou aplicações do S.O, estão reclamando unica e exclusivamente da interface e alguns de seus recursos ou falta deles.
Descordo de você Ioca100, traçar um paralelo entre a reclamações com a interface e reclamações com um S.O que não funcionava é, no mínimo, absurdo.
S.O é S.O, interface é interface.
As criticas ao vista não eram sobre a interface, diziam respeito ao S.O. portanto, não se aplica a esse caso e por isso afirmo que a microsoft não errou com a interface do XP, Vista e 7, que tiveram excelente aceitação, já o S.O é outra história.
E certamente ele não soube da chiadeira no lançamento do KDE 4, esse tipo de reclamação já passou da hora, sempre a mesma coisa, para mim isso é trollagem.
Já as reclamações do KDE era com relação a Bugs, falta de plugins, falta de opções para personalização, aplicativos nativos... Não eram com relação ao funcionamento, design e funcionamento, mas sim pela falta de opção de personalização (mesmo pecado do caso atual), pelos bugs encontrados, etc...
Pode-se até traçar um paralelo, mas as pessoas não estão reclamando de bugs, ou de personalização, as pessoas estão reclamando mesmo é das funcionalidades, reclamam por não conseguir usar a interface, que não está prática e que não podem deixa-lá prática.
Desculpa mas pra mim, praticidade é tudo.
Pegue um usuário leigo e peça para usar por 3 dias a interface do Kde, Unity e Explorer e depois mande-o escolher. A sua escolha indicará qual interface é prática.
Na imobiliária onde instalei o KDE, o dono estava decidido a comprar 20 licenças windows para não usar o Unity.
Conheço usuários que simplesmente deixaram o Ubuntu e depois da comunicação que o Kubuntu iria parar, passaram para outra distro.
Isso por que disseram que instalar o Kde dos repositórios da uns buguizinhos chatos aqui e ali.
Isso não é pura trollagem, sorry, mas não é, não estão reclamando de bug, de aplicativos nativos, reclamam apenas que a interface não se vende e por isso acredito que nem mesmo podemos traçar paralelos entre as reclamações com o Kde4 e o Unity.