Autor Tópico: Driver gráfico proprietário FGLRX ATI/AMD  (Lida 5006 vezes)

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Driver gráfico proprietário FGLRX ATI/AMD
« Online: 03 de MAR?O de 2012, 13:29 »
Srs. boa tarde,

Venho mais uma vez pedir a ajuda de vocês porque não sei mais o que fazer. Já tentei atualizar diversas vezes mas sempre acusa erro. Procurei em diversos sites mas percebi que não sou o único com este problema.Utilizo o ubuntu 11.10 como usuário e para solucionar alguns problemas preciso de uma solução fácil para aos poucos ir aprendendo. O site que acabo de visitar(http://pplware.sapo.pt/linux/ultimos-drivers-da-atiamd-e-nvidia-no-ubuntu/) dá um passo a passo:

Para quem já tem uma versão proprietária mais antiga
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Mas logo abaixo há uma nota importante:
Nota: Esta é uma alteração importante que se realiza ao nível do  sistema e nesse sentido é importante que o utilizador tenha bons conhecimentos de Linux para resolver possíveis problemas que possa suceder aquando da actualização do drivers da gráfica.

Diante desta nota fiquei em dúvida em executar esta operação e complicar tudo de vez. Eu quero continuar utilizando o ubuntu mas confesso que estou ficando muito incomodado em não poder solucionar este problema. Alguém conseguiu resolver isto ? se conseguiu poderia me informar uma maneira fácil de resolvê-lo ?

Antecipadamente agradecido,

Paulo

phillipehugo

  • Visitante
Re: Driver gráfico proprietário FGLRX ATI/AMD
« Resposta #1 Online: 06 de MAR?O de 2012, 14:58 »
ATI = problemas no Ubuntu.

Eu tenho uma 5750 e só deixo no driver genérico, ultima vez que fui por o driver do site da ATI ferrou o sistema todo que tive de formatar. Meu conselho é use o genérico. Talvez um usuário mais experiente possa lhe ajudar de como proceder com a instalação.

Boa sorte.

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Driver gráfico proprietário FGLRX ATI/AMD
« Resposta #2 Online: 06 de MAR?O de 2012, 15:07 »
Obrigado phillipehugo. Conforme o philliehugo falou, se alguém mais experiente puder ajudar agradeceria bastante.

Abs,

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Driver gráfico proprietário FGLRX ATI/AMD
« Resposta #4 Online: 06 de MAR?O de 2012, 15:22 »
Jkmsjq, a julgar pelo que foi lido, a sugestão é de que devo desistir desta atualização ??

Abs,

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Driver gráfico proprietário FGLRX ATI/AMD
« Resposta #5 Online: 06 de MAR?O de 2012, 15:39 »
Não tenho experiência com ATI (AMD) e sim com NVidia. Mas sendo eu passando por esse problema, faria um teste com os drivers genéricos mesmo, porque como dito no post do hardware, esse driver é bem velho e provavelmente sem atualização mais. Por esse motivo que seu sistema sempre dá pau quando você tenta atualizar. Faça um teste com o driver genérico e posta aqui os resultados.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Driver gráfico proprietário FGLRX ATI/AMD
« Resposta #6 Online: 06 de MAR?O de 2012, 16:03 »
Quando chegar em casa farei isto e postarei o resultado.

Obrigado.

Abs,

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Driver gráfico proprietário FGLRX ATI/AMD
« Resposta #7 Online: 18 de MAR?O de 2012, 10:23 »
Bom dia,

Rodei um script do Ubuntued http://ubuntued.info/instale-a-nova-versao-dos-drivers-ati-no-ubuntu mas no fim do processo recebi uma mensagem de erro conforme abaixo. Informei ao site o erro e aguardo um retorno. De qualquer forma segue o erro. Se alguém puder ajudar agradeço.


"Bom dia, tentei instalar a nova versão mas depois do comando sh . /amd-driver-driver-installer-12-1-x86.x86_64.run --buildpkg Ubuntu/oneiric e recebi a mensagem abaixo:

Generating package: Ubuntu/oneiric
[sudo] password for familia:
sudo: sh -c '/usr/sbin/synaptic --set-selections --non-interactive --hide-main-window < /tmp/fileXZiYid': command not found
Unable to install dpkg-dev.  Please manually install and try again.
Package build failed!
Package build utility output:
./packages/Ubuntu/ati-packager.sh: 399: debclean: not found
./packages/Ubuntu/ati-packager.sh: 399: dpkg-buildpackage: not found
Removing temporary directory: fglrx-install.r1SD7z
familia@familia-Aspire-5532:~/catalyst12.1$
"

Grato,

Paulo

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Driver gráfico proprietário FGLRX ATI/AMD
« Resposta #8 Online: 18 de MAR?O de 2012, 10:43 »
Citação de phillipehugo
Citar
ATI = problemas no Ubuntu.

Eu tenho uma 5750 e só deixo no driver genérico, ultima vez que fui por o driver do site da ATI ferrou o sistema todo que tive de formatar. Meu conselho é use o genérico. Talvez um usuário mais experiente possa lhe ajudar de como proceder com a instalação.

Boa sorte.

Eu também aconselho a usar o driver genérico do xorg, pelo menos comigo e o que apresenta o desempenho "menos" ruim.

Abraços.