Autor Tópico: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?  (Lida 4142 vezes)

Offline dgo08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Online: 14 de Agosto de 2006, 23:48 »
Eu preciso fazer uns testes de serviços entre Windows e Linux,e como não tenho 2 PCs vou instalar tudo em máquinas virtuais,vou usar o VMWare.
O problema,é que ao inserir o CD do Dapper,ele primeiro inicia o UBuntu como Live CD,pra depois dar a opção de instalar.E rodando o sistema a partir do CD,e em um ambiente "virtual" o negócio fica tão lento que eu nem achei a opção de instalar.Eu clico nos menus,Aplicações,Sistema e etc,e não acontece nada de tão lento que ta,os sub-menus ou cliques com botão direito no desktop não me retornam nada,então não consigo instalar como fiz quando instalei no HD mesmo.
Aproveitando,gostaria de saber se é possível conectar a inernet usando o VMWare,porque se não vou ter que baixar os pacotes e compilar tudo que precisar,já que o apt-get não vai funcionar.
Eu poderia tentar o Breezy,mas gostaria de usar mesmo o Dapper por ser o atual,e a instalação do Breezy demora pra caramba.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2006, 05:14 »
dgo08,
pode indicar o seu processador e memória ? O VMWare precisa de uma boa quantidade de memória para ser utilizável.
Sim é possíve ligar à Internet utilizando o VMWare desde que você tenha a ligação já feita no sistema normal...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline dgo08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2006, 07:06 »
Eu tenho um Athlon XP 1900,e 512RAM.
Eu já fiz os testes aqui com o Mandriva 2006 + W2003,fiz quase tudo que eu queria.Mas eu gostaria de testar no Ubuntu mesmo,porque eu uso o Ubuntu a muito tempo,o Mandriva só instalei por motivos de teste mesmo.
E pra configurar o acesso,seria a mesma coisa?o pppoeconf?
No caso,eu usaria o mesmo IP da minha conexão física né?Porque meu provedor cobra absurdos caso haja + de uma conexão com o mesmo login.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2006, 07:20 »
Citar
E pra configurar o acesso,seria a mesma coisa?o pppoeconf?
No caso,eu usaria o mesmo IP da minha conexão física né?Porque meu provedor cobra absurdos caso haja + de uma conexão com o mesmo login.

Não é com pppoeconf, você apenas fica em rede "local" com o seu computador, ele é que faz a rota do tráfego da internet para a maquina virtual, não tem que estabelecer ligação nenhuma...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline ikazamay

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2006, 16:54 »
Olá,
Também tive um problema parecido contudo era o oposto, eu precisava utilizar o Windows 2003 com AD e alguns serviços de rede. Utilizei a versão "ubuntu-6.06-alternate-i386.iso" devido a possibilidade de fazer uma instalação via texto.
Sobre a rota de trafego (internet) no VMware, é exatamente que o amigo Lamego comentou. Aconselho visitar o site: http://www.vmware.com/support/pubs/ para maiores detalhes.





Offline dgo08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2006, 17:24 »
Po pessoal,eu não consegui mesmo instalar o Dapper,eu consegui ir até o 5° passo,quando chegou no particionador travou de vez.
Então instalei o Breezy mesmo.
Agora,como que faço pra fazer funcionar a internet?
Eu entrei nesse link postado,e achei a minha versão,VMWare Workstation 5,tava lendo o tutorial sob Virtual Networking,mas acho que ele é pra criar uma "rede virtual",não achei nada até onde li que me ajudasse.
Vocês podem me dar uma força?

Offline ikazamay

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2006, 14:50 »
Qual conexão voçê utiliza, seu IP é fixo, DHCP ou PPPoE?!?
Dessas opções: bridged networking, NAT, host-only networking. Você deve selecionar uma delas para fazer o roteamento para sua maquina virtual.

Offline dgo08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2006, 17:48 »
Eu uso PPPoE,sou de SP uso Speedy da telefonica.
No Ubuntu tem 2 NIC's,uma Bridged Network,e uma NAT,a eth0 eu to usando já na rede "local virtual"onde faço os testes com o Mandriva e o Win2003.
Mas como eu faço esse roteamento?Eu não entendo muito de redes em Linux,por isso que to usando a máquina virtual pra aprender alguma coisa.Mas sem a internet não dá pra eu usar apt-get,então fico limitado.
Alguem pode me dizer de uma forma que eu entenda como estabelecer essa conexão com a internet?
Eu procurei no google mas não achei nada que ajudade,só achei alguns que dizem a diferença entre esses modos já ditos pelo ikazamay.

Offline ikazamay

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2006, 18:43 »
Utilize a opção de roteamento por NAT. Apos conectar por PPPoE, voce tera a conexao compartilhada. No sistema virtual deixa que a NIC busque por DHCP.

Offline dgo08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2006, 22:09 »
Tah.
Tenho duas placas de rede,a eth0 é a Brindge,que eu to usando na rede virtual local,e a eth1 que ta configurada no VMWare como NAT,a eth0 está configurada com IP stático,e a eth1 DHCP,ambas com status "ativa",o que falta pra dar certo?Eu achei um pequeno tutorial de como configurar,mas éra pro Windows,falava pra entrar nas configurações da placa de rede e lá tinha uma opção NAT,e algumas outras coisas,mas não nada que eu saiba fazer no Ubuntu se é que funciona igual.
Eu to usando VMWare 5 no WXP,e o Ubuntu Breezy no VMWare.
Ah,quando eu abro o navegador e tento acessar algum site,ele fica com o ponteiro indicando que está carregando,mas só fica nisso,não abre página alguma mas também não da nenhum erro.

Offline ikazamay

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Tem como iniciar a instalação do Dapper direta?
« Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2006, 23:17 »
Ok.
Se a NIC do seu Windows XP está ligada diretamente ao modem da Telefonica nao é necessário outra placa de rede e sim apenas uma. Fiz o seguinte teste:

Tenho o Dapper com conexão ADSL PPPoE (Speedy) e o VMware 5.5.1 devidamente acessando a internet. Instalei o sistema virtual (Windows 2000 Pro) e defini a opção de roteamento por NAT. Reconfigurei a NIC no Win 2000 para DHCP e obtive o IP: 192.168.146.128 apontando para o IP que recebi do speedy que alias é o gateway do sistema virtual, ou seja, quando a opção NAT está ativada o VMware possui um servidor DHCP e ai o mesmo se encarrega de distribuir os IPs para as máquinas virtuais, voce não precisa configurar a faixa de IP. Utilize quando o IP de sua conexão não é estático (EX.: PPPoe, Dial). Para finalizar fiz o seguinte no  2000:


Microsoft Windows 2000 [Versão 5.00.2195]
(C) Copyright 1985-1999 Microsoft Corp.

C:\>ping www.terra.com.br

Disparando contra www.terra.com.br [200.176.3.142] com 32 bytes de dados:

Resposta de 200.176.3.142: bytes=32 tempo=156ms TTL=128
Resposta de 200.176.3.142: bytes=32 tempo=78ms TTL=128
Resposta de 200.176.3.142: bytes=32 tempo=94ms TTL=128
Resposta de 200.176.3.142: bytes=32 tempo=63ms TTL=128

Estatísticas do Ping para 200.176.3.142:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),
Tempos aproximados de ida e volta em milissegundos:
    Mínimo = 63ms, Máximo =  156ms, Média =  97ms

C:\>