Autor Tópico: [Resolvido] Como abrir aplicativo numa área de trabalho específica?  (Lida 2862 vezes)

Offline imagenista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Romo Oliveira
[Resolvido] Como abrir aplicativo numa área de trabalho específica?
« Online: 24 de Fevereiro de 2012, 13:58 »
Salve ubunteiros!

Gente, eu queria saber se é possível abrir um aplicativo qualquer numa área de trabalho específica.

Uso o Ubuntu 10.04 e diariamente me vejo reposicionando os principais programas que uso ao longo das 9 áreas de trabalho,
assim o Thunderbird fica sempre no desktop no 5, o Firefox no 6, o Nautilus no 8 e assim por diante.
Já tenho inclusive um quadro mental onde fica cada aplicativo, de modo que me adaptei bem a essa maneira de trabalhar e a considero bastante produtiva.

Em Sistemas > Preferências > Menu Principal, notei que alguns programas são iniciados com o seguinte comando:
nome_do_aplicativo %U ou nome_do_aplicativo %F (às vezes aparece %f).

Não faço ideia para que servem esses %U e %F que me pareceu um argumento.

Então eu pensei: será que tem um argumento para abrir um programa numa determinada área de trabalho?

PS - pesquisei aqui no fórum e encontrei este tópico (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82227.msg454710.html) mas não ajudou.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2012, 15:09 por imagenista »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como abrir aplicativo numa área de trabalho específica?
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 00:07 »
Alguns gerenciadores de janela suportam isso. Se o que você usa não suporta, ainda é possível usando o devilspie (ou outro programa do gênero).

Offline imagenista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Romo Oliveira
[Resolvido] Como abrir aplicativo numa área de trabalho específica?
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 14:59 »
Obrigado pela resposta, irtigor.
Não conhecia esse Devilspie.

Segui a dica conforme o manual (http://www.foosel.org/linux/devilspie)
e fiz uma dúzia de teste mas infelizmente não funcionou, talvez por algum conflito com o Compiz.  

Resultou no mesmo problema deste usuário daqui do forum (http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=66222.0).
Por sorte uma das resposta apontava para outro link que sugeria uma possível solução através do Compiz mesmo.

Ao contrário do outro tópico que eu citei que não ajudou, agora consegui realmente entender como fazer.

Segue um pequeno passo-a-passo:

Nessa imagem eis meu desktop com 9 áreas de trabalho (para entender melhor):

Notem que tenho o Firefox aberto no desktop #6, o Gimp no #7 e o Nautilus no #8.

Vá em "Gerenciamento de Janelas" do Compiz:


Entre na opção "Colocar Janelas".
Eis como fica a configuração do Compiz para abrir o Firefox no desktop #6, o Gimp no #7 e o Nautilus no #8:


Entenda que as opções "Posição X da Janela de Visualização" e "Posição Y da Janela de Visualização"
correspondem respectivamente ao número de linhas e colunas das suas áreas de trabalho.
No meu caso tenho 9 áreas, então:  
o desktop #1 corresponde a posição X=1 e Y=1,
o desktop #6 corresponde a posição X=3 e Y=2,
o desktop #9 corresponde a posição X=3 e Y=3.


Outro detalhe:

Ao marcar a opção "Manter na Área de Trabalho"
fará com que você seja direcionado para a área de trabalho onde o aplicativo for aberto.
Ou seja: se você está no desktop #1 e abrir o Firefox (que nesse exemplo foi configurado para abrir no desktop #6),
você será automaticamente deslocado do desktop #1 para o desktop #6 (com base no exemplo que configurei).
Dependendo da sua necessidade pode ser conviniente marcar ou não esta opção.

Conclusão: resolvi meu problema, mas esta solução do Compiz parece não ter um comportamento padrão/estável para todos os aplicativos.
Por exemplo, com a janela do Qbittorrent o recurso não funcionou de jeito nenhum.
Já a janela do Aptana, se comportou como se eu tivesse marcado a opção "Manter na Área de Trabalho", mesmo sem marcá-la.
Portanto não sei que outro comportamento estranho pode surgir com um determinado aplicativo.

Mesmo assim dou por resolvido este tópico.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2012, 15:07 por imagenista »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como abrir aplicativo numa área de trabalho específica?
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 15:23 »
O compiz é um gerenciador de janelas... quanto aos problemas, use o xprop pra pegar as propriedades corretas (o wm_class nem sempre bate com o nome do aplicativo, por exemplo). Infelizmente não há garantia de funcionar sempre, problemas com aplicativos java são comuns.