Autor Tópico: Ubuntu no Inspiron 14R  (Lida 5431 vezes)

Offline Kayharo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Ubuntu no Inspiron 14R
« Online: 23 de Fevereiro de 2012, 21:04 »
Olá gente.

Estou engatinhando no linux e, depois de experimentar algumas distros, optei pelo Ubuntu.
No início de fevereiro, aproveitei uma promoção e comprei um Dell, modelo Inspiron 14R, I5, com 4GB de Ram com uma AMD Radeon HD 6470M de 1GB. O objetivo era desenvolver PHP, aprender Linux, modelagem 3D (Blender), e claro, jogar um pouco nas horas vagas ;)

O ubuntu, bem como as outras distros que experimentei nele, funcionaram bem, e reconheceram os periféricos, porém sem efeitos 3D: a placa de vídeo sempre foi um problema! Mas acredito que o problema em si não é a Radeon, pois já encontrei diversos tutorias de como configurá-la (como esse: http://www.rfranzen.com.br/2011/11/configurar-placa-de-video-ati-radeon-hd.html), mas sempre sem sucesso. Imagino que o problema seja o fato desse notebook vir com uma placa Intel compartilhada (além da dedicada). No Windows, é usado um software (Catalyst) para configurar qdo uma ou outra é usada, de acordo com o .exe que é executado. Sem esse software, nenhuma funciona. Se eu desabilito a Intel no gerenciador de dispositivos, a Radeon não funciona :/

Então, voltando ao Ubuntu, acho que não consigo configurar a Radeon pois a Bios do notebook deve ter algum tipo de preferência pré-configuração, que tenta de alguma forma carregar a Intel. Sei lá... Em jogos com tela cheia, os gráficos pulam pra resoluções 4x3 (800x600, por exemplo). Se tento mudar a resolução, crash! E o desktop mantém o formato 4x3. Não existe forma de gerenciar a placa a ser usada via bios, e acho uma baita sacanagem depender do Catalyst pra isso, ou seja, depender do Windows. Isso não seria venda casada não?

Não sei, talvez eu esteja desatualizado, mas é normal os notebooks hoje em dia virem com 2 placas? Uma onboard com a finalidade de economia de energia, e uma dedicada pra processamento mais exigente? Ou a Dell deu um tiro no próprio pé?

Por falar na Dell, ela não presta suporte a Linux (embora já tenha comercializado notes com Ubuntu). Já estou cogitando a hipótese de tentar devolver o notebook, mas antes disso resolvi recorrer a vcs, pois já aprendi muito aqui nesse fórum.

Alguém já conseguiu ou conhece alguém que instalou Ubuntu redondinho em algum note desses com duas placas? É possível? Alguém tem alguma idéia de mais alguma coisa que eu possa tentar?

Valeu!

Editando: Achei esse tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84528.0.html, mas o sono me venceu. As informações desse tutorial não estão desatualizadas? Hoje vou seguir passo a passo.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 03:03 por Kayharo »

Offline gabriel_shark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Inspiron 14R
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2013, 10:42 »
Olá Kayharo, tudo certo?

Estou com o mesmo problema que você e tenho o mesmo notebook.  Chegou a fazer o procedimento do tutorial que postou no fim do tópico? Já pesquisei muito por aí e sempre os procedimentos não funcionam. . Nem instalando pelos drivers adicionais funciona, aparece uma mensagem dizendo que o driver esta ativo mas não está em uso! Estou quase desistindo de instalar essa placa. .

Se souber de algo compartilha aí!

Abraço

Offline Mey0KiLoW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Inspiron 14R
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2013, 13:58 »
Boa Tarde,

Também não tenho grande experiência com Linux, mas acho que posso lhe ajudar a, pelo menos conseguir algumas informações para que alguém com mais experiência lhe ajude. Primeiramente, gostaria de sugerir, caso não o tenha feito, instalar os pacotes Linux Source e Linux Headers Generic. Tenho um Dell 15R e, embora os drivers da ATI destes pacotes não funcionem no Unity, meu problema com 3D foi resolvido depois de instalá-los, não exatamente o porque.

Quanto ao tutorial, não cheguei a testá-lo, mas no próprio texto é dito que incompatível com drivers proprietários, além do sistema de troca entre as GPU's ser feito, inclusive no Windows, pelo software proprietário, o CCC, que aliás, apresenta vários bugs quanto a essa função, mesmo no Windows.

Creio que seria interessante informar duas coisas: Quais os drivers sugeridos em Programas e Atualizações>>Drivers Adicionais; e se a placa é reconhecida usando o comando "lshw".

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Inspiron 14R
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2013, 14:20 »
Vocês tem um notebook com uma placa de vídeo (GPU) comutável (híbrida).? Poste o resultado de sudo lshw -C video

Offline gabriel_shark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Inspiron 14R
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2013, 00:55 »
Olá Mey0KiLoW e Arthur Bernardes! Segue abaixo os resultado do sudo lshw -C video



  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: Seymour [Radeon HD 6400M Series]
       fabricante: Hynix Semiconductor (Hyundai Electronics)
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:01:00.0
       versão: 00
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm pciexpress msi vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=fglrx_pci latency=0
       recursos: irq:16 memória:c0000000-cfffffff memória:e0700000-e071ffff ioport:3000(tamanho=256) memória:e0720000-e073ffff
  *-display
       descrição: VGA compatible controller
       produto: 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       physical id: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 09
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:48 memória:e0000000-e03fffff memória:d0000000-dfffffff ioport:4000(tamanho=64)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Inspiron 14R
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2013, 09:12 »
Realmente sua placa é Radeon HD.

O único recurso que dá alternância entre placas de vídeos híbridas da ATI, é esse.

Você já realizou esse procedimento.?

Offline gabriel_shark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ubuntu no Inspiron 14R
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2013, 09:41 »
Não fiz isso ainda. Vou fazer e lhe posto o resultado.