Autor Tópico: Alterar resolução Ubuntu 10.04  (Lida 3369 vezes)

Offline alberto_roberto695

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Alterar resolução Ubuntu 10.04
« Online: 18 de Fevereiro de 2012, 23:02 »
Boa noite, tenho instalado o Ubuntu 10.04 LTS com o driver da NVidia rodando normal, só que não consigo alterar a resolução do meu monitor. Nas configurações da Nvidia X server settings, não consta a resolução ideal do meu monitor (1280x1024), pesquisando descobri que teria que alterar o arquivo Xorg.conf.

Num primeiro momento, tentei
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/x11/xorg.conf, ele abre o arquivo Xorg.conf em branco, eu colei as informações que copiei deste site http://pastebin.com/ri9g2mRu e ao tentar salvar, uma mensagem de erro aparece: Não foi possível localizar o arquivo /etc/x11/xorg.conf Por favor, verifique se você digitou a localização corretamente e tente de novo. Na pasta citada, o arquivo está lá.

Ademais, tentei entrar pelo Modo de Recuperação e seguir outro caminho, entrando em root:
Código: [Selecionar]
Xorg -configure
Xorg -configure
mv xorg.conf.new /etc/x11/xorg.conf

Ao tentar o
Código: [Selecionar]
mv xorg.conf.new /etc/x11/xorg.conf uma mensagem de erro traz que o arquivo xorg.conf não pode ser encontrado.
Como posso alterar a resolução da tela, passando a 1280x1024, sendo que, não sei pq, o sistema teima em me dizer que o arquivo xorg.conf não está lá, sendo que eu posso vê-lo?  :P

Se alguém puder me ajudar, tenha consciência que não entendo 100% do que eu tentei até agora, então precisarei de todos os passos, até os mais óbvios, para que eu possa finalmente abandonar meu Windows.

Offline Wilikat89

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Alterar resolução Ubuntu 10.04
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 22:01 »
Também estou tendo o mesmo problema amigo.

#tenso!

Offline Thunder_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Alterar resolução Ubuntu 10.04
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 18:51 »
Amigo, passei por algo parecido antes de ter a versão 11.10, só que com o driver da Ati.
O que resolveu para mim, foi ter certeza que o sistema estava atualizado utilizando o comando:
sudo apt-get update e depois sudo apt-get upgrade
Assim terá a certeza do sistema atualizado. Depois verifique se ha nova versão do driver. no meu caso não havia pois utilizava o driver proprietário então removi o driver e reinstalei.

Pronto problema resolvido!
Pode ser que com o driver Nvidia seja diferente, confesso que nunca gostei dele!
Mas fica a dica que resolveu meu problema!

Abraço

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Alterar resolução Ubuntu 10.04
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 21:45 »
O caminho do arquivo está errado. O correto é "/etc/X11/xorg.conf", observe que o "X" de "X11" é maiúsculo, não minúsculo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alberto_roberto695

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Alterar resolução Ubuntu 10.04
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 00:05 »
Certo, muito obrigado. Porém, numa tentativa desesperada de utilizar o sistema, atualizei para a versão 11.10, com o drive da Nvidia atualizado e instalado, o sistema roda perfeito, EXCETO pela resolução, que não disponibiliza a ideial do meu monitor (1280x1024). Se eu proceder estes mesmos passos nesta nova versão do Ubuntu, vou obter êxito ou há outra forma mais simples?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Alterar resolução Ubuntu 10.04
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 00:47 »
Se eu não me engano o pacote de driver da NVidia vem com um aplicativo onde vc pode ajustar a resolução do seu aparelho.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline alberto_roberto695

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Alterar resolução Ubuntu 10.04
« Resposta #6 Online: 25 de Fevereiro de 2012, 22:22 »
Realmente, no programa  da Nvidia vem a possibilidade de alterar a resoluçao do monitor, porém nao traz a opçao da resoluçao ideal do meu monitor.

Offline douglastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Alterar resolução Ubuntu 10.04
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2012, 16:55 »
eu instalei o ubuntu 10.04 lts e nao consigo achar o xorg.conf ele nao esta na pasta padrão.

gostaria de colocar resolucao de 1280x1024

alguem consegue me ajudar?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Alterar resolução Ubuntu 10.04
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2012, 22:45 »
O Ubuntu não traz mais o arquivo xorg.conf, ele procura usar os valores padrão do sistema pra tudo.

Tente ir em "Sistema >>> Preferências >> Monitor", veja se consegue mudar a resolução do seu monitor por lá.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D