Autor Tópico: Instalação do ubuntu junto com o win 7  (Lida 3097 vezes)

Offline LEONELFFLORE

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Online: 11 de Fevereiro de 2012, 17:03 »
Pessoal, sou novo no forum e mais ainda em se falando de ubuntu. Nunca tive, na verdade, nenhuma experiência com o ubuntu ou qualquer software livre. Mas, gostaria de começar. Para tanto, entrei no site viva o linux e baixei o cd de instalação do ubuntu11.10, depois do 10.04, mas não consegui instalar nenhum deles no meu note (ACER 5742-6838), que veio com o windows Home Premium instalado. Gostaria de usar os dois em partições separadas, até que me familiarize bem com o Linux. A informação que li no referido site é que uma vez baixado o cd e devidamente gravado na mídia é só reiniciar a máquina que já abre com o processo de instalação do ubuntu, que consta no cd. Mas, tentei várias vezes e não consegui.  Uma observação: num note com XP instalado consegui fazer rodar tranquilo o cd.
Repito, sou totalmente ignorante no assunto, por isso preciso de paciência de vocês e de um passo a passo, se possível.
Obrigado.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 17:38 »
1º: Você criou corretamente a imagem no CD?
2º: Sua BIOS está configurada para fazer boot pelo CD?
Se sim, por que não baixa a .iso diretamente do site do Ubuntu?
Abraços

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 17:40 »
acho bom você ir com calma, antes de sair instalando
1. é bom você ver na minha assinatura o link apostilas
2. teste o livecd no seu equipamento, que pelo que vi não deverá apresentar grandes problemas - http://www.multistock.com.br/notebook-acer-5742-6838-intel-core-i5-460m-2.53ghz-4gb-ram-hd-640gb-dvdrw-tela-15.6-p4596/ - pois é uma plataforma tudo Intel, e essa tem boa compatibilidade com o Linux.
3. te sugiro instalar o ubuntu dentro de uma máquina virtual no windows, procure por virtual-box. isso te ajudará a ir se familiarizando c/ o ubuntu, s/ prejuízo ao teu sistema principal. ai quando você estiver mais seguro, opte pelo dual-boot ou instalar o ubuntu em todo o hd.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 19:15 »
1-baixe a iso do site oficial
http://www.ubuntu-br.org/download

2-grave / burn / queime Imagem ISO num cd ou dvd de boa qualidade em 8x no maximo
3-não é p/ gravar arquivo
4-gravar imagem ISO
5-reinicie o pc
6-teste o live-cd

Offline LEONELFFLORE

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 22:15 »
Pessoal, obrigado pelas informações. Na verdade, o meu computador não tinha boot para cd, ou pelo menos não consegui localizar. Mas, consegui fazer pelo pen drive. Deu certo. Já estou usando o ubuntu.
Agora tenho mais dois problemas. Gostaria e utilizar o mozila em português e está em inglês. Como transformar (é a versão 7.1) ou excluir e baixar uma outra versão?
O segundo é o meu teclado. Está confuso. Quando digito / aparece ; quando teclo o ; sai o ç. Obs.: O meu note é o acer aspire 5742-6838 e o teclado é padrão internacional.

Offline bsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Ubuntu - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 14:01 »
O problema do seu teclado e do seu Firefox são o mesmo, quando você instalou o sistema provavelmente você não alterou a linguagem do sistema para português Brasil e o padrão dele é US como essa linguagem não possui acentos o seu teclado age da forma como você descreveu.
Para resolver isso, sugiro dar boot pelo pendrive novamente selecione a opção "atualizar ubuntu" e na próxima janela seleciona a linguagem "Português - Brasil" e siga normalmente o processo de instalação, isso deve resolver seu problema.

Offline r0a

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 16:00 »
Para resolver o problema do teclado, podes fazer pelo proprio ubuntu, que tem um configuração de idioma

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 19:09 »
E se eu não estiver não enganado, o para configurar o teclado você deve ir em Sistema → Preferências → Teclado e selecione a guia Disposições e veja qual está instalada, se a do Brasil não estiver, clique em Adicionar..., agora escolha o melhor layout e idioma para você, clique então em Adicionar e depois em Aplicar a todo Sistema.
Pronto  :)

Abraços  8)

Offline leo_ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2012, 18:16 »
Pessoal tenho um pc de 1TB de HD com windows 7 instalado. Estou tentando instalar o Ubuntu junto com o Windows 7 home premium. Faço exatamente o que descreve este video: http://www.youtube.com/watch?v=z2SPFPXVdHE no que se refere as partições do HD pelo windows a única coisa diferente são os valores. Bom, depois seguindo insiro o CD do Ubuntu 11.10, o pc reinicia e começa a "instalação". Quando chega na parte de escolher a opção avançada devido as partições, clico só que daí não aparece as minhas partições na tela, simplesmente aparece o valor total do meu HD que é de 1TB e mais nada, ou seja, não consegue reconhecer as partições que fiz no windows através do modelo do vídeo. Alguém saberia o que devo fazer para aparecer as partições na instalação. Ah, o numero de partições feitas no windows é o mesmo que tem no video exatamente igual. ???

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2012, 19:30 »
Colega, você pode particionar na hora da instalação, e aliás, por que não instala a versão 12.04?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Instalação do ubuntu junto com o win 7
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2012, 20:56 »
Pessoal tenho um pc de 1TB de HD com windows 7 instalado. Estou tentando instalar o Ubuntu junto com o Windows 7 home premium. Faço exatamente o que descreve este video: http://www.youtube.com/watch?v=z2SPFPXVdHE no que se refere as partições do HD pelo windows a única coisa diferente são os valores. Bom, depois seguindo insiro o CD do Ubuntu 11.10, o pc reinicia e começa a "instalação". Quando chega na parte de escolher a opção avançada devido as partições, clico só que daí não aparece as minhas partições na tela, simplesmente aparece o valor total do meu HD que é de 1TB e mais nada, ou seja, não consegue reconhecer as partições que fiz no windows através do modelo do vídeo. Alguém saberia o que devo fazer para aparecer as partições na instalação. Ah, o numero de partições feitas no windows é o mesmo que tem no video exatamente igual. ???

Coloca o liveCD do Ubuntu na bandeja (driver óptico) e reinicia o seu computador, na tela de entrada do grub escolhe a primeira que fala em testar sem instalar e por lá abre o terminal (Ctrl+Alt+t) e digita os comandos:

sudo su
fdisk -l
blkid


cola aqui os resultados dos dois últimos comandos.

Veja também (certifique-se) pelo seu windows novamente se as partições estão mesmo criadas no seu HD.
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 20:58 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].