Autor Tópico: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?  (Lida 6259 vezes)

Offline Sérgio Rabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
  • Kubuntu 13.10 - 64bit
    • Ver perfil
Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Online: 10 de Fevereiro de 2012, 12:22 »
Sei que o ubuntu é baseado no Debian, eu particularmente nunca o usei "ainda", mas pergunto, o Debian é muito diferente do Ubuntu? Um usuario Ubuntu como eu conseguiria usar o Debian sem problemas?
Queria saber quais as diferenças dos dois sistemas, vantagens e desvantagens, mas na net só acho artigos antigo falando de versões antigas dos dois sistemas.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 12:27 »
Acredito que só o inverso é válido.

Debian é bem mais complicado de instalar. E da última vez que testei tinha menos compatibilidade com hardware que o Ubuntu.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 13:00 »
A instalação é "quase" igual a do Ubuntu, bem fácil e simples. O que pega mesmo é a pós-instalação, terá que usar muito o terminal para instalar pacotes, e a instalação de codecs não é automática; aliás, nada nele é automático, quase tudo você tem que procurar e fazer, na mão. Na última vez que testei (foi essa última versão mesmo, o Debian 6), foi umas duas horas ou mais só pra instalar o compiz.

É como o Linus disse uma vez: "O Ubuntu fez o Debian usável. Porque eu acho que o proposito de uma distro é ser fácil e simples, e o Ubuntu fez isso ao Debian..."
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 13:08 »
Minha experiência com o Debian stable e o testing for plenamente satisfatória. Fazendo meus testes através do Virtual Box instalado no Ubuntu, não tive o menor problema, pois só uso hardware, que sei ter boa compatibilidade com o Linux (no caso aqui tudo Intel).
O uso do sudo é um pouco diferente do Ubuntu; a velocidade e estabilidade é muito boa, até achei mais softwares traduzidos que o Ubuntu. Sistema muito leve. Mas é claro não vem tudo tão mastigado para instalar, mesmo programas. Drives então... nada de scripts para instalar placa de vídeo, etc... o que não foi o meu problema.
Agora deixa te falar algo, estou vendo que você usa o Kubuntu, assim como cá lá, o kde não é o padrão, mas o que não quer dizer que não seja uma boa opção o Debian com kde, mas... Sinceramente, se eu quisesse muito usar o kde, ou tentaria as distros nacionais BigLinux, que é baseado no Ubuntu ou Epidemic Linux, esse baseado no Debian testing. Claro tem ainda o Linux Mint, mas esse também não tem o kde como interface principal. Ou então tentaria outra distro que tivesse como padrão o Kde.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 13:19 »
Faz 3 dias que instalei o Debian 6 no meu note, deixando junto com o Ubuntu.

A instalação foi tranquila, mas na hroa de configurar o espelho, acabei escolhendo na hora ao invés de pular a etapa. Resultado: a instalação foi feita pela internet, ou seja, fiquei mais de 1 hora baixando as coisas pra instalar, ao invés de usar a imagem que estava no pen.

Fora isso, a instalação foi tranquila.

Pra configurar, de fato, é mais chato. Não tem o synaptic, precisa instalar.

Outra coisa que não estou gostando, talvez precise configurar também, é o auto-completar com o TAB. Não funciona muito bem para reconhecer os pacotes com o aptitude.

Offline Sérgio Rabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
  • Kubuntu 13.10 - 64bit
    • Ver perfil
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 13:45 »
Pelo o que eu estou vendo nesses comentários o Debian é para usuários mais avançados, será uma boa experiência para mim, eu não estou procurando uma distro com KDE, pelo contrario, eu quero uma com gnome-shell, mas não quero uma distro que seja baseada eu uma distro que já é baseada em outra, como o linux-mint que é baseado no Ubuntu que é baseado no Debian, até porque pelo o que eu vi o linux-mint dá os mesmos bugs do Ubuntu só que mais forte, como por exemplo na instalação, aqui no meu hardware o Ubuntu da erro ao instalar o grub, dai eu instalo pelo comando, no mint ele dá o mesmo erro, porem ele trava toda a inicialização, no Ubuntu a minha net cai e não volta mais, no mint ele nem conecta, eu quero uma distro que esteja no nível do Ubuntu com gnome-shell.
Voltando ao assunto, vou usar o Debian, e tirar o máximo de aprendizado dele, quem sabe eu até consiga andar com minhas próprias pernas nas outras distros ditas "mais faceis"

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 14:03 »
Pelo o que eu estou vendo nesses comentários o Debian é para usuários mais avançados, será uma boa experiência para mim, eu não estou procurando uma distro com KDE, pelo contrario, eu quero uma com gnome-shell, mas não quero uma distro que seja baseada eu uma distro que já é baseada em outra, como o linux-mint que é baseado no Ubuntu que é baseado no Debian, até porque pelo o que eu vi o linux-mint dá os mesmos bugs do Ubuntu só que mais forte, como por exemplo na instalação, aqui no meu hardware o Ubuntu da erro ao instalar o grub, dai eu instalo pelo comando, no mint ele dá o mesmo erro, porem ele trava toda a inicialização, no Ubuntu a minha net cai e não volta mais, no mint ele nem conecta, eu quero uma distro que esteja no nível do Ubuntu com gnome-shell.
Voltando ao assunto, vou usar o Debian, e tirar o máximo de aprendizado dele, quem sabe eu até consiga andar com minhas próprias pernas nas outras distros ditas "mais faceis"

Não sei se estou certo, mas acho que o debian 5 é com gnome 'original de fábrica', não é? O debian 6 é com kde.

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 15:24 »
Pelo o que eu estou vendo nesses comentários o Debian é para usuários mais avançados, será uma boa experiência para mim, eu não estou procurando uma distro com KDE, pelo contrario, eu quero uma com gnome-shell, mas não quero uma distro que seja baseada eu uma distro que já é baseada em outra, como o linux-mint que é baseado no Ubuntu que é baseado no Debian, até porque pelo o que eu vi o linux-mint dá os mesmos bugs do Ubuntu só que mais forte, como por exemplo na instalação, aqui no meu hardware o Ubuntu da erro ao instalar o grub, dai eu instalo pelo comando, no mint ele dá o mesmo erro, porem ele trava toda a inicialização, no Ubuntu a minha net cai e não volta mais, no mint ele nem conecta, eu quero uma distro que esteja no nível do Ubuntu com gnome-shell.
Voltando ao assunto, vou usar o Debian, e tirar o máximo de aprendizado dele, quem sabe eu até consiga andar com minhas próprias pernas nas outras distros ditas "mais faceis"

Não sei se estou certo, mas acho que o debian 5 é com gnome 'original de fábrica', não é? O debian 6 é com kde.


Debian 6 vem com Gnome 2.32

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 15:45 »
Pelo o que eu estou vendo nesses comentários o Debian é para usuários mais avançados, será uma boa experiência para mim, eu não estou procurando uma distro com KDE, pelo contrario, eu quero uma com gnome-shell, mas não quero uma distro que seja baseada eu uma distro que já é baseada em outra, como o linux-mint que é baseado no Ubuntu que é baseado no Debian, até porque pelo o que eu vi o linux-mint dá os mesmos bugs do Ubuntu só que mais forte, como por exemplo na instalação, aqui no meu hardware o Ubuntu da erro ao instalar o grub, dai eu instalo pelo comando, no mint ele dá o mesmo erro, porem ele trava toda a inicialização, no Ubuntu a minha net cai e não volta mais, no mint ele nem conecta, eu quero uma distro que esteja no nível do Ubuntu com gnome-shell.
Voltando ao assunto, vou usar o Debian, e tirar o máximo de aprendizado dele, quem sabe eu até consiga andar com minhas próprias pernas nas outras distros ditas "mais faceis"

Pelo site oficial: http://www.debian.org/releases/stable/i386/release-notes/ch-whats-new.pt.html

Debian GNU/Linux é mais uma vez lançado com vários ambientes de trabalho e aplicações. Entre outros agora inclui o ambiente de trabalho GNOME 2.30[1], KDE 4.4.5, Xfce 4.6.2, e LXDE 0.5.0. As aplicações de produtividade foram também actualizadas, incluindo os conjuntos de escritório OpenOffice.org 3.2.1 e KOffice 2.2.1 assim como o GNUcash 2.2.9, GNUmeric 1.10.8 e Abiword 2.8.2.

Não sei se estou certo, mas acho que o debian 5 é com gnome 'original de fábrica', não é? O debian 6 é com kde.


Debian 6 vem com Gnome 2.32

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 16:22 »
Ou então tentaria outra distro que tivesse como padrão o Kde.

Das distros baseadas no KDE a que mais gostei foi o OpenSUSE. Único porém que vi nele, quando testei, foi não ter conseguido colocar 100% em português toda a interface gráfica dele. Tirando isso achei ótimo sistema operacional baseado em KDE.
Para quem quer testar algo a mais, também em KDE, temos o Fedora, muito bom tbm.
Agora o mais fácil de se utilizar com KDE é sem dúvida o Mandriva, principalmente a versão 2011. Tá praticamente toda automatizada a instalação de pacotes e a atualização logo após a instalação e a primeira utilização.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 20:17 »
Ah, só lembrando que o Debian é uma das distros mais antigas e mainstream existentes. Se não for usa-lo como servidor web (onde ele é mais usado), vale a experiência de somente instala-lo para saber mais sobre o sistema e o Linux em si. Mais por curiosidade mesmo.  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 23:17 »
O Debian é tranquilo de usar. Você instala e pesquisa na net como acertar detalhes (como codecs e etc) e vai usá-lo sem problemas.

A única coisa é que (ao menos a última vez que usei) ele é um pouco mais feio, fontes mais feias, até o ponteiro do mouse é (ou era) assim, mas não é um bicho de sete cabeças.

A sim, ele é bem estável.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 23:38 »
Existe uma imagem com o kde e outra xfce + lxde, alem da com gnome (que é a padrão).
O Ubuntu aplica um patch no cairo, ele muda a forma como as fontes são renderizadas em monitores lcd. Acho que a versão disponível no Debian não tem ele.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 11:28 »
1-instalação facil se vc deixar o hd particionado e se baixar o 1ºdvd de instalação
2-dá mais trabalho p/ deixar a distro pronta p/ multimidia e p/ ativar placa-video >> afinal o foco do debina não é uso em desktops/notebooks
eu só recomendo debian p/ usuarios intermediarios e que não tenham preguiça de catar as dicas forum e wiki da distro
se vc deseja algo menos trabalhoso fike com ubuntu mesmo

Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Quem usa Ubuntu consegue usar Debian?
« Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 15:54 »
Eu tentei... só tentei também kkk  :D