Autor Tópico: Dificuldade com script ao iniciar  (Lida 3622 vezes)

Offline ricardohd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Dificuldade com script ao iniciar
« Online: 08 de Fevereiro de 2012, 20:05 »
Pessoal.

Boa tarde.

Sou usuario do Ubuntu 11.10 e tenho um servidor na rede compartilhando algumas pastas.
Criei um script para otimizar essa parte de mapeamento com o nome de Mapear.sh e coloquei ele dentro de /etc/init.d, ele funciona perfeitamente se eu executar $ sudo /etc/init.d/./Mapear.sh

O problema é que, já tentei de diversas formas, e não consigo colocar o bendito para iniciar com a maquina, sempre que reinicio o pc tenho que manualmente aplicar o comando.

Alguém possui um script rodando ao iniciar o pc com o ubuntu 11.10 que possa dar uma dica? Acredito que deve ter alterado algo com relação as outras versões.

Obrigado.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Dificuldade com script ao iniciar
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 22:10 »
O Ubuntu já há um bom tempo, adotou o upstart e desde então, vem mudando todos os script de inicialização pra esse formato. É a forma preferencial, mas não é a única (pra rodar algo quando liga). Usando a ferramenta de pesquisa do fórum, você consegue maiores detalhes.

Offline fpissarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 246
    • Ver perfil
    • Lost in the e-Jungle
Re: Dificuldade com script ao iniciar
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 03:00 »
O problema é que, já tentei de diversas formas, e não consigo colocar o bendito para iniciar com a maquina, sempre que reinicio o pc tenho que manualmente aplicar o comando.

Colocar um script em /etc/init.d é apenas o primeiro passo.
Vocẽ também tem que criar um link simbólico em um dos diretórios associados com runlevel:

Código: [Selecionar]
$ sudo ln -s /etc/init.d/Mapear.sh /etc/rc3.d/S80Mapear
Aqui criamos o link simbólico para o runlevel 3 com prioridade 80 para o START.

Outra maneira de fazer isso é usar o programa update-rc.d (mas, para isso, livre-se da extensão .sh do seu script):

Código: [Selecionar]
$ sudo update-rc.d Mapear defaults 80 20
Isso criará links em /etc/rc2.d, /etc/rc3.d, /etc/rc4.d e /etc/rc5.d com o nome S80Mapear, e em /etc/rc0.d /etc/rc1.d e /etc/rc6.d com o nome K20Mapear.

Conulte a manpage do update-rc.d e o arquivo de template /etc/init.d/skeleton. Consulte também o Debian Policy Manual. Outra fonte de informação é:

Código: [Selecionar]
$ man 7 runlevel
[]s
Fred

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2012, 03:11 por fpissarra »