Autor Tópico: Linux em um MicroSD de 16G  (Lida 2796 vezes)

Offline mdunguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Linux em um MicroSD de 16G
« Online: 05 de Fevereiro de 2012, 15:40 »
Senhores boa tarde.

Tal como o título deste tópico fiz uma instalação mínima do Ubuntu Server 10.04.3 amd64.
O equipamento é um servidor Intel Xeon 8 núcleos com 16 GB de RAM e 02 HDs de 1TB fazendo raid 10.
Preparei/particionei/formatei um MicroSD 16G, para receber o SO, da seguinte forma:

- Primária > 128MB > ext2 > /boot
- Lógica > LVM > 1GB > ext3 > /
- Lógica > LVM > 1GB > ext3 > /home
- Lógica > LVM > 1GB > ext3 > /tmp
- Lógica > LVM > 4GB > ext3 > /var
- Lógica > LVM > 8GB > ext3 > /usr (Inclusive dentro desta pasta está também a /usr/local)

Preparei/particionei/formatei os HDs de 1TB, fazendo raid 10, da seguinte forma:

- Primária > LVM > 10GB (Iniciais) > ext3 > /raid10/data/vms

Nos hds pretendo instalar máquinas virtuais.

Durante a instalação do Ubuntu selecionei as seguintes opções no menu de instalação:

- openssh server;
- print server;
- virtual machine host.

Alguém pode me dar uma opnião sobre o tema?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Linux em um MicroSD de 16G
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 13:18 »
Sou da minha humilde opinião que você "matou" o desempenho do seu servidor ao instalar o sistema num Cartão MicroSD!  Se isso já não bastasse eles não são seguros, corrompem com certa facilidade, então eu pergunto, é mesmo um cartão MicroSD ou você quis dizer um HD SSD?  Pois pra mim não faz sentido montar um servidor em cartão de memória MicroSD!

Outra coisa, RAID 10  não se faz com 4 HDs?  ::) ::) ::)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Linux em um MicroSD de 16G
« Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 14:17 »
Independente das considerações do galactus (pertinentes), notei que vc particionou seu sistema em ext3. Eu usaria ext4, o Ubuntu Lucid já suporta.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Linux em um MicroSD de 16G
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 16:22 »
Se na for um SSD e se voce vai usar LVM nao vejo por que usar o micro sd, ate pq é lento e como o galactus falou corrompe com certa facilidade, 24/7 no micro sd é algo no minimo temeroso. Com o LVM eu instalaria no conjunto de HDs mesmo.
Ubuntu Linux 10.10

Offline mdunguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Linux em um MicroSD de 16G
« Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 09:30 »
Ok, obrigado pelas dicas.
Mas tenho mais uma pergunta:
Se estou a instalar um sistema mínimo para rodar um servidor, não é desperdício de espaço ocupar mais do que o necessário para o sistema base em um servidor.
Vejamos, pela minha configuração, acredito que um servidor, em modo texto com o modo gráfico em stand-by, rodará muito bem nesse pequeno tamanho, então se compro um hd de 1TB para só utilizar esse mínimo de espaço, não se torna desperdício deixar um espaço vazio, no mesmo HD, ou particioná-lo em partições maiores mas que na verdade ele só irá utilizar o valor que eu defini aqui nas partições.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Linux em um MicroSD de 16G
« Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 10:53 »
Citar
Se estou a instalar um sistema mínimo para rodar um servidor, não é desperdício de espaço ocupar mais do que o necessário para o sistema base em um servidor.
Isso foi uma pergunta, não? Se foi, a resposta é "sim". Mas a busca de economia de espaço não pode ser mais importante que a busca de desempenho e estabilidade.

Seu problema não é o tamanho da unidade, mas sim o seu desempenho --- ela é mais lenta que um HD --- e a sua estabilidade --- ela corrompe com facilidade. Ou seja, pode ser que não compense seu uso como base para um servidor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Linux em um MicroSD de 16G
« Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 12:36 »
eu faria asssim com os HDs:

Primária > 128MB > ext4 > /boot
- Lógica > LVM > 10GB > ext4 > /
- Lógica > LVM > 1GB > ext4 > /home
- Lógica > LVM > 5GB > ext4 > /var
- Lógica > LVM > resto do espaço > ext4 > /dados

o desepenho sera bem melhor so com os hds, sem o SD, e usando a propria LVM pra instalar o sistema, e ainda fica dinamicamente expansivel. Nao vejo absolutamente nenhuma vantagem em usar o SD Card. Mas seria bom voce falar mais sobre oque essa maquina vai comportar, pois estou falando isso cosiderando um uso generico.

ps: SD Card 24/7 eu nao dou 15 dias pra corromper, o sistema nao subir e tu ficar sem servidor por um longo e temeroso inverso considerando que no post anterior nao foi citada qualquer redundancia de seguranaça pra esse SD Card.

Ubuntu Linux 10.10

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Linux em um MicroSD de 16G
« Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2012, 13:57 »
Essa questão do desempenho do SD Card poderia ser melhorada com um ramdisk. Mas ainda fica a questão da possibilidade de corrupção do sistema, e de acordo com o tempo que o servidor ficar sem reiniciar, isso pode se acumular por bastante tempo antes de ser percebido.

Por outro lado, não seria difícil pensar em um esquema onde o mdunguel teria na verdade dois SD Cards, um clone do outro. Assim caso um deles corrompesse, tudo que ele precisaria seria trocar o cartão por outro íntegro. O problema passaria a ser apenas a atualização do sistema, e como manter as duas cópias sincronizadas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mdunguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Linux em um MicroSD de 16G
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 12:31 »
Essa questão do desempenho do SD Card poderia ser melhorada com um ramdisk. Mas ainda fica a questão da possibilidade de corrupção do sistema, e de acordo com o tempo que o servidor ficar sem reiniciar, isso pode se acumular por bastante tempo antes de ser percebido.

Por outro lado, não seria difícil pensar em um esquema onde o mdunguel teria na verdade dois SD Cards, um clone do outro. Assim caso um deles corrompesse, tudo que ele precisaria seria trocar o cartão por outro íntegro. O problema passaria a ser apenas a atualização do sistema, e como manter as duas cópias sincronizadas.

Como faço esse ramdisk?
Seria interessante existir um linux embarcado nesse dispositivo.