Autor Tópico: Host no Apache2 e no ubuntu instalado em uma virtual box dentro do windows 7  (Lida 1525 vezes)

Offline danielMilk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil

Caros!

Sou iniciante do linux e estou tentando sediar um host na internet usando Apache2. Ele esta funcionando bem dentro do linux quando acesso via Firefox do Ubuntu. Mas quando saio da virtual box e uso por exemplo o internet explorer que esta no windows 7, eu nao consigo acessa-lo. Nao consigo acessa-lo de outra maquina também. [Estou tentando acessa-lo usando o endereco do site] Como devo fazer para acessar esse site do windows ou outra maquina? Alguem pode me explicar. Desculpe se nao estou me expressando bem, mas estou usando linux ha dois dias.

1) O firewall do windows esta desligado.

2) Meu setup eh o seguinte:

[config do site]

<VirtualHost *:80>

   ServerName zzzhomeTeste.net
   ServerAlias www.zzzhomeTeste.net zzzhomeTeste.net
   DocumentRoot /home/daniel/HomePage/

   <Directory /home/daniel/HomePage/>
      AllowOverride None
      Options ExecCGI
      Order allow,deny
      Allow from all
   </Directory>


</VirtualHost>



[Arquivo hosts dentro do /etc/]

127.0.0.1       localhost
127.0.1.1       daniel-VirtualBox
127.0.0.1       zzzhomeTeste.net www.zzzhomeTeste.net

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Host no Apache2 e no ubuntu instalado em uma virtual box dentro do windows 7
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 10:57 »
Citar
[Estou tentando acessa-lo usando o endereco do site]
Crie uma linha no arquivo "hosts" do windows, com o endereço do site, de forma que vc possa abrí-lo pelo nome, e não pelo endereço. Se você abre pelo endereço, o virtualhost não funciona.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline danielMilk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Host no Apache2 e no ubuntu instalado em uma virtual box dentro do windows 7
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 18:09 »
Caro Zekker!

Muito obrigado por sua resposta.

Eu implementei a sua resposta, mas continua nao funcionando. De acordo com outros tutoriais que vi na rede deveria funcionar, mas isso nao esta ocorrendo.

Em particular, eu alterei a configuracao de rede da minha virtual box para host only, usando o comando ifconfig dentro do linux eu peguei o endereco de IP e inclui a seguinte linha no arquivos hosts do windows:

192.168.56.101          zzzhomeNeste.net www.zzzhomeTeste.net

Como nao funcionou,

alterei a linha do hosts do ubuntu

 127.0.0.1       zzzhomeTeste.net www.zzzhomeTeste.net

para
 
192.168.56.101       zzzhomeTeste.net www.zzzhomeTeste.net


e também a primeira linha da configuracao do site para

<VirtualHost 192.168.56.101:80>

conforme sugerido no http://friendlydrupal.com/screencasts/drupal-development-ubuntu-virtualbox-part-6-serving-websites-ubuntu-windows

também nao funcionou.

Parece que todo o problema esta fora do linux, pois com essas modificacoes continua acessando dentro do linux, mas quando saio do linux, nao funciona.

Vc tem mais alguma ideia?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Host no Apache2 e no ubuntu instalado em uma virtual box dentro do windows 7
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 20:08 »
Sim, q tal fazer o q eu sugeri, e cadastrar esse endereço na máquina windows?
Pq vc fez um monte de coisas, mas não o q eu sugeri.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline danielMilk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Host no Apache2 e no ubuntu instalado em uma virtual box dentro do windows 7
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 21:52 »
Caro Zekker!

Desculpe-me, eu acho que nao entendi. Pensei que tinha feito o que voce tinha sugerido.

Desculpe-me minha ignorancia, mas pensei que o que voce tinha sugerido era isso. Inlcuir essa linha no hosts do windows:

192.168.56.101          zzzhomeNeste.net www.zzzhomeTeste.net

Se nao for abusar, vc pode me explicar qual foi sua sugestao? Nao tenho pratica nessas coisas.

Depois do dia todo tentando, conseguir acessar pelo windows transformando o endereco do ubuntu acima em um endereco estatico 192.168.56.11.

Mas mesmo assim continua sem acesso de outro computador.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Host no Apache2 e no ubuntu instalado em uma virtual box dentro do windows 7
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 22:51 »
Sim, foi isso, e apenas isso. Isso basta pra que vc consiga abrir o seu site pelo nome nessa máquina windows. Com isso você vai poder testar seu site nesse computador (e apenas nesse).

Se quiser fazer o teste em outra máquina, tem que repetir o procedimento. Parece contraproducente, pouco eficiente, etc? E é... por isso foi criado o DNS.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D