Autor Tópico: Tuto: Baixar arquivos pelo shell e programá-lo pra desligar sozinho ao terminar  (Lida 2380 vezes)

Offline rangelsrn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • @rangelsrn
Pessoal, esta dica aqui é bem pertinente para todos nós. Trata-se de fazer o download de um arquivo da internet utilizando o terminal de comandos e, além disso, programar o console pra desligar o PC quando o download for concluído. Bem simples, nada como uma boa pesquisa pra trazer as informações. Segue o comando:

Código: [Selecionar]
$ wget -c link do arquivo; sudo shutdown -h now
Só copiar e colar o comando acima com o devido link do arquivo a ser baixado. Por exemplo, se eu quero baixar o Firefox pro ruindows pelo site do baixaki, eu entro no baixaki, procuro pelo firefox e clico no link Clique aqui para baixar e escolho o local onde vou salvar o arquivo. Quando o download inicia (na caixa de downloads normal do seu firefox já instalado), eu o cancelo, clico com o botão direito nele e depois clico na opção Copiar link.
Então, o comando ficaria assim:

Código: [Selecionar]
$ wget -c http://mozilla.c3sl.ufpr.br/releases//firefox/releases/9.0.1/win32/pt-BR/Firefox%20Setup%209.0.1.exe; sudo shutdown -h now
'wget' é o comando usado pra fazer o download do arquivo;

'-c' é um comando pra que o download recomece de onde parou caso tenha dado problema na hora de baixar. Assim, se o download der problema, o console interpretaria como download concluído e desligaria o sistema e perderia o download;

'shutdown -h now' é o comando que fará o console desligar o sistema quando o download for concluído com sucesso.

Pra evitar que o console, ao terminar o download, peça sua senha de administrador pra desligar o sistema, ao entrar no terminal, logue-se como root, através do comando

Código: [Selecionar]
sudo su
colocando sua senha. Daí então, o comando ficaria assim:

Código: [Selecionar]
# wget -c arquivo; shutdown -h now
Este comando é ótimo pra deixarmos baixando aquele filme ou aquela discografia com mais de 300mb de tamanho. Ou até mesmo o cd de instalação do Ubuntu. Foi ele minha primeira tentativa de sucesso na hora de utilizar este comando.

Espero que tenham gostado da dica. Quem souber outros comandos, vai passando aqui nos comentários. Eu mesmo quero saber se dá pra usar este mesmo comando de desligar automaticamente ao fazer aquela atualização mais lenta do ubuntu, o apt-get upgrade. Será que se eu fizer assim, dará certo:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get upgrade; shutdown -h now
Não testei ainda porque minha net é muito lenta, o upgrade demoraria, no mínimo, umas 15hrs, e tenho receio do micro não desligar e esquentar. hehehehe

Falou!
Não existe trabalho ruim. O ruim é ter que trabalhar.