Autor Tópico: Instalar Arquivo com Extensão .run | Instlar driver de placa de vídeo  (Lida 2073 vezes)

Erick Ribeiro

  • Visitante
Olá galera! Eu baixei um driver para minha placa de vídeo ATI Radeon X1200 Series e ele veio em formato .run, porém não estou conseguindo instalar. O que eu faço?
obs.: estou usando Lubuntu e o arquivo abre com o programa abiword.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2012, 21:37 por Erick Ribeiro »

Erick Ribeiro

  • Visitante
Re: Instalar Arquivo com Extensão .run
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2012, 21:19 »
Consegui instalar gente. Eu vi no site que a AMD não dá suporte/atualização a minha placa de vídeo por ser mais antiga, e a instalação só funciona com versões antigas do Ubuntu (8,10 ou anterior).
Problema:
Aparecia o seguinte erro quando eu tentava instalar:

Created directory fglrx-install.YLYMbv
Verifying archive integrity... All good.
Uncompressing ATI Proprietary Linux Driver-8.593...
==================================================
ATI Technologies Linux Driver Installer/Packager
==================================================

Error: ./default_policy.sh does not support version
default:v2:i686:lib::none:2.6.28-13-generic; make sure that the version is being
correctly set by --iscurrentdistro
Error: ./default_policy.sh does not support version
default:v2:i686:lib::none:3.0.0-1-486; make sure that the version is being
correctly set by --iscurrentdistro

Resolvi seguindo as dicas no link a seguir: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=239797

Erick Ribeiro

  • Visitante
Re: Instalar Arquivo com Extensão .run
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2012, 21:36 »
Os comandos acimas não funcionaram
O exemplo acima não funcionou, acabei de fazer teste e não recomendo testar. Porém, li um post do noso amigo André Gondim e é muito simples e funcionou:

Se você quer instalar o driver de vídeo proprietário mais novo veja abaixo como proceder.
Instale repositório primeiro, pelo Terminal faça:


Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
Para instalar o driver Nvidia faça:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nvidia-current nvidia-current-modaliases nvidia-settingsPara instalar dirver  ATI/AMD faça:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install fglrxCaso você já tenha um driver proprietário antigo, apenas faça a atualização. Depois de inserir o repositório acima, faça:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update; sudo apt-get upgradeApós reiniciar a máquina terás o driver proprietário.


Fonte: http://andregondim.eti.br/ubuntu/driver-proprietario-nvidia-ou-atiamd-no-ubuntu/
Créditos para André Gondim
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2012, 21:41 por Erick Ribeiro »

Erick Ribeiro

  • Visitante
Re: Instalar Arquivo com Extensão .run | Instlar driver de placa de vídeo
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2012, 22:06 »
A instalação Funcionou. O comando acima instala o AMD Catalist Control Center, porém o Ubuntu não abre o prorama. Pelo que eu pesquisei, A AMD não oferece mais suporte e eu acho que isso não vai funcionar mesmo, como também visto em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=44e8a860ad469ac1c954eec958894fa2&topic=84341.15

aparece o erro:
Houve um problema ao iniciar o Catalyst Control Center edição Linux.  Pode ter sido causado pelo seguinte.

Não há driver gráfico AMD instalado ou o driver gráfico AMD não está funcionando corretamente.
Instale o driver AMD driver adequado ao seu hardware AMD, ou configure usando aticonfig.

Espero que meu post sirva para alguém, e qualquer ajuda poderá ser postada aqui
um abraço a todos!