Autor Tópico: Programar para ubuntu  (Lida 17488 vezes)

Offline diogo aleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Programar para ubuntu
« Online: 06 de Janeiro de 2012, 19:41 »
Boa tarde

Sou novo no ubuntu, embora tenha explorado durante vario tempo o red hat 8 na altura, esqueci muita coisa. Hoje em dia utilizo o ubuntu como o meu unico s.o.

A questão é a seguinte. O que eu queria saber, é como fazer um programa para ubuntu, em que lingua. Já agora tambem explorar o kernel, como lá chego.

Digo isto porque fui obrigado a intelar varias ferramentas no s.o como oracle e compiladores diversos, e muitas vezes tive de recorrer ao terminal... E gostei. Então queria de alguma forma contribuir para este grande sistema operativo,  já que acho que posso, logo tambem acho que devo e quero.

Se alguem me pudesse dar uns links de pdf's para minha leitura, sobre os temas abordados agradecia.

Abraço

PS: Grande forum, já tinha cá andado como visitante e agora que me registei tou a gostar ainda mais disto..

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Programar para ubuntu
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2012, 21:23 »
Acho que o kernel é desenvolvido em C, assim como LibreOffice.

Algumas ferramentas são desenvolvidas em python.

Pode começar por aí pra começar a estudar. Depois procure um projeto pequeno que possa ajudar.

E sim, provavelmente você precisará de outra linguagem... Inglês :)

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Creto

  • Visitante
Re: Programar para ubuntu
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2012, 09:49 »
Olha não estou nem perto do conhecimento do grande agente100gelo, interesse tenho e por isso quase todos os dias reservo meu momento "programador" lendo o livro online do Julio Neves pois meu interesse é em bash, mas colocarei uns links para que se você queria olhar:

http://www.julioneves.com/

http://aurelio.net/shell/

Canivete Suiço do shell script

http://aurelio.net/shell/dialog/

Resumo simplificado de como fazer um shell script

Manual em português do SED

Fonte: Biglinux blog

T+

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Programar para ubuntu
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2012, 16:30 »
O kernel é escrito em C. Alguns passos que podem facilitar a sua vida:

Assine a lista de e-mail de desenvolvimento do projeto.
Verifique o código existente e, se existir, leia o livro de estilo (não basta que o código funcione).
É interessante começar com contribuições pequenas (bug fixes, em alguns projetos os mais fáceis são até marcados).
Envie a contribuição no canal apropriado (git pull, diff no bugtracker ou o que for).

Offline C Man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Programar para ubuntu
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 19:34 »
Cara, depende mais do que você quer fazer. Tem varias opções como C, C++ Perl,Python entre muitas outras. Essas que citei já vem com compilador/interpretador nativo,então é abrir o gedit ou equivalente e começar.
A maioria dos programas,incluíndo o próprio sistema, foi escrito em C.