Autor Tópico: Restaurar o Ubuntu [Resolvido]  (Lida 2139 vezes)

Offline Donald

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Restaurar o Ubuntu [Resolvido]
« Online: 24 de Dezembro de 2011, 19:01 »
Pessoal...

Hoje fui mexer no Compiz do Ubuntu para habilitar o efeito cubo e apareceu uma mensagem lá que eu não poderia selecionar a alternativa do Cubo porque o plugin (se não estou enganado) entraria em conflito com não sem quem. O Fato é que tentei contornar o problema e não consegui habilitar o cubo, voltei lá e desabilitei o negócio e aí a coisa degringolou. Tudo sumiu. Eu ligo o Computador, faço login e aparece a imagem de fundo de tela, mas não aparece a barra de tarefas no lado esquerdo, não aparece botão de desligar no alto da tela, não aparece nada.

Não dá pra fazer nada no computador, pra mim reiniciar a máquina, tenho que apertar "ALT + PRINT Screen + B". Então andei investigando uns fóruns e descobri uma dica (https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2008-June/041770.html) que envolve iniciar o Ubuntu em modo Texto, digitar o login e a senha e depois fazer alguns comandos para o restauro. Mas aí eu ligo o pc, aperto Ctrl+Alt+F1 e ele entra no modo texto. Pede o Login e o Password, digito e aparece a mensagem de Login incorrect. Mas o mesmo login funciona no ambiente gráfico.

Ainda não ativei a conta root. Será que é por causa disso?

O Ubuntu que estou mexendo é o 11.10 e instalei faz uns 3 dias.

Será que preciso reinstalar de novo ou tem uma maneira de contornar isso?

Qualquer ajuda é bem vinda

Abraço a todos e Feliz Natal.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2011, 18:54 por Donald »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Restaurar o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2011, 19:29 »
Citar
Ainda não ativei a conta root. Será que é por causa disso?
Como assim? Na instalação ao preencher o nome de usuário e senha o sistema já cria essa conta. Tanto que se vocÊ passar para o terminal puro (Ctrl+Alt+F1 para entrar e Ctrl+Alt+F7 para voltar) você terá que preencher o nome de usuário e senha. Se preencher root como usuário e a senha que cadastrou será o superusuário.

É preciso digitar a senha e observar se o numlock está ativado
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline YAZID

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Restaurar o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2011, 13:49 »
observe o numlock e o capslock se estão ativados/desativados

Se você mudou as configurações do Unity e ficou uma meleca ou simplismente não gostou, saiba que existe um modo fácil de resetar o Unity.

Para fazer o reset de todas as opções do Unity para os valores padrão, digite ou cole no terminal o comado:

unity --reset

Para restaurar só os ícones da barra lateral use:

unity --reset-icons

Caso os comandos anteriores não funcionarem será necessário restaurar todas as opções do Compiz.  Esta solução fará com que todas as opções do Compiz fiquem com os valores padrão. É uma solução radical, no entanto, pode ser a única para determinadas situações em que o Unity não responde corretamente.

gconftool-2 --recursive-unset /apps/compiz-1

Para assegurar o perfeito funcionamento, executar este comando novamente:

unity --reset

Depois disso reinicie o Ubuntu ou a sua sessão.


Fonte ubunted!

Offline Donald

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Restaurar o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2011, 18:53 »

Pessoal, quero agradecer a colaboração, segui a sugestão do YAZID e o problema foi 100% resolvido. O passo-a-passo foi o seguinte: Na tela de login selecionei a opção "GNOME Classic", por ali, consegui acessar o terminal e ele não me pediu a senha novamente. Digitei o comando  "unity --reset", dei um enter e tudo voltou ao que era antes. Valeu mesmo pela ajuda.

Aliás, alguém sabe de algum manual, ou algum site, livro ou qualquer coisa que ensine a trabalhar com o terminal sem problemas. Qual é a linguagem de programação que devo estudar pra trabalhar ali sem problemas?

Mais uma vez valeu pela ajuda.

Abraço a todos.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Restaurar o Ubuntu [Resolvido]
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2011, 22:42 »
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits