Autor Tópico: Particionamento de HD para instalação do ubuntu: uma atenção que evita problemas  (Lida 43313 vezes)

Offline chelios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Particionamento de HD para instalação do ubuntu: uma atenção que evita problemas
« Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2012, 22:17 »
Essa Dica Serve Pra Quem Usa um "Desktop" Tbm?

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Particionamento de HD para instalação do ubuntu: uma atenção que evita problemas
« Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2012, 22:28 »
A dica serve para desktop, com a diferença de que, por não necessitar do recurso hibernar, se o desktop tiver pelo menos 2GB de memória, vocÊ pode definir a partição swap com 256MB ou até eliminá-la.
a principal vantagem de se fazer esse particionamento é a segurança dos dados pessoais e a facilidade de se atualizar ou formatar o sistema, já que com a /home em partição separada, caso acontece uma corrupção no sistema, os dados guardados na /home podem ser restabelecidos com uma nova instalação, desde que se defina a partição /home como a nova /home
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Aknaton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Particionamento de HD para instalação do ubuntu: uma atenção que evita problemas
« Resposta #17 Online: 28 de Setembro de 2014, 21:42 »
Boa noite !
Muito bom esse tutorial!
Gostaria de saber como assistir aos vídeos citados, pois estão como particular?
Muito obrigado, um abraço! ???

clodoaldops

  • Visitante
Como me  livrei do windows , atualmente meu hd está assim
sda1...ext4.../...linux-1
sda2...ext4.../...linux-2
sda3...swap
sda4...ntfs... BKP (documento/fotos/videos/musicas)

http://i.imgur.com/Y8Ii0AS.png
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 14:32 por clodoaldops »

Offline advi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
GPT
« Resposta #19 Online: 01 de Outubro de 2014, 20:51 »
Este tutorial está ok, só está desconsiderando que existe a partição GPT !!!  ::)

GPT é outro modo de dividir o disco, diferente do MBR.

GPT é o novo método de dividir o disco, compatível com a UEFI (proteção do boot, que veio a partir do Windows 8).

Vantagem do GPT: pode ter quantas partições quiser. Não há a clássica limitação entre partições primárias e lógicas. E é compatível com a nova proteção de BIOS, padrão dos novos computadores.

Desvantagem do GPT: só admite 1 único sistema operacional no disco!!!  :o

Um colega meu comprou um computador que veio com o Windows 8 com o GPT. Eu consegui instalar o Ubuntu 64 bits. Entretanto, depois, o computador dele só funcionava com Ubuntu, e não funcionava mais com o Windows 8.

Depois, restaurei o Windows 8, e não era mais possível usar o Ubuntu.

Isto é o GPT. Só admite 1 único sistema operacional.

Como ele queria ter os 2 sistemas operacionais, tive que "destruir o HD", passando de GPT para MBR. :P

Com o MBR, finalmente consegui instalar o Ubuntu 64 bits junto com o Windows 8.  :D

Confira este vídeo passando de GPT para MBR: https://www.youtube.com/watch?v=8s1BSk77csY

Fui!

Obs: destruir o HD significa que você obrigatoriamente vai perder tudo o que tiver no HD.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2014, 21:02 por advi »
Ezcreve herrado é coiza de quem uza o IE6. Eu uso Firefox com dicionário de português! 8)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Caro advi, eu tenho o meu Notebook DELL em Dual Boot Windows 8.1  + Linux Mint 17 com HD em GPT!


Por favor, reveja o que foi que saiu errado na formatação do seu amigo, pois é possível ter o seu sistema em dual boot com GPT no HD!

Existem alguns tutos espalhados que ensinam como fazer o serviço!

Veja o meu paticionamento no Gparted, note no lado esquerdo da foto "Tabela de partição GPT":

https://imageshack.com/f/eyZJ1Dysp

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline advi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
O notebook do meu colega também era da Dell.

E fiz de tudo, e não consegui colocar Windows + Ubuntu 12.04 64 bits no HD com GPT.

Depois da conversão para MBR, tudo funcionou.

Você tem alguma dica de como instalar o Ubuntu, preservando o Windows, com GPT?

Tem algo diferente, especial, que deva se configurar no HD com GPT?

Ezcreve herrado é coiza de quem uza o IE6. Eu uso Firefox com dicionário de português! 8)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
O que eu fiz foi simples, alterei a BIOS para modo "Legacy" e instalei o Mint. Então pra entrar no Windows 8.1 uso UEFI, no Linux Legacy! O grub no modo Legacy não "vê" o Windows 8.1 ! E no modo UEFI o Windows 8.1 entra direto. Já meu colega, que também tem um DELL, perferiu manter o UEFI ativo e instalou o Mint também em dual Boot com o 8.1 . Não sei dizer o que ele fez, mas não mexeu em nada no GPT do HD dele. Depois eu pergunto pra ele e digo aqui, mas que ele não mexeu no GPT, ele não mexeu!

Aqui um tutorial completo do Ubuntu + Windows 8.1 em dual Boot + GPT + UEFI:

http://www.dedoimedo.com/computers/dual-boot-windows-8-ubuntu.html
« Última modificação: 01 de Outubro de 2014, 22:28 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2