Autor Tópico: Manual Completo do Wine em Português (br)  (Lida 1390 vezes)

Offline mozartnet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Manual Completo do Wine em Português (br)
« Online: 21 de Fevereiro de 2024, 15:16 »
Boa Tarde!

Por favor, alguém sabe onde eu posso encontrar um manual completo do Wine em português (br)?

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Manual Completo do Wine em Português (br)
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 17:17 »
Manual completo eu desconheço. E, sendo bem sincero, se existisse eu provavelmente ainda recomendaria as versões em inglês, já que nossa literatura nesse segmento basicamente advém de traduções (parciais) de conteúdos "completos" que estão originalmente disponíveis somente em língua inglesa.

Já os manuais básicos em pt você encontra: é (por exemplo) o caso deste.

Caso sua necessidade seja pequena e temporária, o manual básico anteriormente citado provavelmente atenderá sua necessidade. Você também pode usar o Google Chrome (ou Chromium) para acessar o Guia do Usuário do Wine no website oficial do projeto (WineHQ) e então mandar seu navegador traduzir a página de inglês para português.

Mas, no fim das contas, qualquer pessoa que tenha a intenção de no médio e longo prazo se enveredar não só pelo "universo" Wine mas pelo da própria T.I. (genericamente falando) inevitavelmente terá de dar um jeito de aprender inglês, caso contrário vai sempre vivenciar dificuldades ao tentar encontrar conteúdos didáticos mais completos, abrangentes etc.: toda novidade, nova tecnologia, todo novo conhecimento, ferramenta, paradigma, linguagem etc. que surge na T.I. sempre é documentado/a primeiro em inglês e somente depois é parcialmente documentado em português - isso quando não fica sem tradução nenhuma.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline mozartnet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Manual Completo do Wine em Português (br)
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 18:46 »
Manual completo eu desconheço. E, sendo bem sincero, se existisse eu provavelmente ainda recomendaria as versões em inglês, já que nossa literatura nesse segmento basicamente advém de traduções (parciais) de conteúdos "completos" que estão originalmente disponíveis somente em língua inglesa.

Já os manuais básicos em pt você encontra: é (por exemplo) o caso deste.

Caso sua necessidade seja pequena e temporária, o manual básico anteriormente citado provavelmente atenderá sua necessidade. Você também pode usar o Google Chrome (ou Chromium) para acessar o Guia do Usuário do Wine no website oficial do projeto (WineHQ) e então mandar seu navegador traduzir a página de inglês para português.

Mas, no fim das contas, qualquer pessoa que tenha a intenção de no médio e longo prazo se enveredar não só pelo "universo" Wine mas pelo da própria T.I. (genericamente falando) inevitavelmente terá de dar um jeito de aprender inglês, caso contrário vai sempre vivenciar dificuldades ao tentar encontrar conteúdos didáticos mais completos, abrangentes etc.: toda novidade, nova tecnologia, todo novo conhecimento, ferramenta, paradigma, linguagem etc. que surge na T.I. sempre é documentado/a primeiro em inglês e somente depois é parcialmente documentado em português - isso quando não fica sem tradução nenhuma.

Muito obrigado, Sampayu.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Manual Completo do Wine em Português (br)
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2024, 21:06 »
De nada.

Eu me esqueci de comentar que na wiki do Debian também há uma (pequena) entrada a respeito do Wine: é bem básica, mas também joga um pouco de luz sobre a instalação e configuração desse programa.
Yuri Sucupira ("Sampayu")