Autor Tópico: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente [resolvido]  (Lida 8399 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Uso o Ubuntu 12.04 (64 bits) no meu notebook Dell XPS e sou usuário do Ubuntu desde a 8.10.

Nunca tive problemas com a minha rede wireless. Ontem, apenas para testar, usei o Bluetooth do note pela 1a. vez. Depois de usar, desliguei-o através do ícone no painel do Unity. Imediatamente, fui desconectado também da rede wireless. Quando tentei reativar o Bluetooth através da opção Configurações do Sistema > Bluetooth, estava tudo cinza e eu não consegui clicar em nada.

Quebrei a cabeça tentando ver o que acontecia e, de repente, notei que a luz do wifi estava apagada. Então, ativei o wireless via teclado (<Fn>+<F2>) e aí o wireless voltou. Depois disso, consegui reativar o Bluetooth através das Configurações do Sistema.

Só que, agora, sempre que entro no Ubuntu, tenho que ativar o wireless manualmente através do teclado pois ele vem sempre desativado.

Como faço para deixar ativado permanentemente como ficava antes?

Não sei se ajuda mas o comando rfkill list retorna o seguinte
Código: [Selecionar]
1: dell-wifi: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no
2: dell-bluetooth: Bluetooth
Soft blocked: yes
Hard blocked: no
3: phy0: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no
4: hci0: Bluetooth
Soft blocked: no
Hard blocked: no

Um abraço e obrigado antecipadamente.
« Última modificação: 03 de Julho de 2012, 06:31 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2012, 12:56 »
Olá RamonB,

Vc está com o módulo "dell-laptop" bloqueado?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente
« Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2012, 09:01 »
Vc está com o módulo "dell-laptop" bloqueado?

Olá, Zekkerj,

Não sei se é a melhor forma de ver se o módulo está bloqueado mas pesquisei no Google e, com base nessa pesquisa, dei o comando
Código: [Selecionar]
lsmod | grep dell_laptop
e o resultado foi o seguinte:
Código: [Selecionar]
dell_laptop            18119  0
dcdbas                 14490  1 dell_laptop

Se o comando for outro, por favor, me dê a dica.
Grato.
« Última modificação: 03 de Junho de 2012, 09:08 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2012, 16:30 »
Esses comandos mostraram o módulo carregado. Se está carregado, não está bloqueado (duh).

Pra bloquear:

echo -e "#\nblacklist dell_laptop" | sudo tee /etc/modprobe.d/blacklist-dell.conf

Reinicie a máquina e veja se sua wireless volta ao normal.

EDIT:  Comando corrigido, aspas a mais no final do comando removidas.
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, 12:02 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente
« Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2012, 18:44 »
desculpe me intrometer no assunto.
Eu instalei alguns pacotes sobre bluetooth, mas não deu certo. Até aí, tudo bem, o problema é que a tecla fn+f2 parou de desmutar o som, ou seja, tira mas não devolve o som.

Já removi os pacotes, pois não uso BT mesmo. Mas queria voltar a função de mute/unmute

alguma ajuda? estou usando o lubuntu 11.10

como saber se os pacotes ou módulos de BT estão desligados?

Obrigado.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente
« Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2012, 21:54 »
desculpe me intrometer no assunto.
Eu instalei alguns pacotes sobre bluetooth, mas não deu certo. Até aí, tudo bem, o problema é que a tecla fn+f2 parou de desmutar o som, ou seja, tira mas não devolve o som.

Já removi os pacotes, pois não uso BT mesmo. Mas queria voltar a função de mute/unmute

como saber se os pacotes ou módulos de BT estão desligados?


Ola

O que isto tem a ver com a sessão de Interrnet ?

O assunto tratado aqui é wifi, nada a ver com som.

[]'s

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2012, 08:11 »
desculpe me intrometer no assunto.
Eu instalei alguns pacotes sobre bluetooth, mas não deu certo. Até aí, tudo bem, o problema é que a tecla fn+f2 parou de desmutar o som, ou seja, tira mas não devolve o som.

Já removi os pacotes, pois não uso BT mesmo. Mas queria voltar a função de mute/unmute

como saber se os pacotes ou módulos de BT estão desligados?


Ola

O que isto tem a ver com a sessão de Interrnet ?

O assunto tratado aqui é wifi, nada a ver com som.

[]'s

Eu sei, apenas coloquei aqui, pois o meu problema (com teclas de atalho) ocorreu exatamente por eu mexer com os pacotes do BT, que é o assunto do tópico. Eu também desativei o BT. Quem mexe com BT talvez saiba os pacotes para corrigir as teclas de atalho.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2012, 06:28 »
Esses comandos mostraram o módulo carregado. Se está carregado, não está bloqueado (duh).

Pra bloquear:

echo -e "#\nblacklist dell_laptop" | sudo tee /etc/modprobe.d/blacklist-dell.conf"

Reinicie a máquina e veja se sua wireless volta ao normal.

Zekkerj, vou deixar para testar depois. Estou viajando daqui a pouco e só volto no final de semana.

Mas, até lá, por favor, uma dica: no caso de eu fazer esta alteração e, eventualmente, dar alguma zebra e algo deixar de funcionar, como faço para desfazer a alteração?

Por enquanto, obrigado pela força.

Ramon.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2012, 12:03 »
Pra voltar ao normal basta apagar o arquivo criado.

PS: Observe lá em cima que o comando estava errado, com uma aspa a mais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jcjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2012, 21:21 »
Olá, ubunteiros

Também estou tendo problemas com bluetooth e wireless. Pelo que li a respeito, parece haver um conflito entre o driver proprietário Broadcom STA e o bluetooth. Algumas pessoas relatam tal problema aqui, p.ex.:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1350747

Comigo o bluetooth não funciona e já houve um momento em que o wireless desligou e não consegui ligar de novo: aparecia que estava desativado por hardware. Na verdade, a tecla F2, que ligaria e desligaria o wireless, acaba ligando e desligando o bluetooth.

A propósito, estou em um notebook Dell Inspiron N4030.

Abraços!

PS1.: Consegui ligar a wireless novamente apertando o F2 ao reiniciar o aparelho.
PS2.: Há como desinstalar o bluetooth e tirá-lo da barra de notificações?
PS3.: Uma possível solução para "rededesabilitada por hardware":http://www.vivaolinux.com.br/topico/Rede-Wireless/Rede-sem-fio-desabilitada-por-hardware
« Última modificação: 06 de Junho de 2012, 21:26 por jcjunior »

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Desativei o Bluetooth e agora WiFi só entra manualmente
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2012, 06:29 »
Acabei não fazendo a alteração sugerida por zekkerj e o problema se resolveu na última atualização do ubuntu (acho que no sábado, 30/jun).

De qualquer forma, agradeço aos que tentaram ajudar.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1