Autor Tópico: Personalizando o Ubuntu 11.10  (Lida 22057 vezes)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Personalizando o Ubuntu 11.10
« Online: 07 de Dezembro de 2011, 15:03 »
Enfim as coisas melhoram ;D
Por: jorge505

Após dois meses do lançamento Ubuntu 11.10, e de muitas reclamações relacionadas ao Unity, as coisas começam a melhorar, vários bugs já foram concertados, problemas e dúvidas resolvidas, e principalmente, a personalização...
Durante esse tempo todo vi surgirem várias formas de personalizar o Unity, e sendo assim, resolvi uni-las tudo aqui nesse tópico, em forma de índice, e ainda complemento aqui com um novo tutorial que encontrei, e que na minha opinião, foi um dos melhores ;)
 I- Aplicativo My unity (Disponível para Unity 2D e 3D, algumas opções não estão disponíveis para o Unitu 2D)
        * Alterar a largura da barra lateral;
        * Deixar as barras lateral e superior transparente;
        * Alterar a fonte; e e mais algumas alterações.

 II.I- Movendo o lançador do Unity para o rodapé da tela no Ubuntu 11.10(Disponível apenas para Unity 3D)
        Um plug-in não oficial do Compiz permite mover o lançador do Unity para o rodapé da tela, suportando inclusive as operações de  auto-ocultar, opacidade, entre outras.
 II.II- Como mover a barra do Unity para a parte inferior(Disponível apenas para Unity 3D)
        Finalmente a dica que eu estava esperando. Quem sabe agora eu use o Unity.

 III- Slide das imagens de plano de fundo direto do sistema (Disponível para Unity 2D e 3D)
        A pouco tempo atrás estive a procura de como fazer com que as imagens de plano de fundo do Ubuntu 11.10 fossem se alterando automaticamente, já que, a opção nativa dessa versão do Unity só permite que isso ocorra somente com as imagens disponibilizadas pelo sistema, então me indicara o Wallch, mas será que somente com um programa eu poderei alterar essa versão do Unity?

 IV- Tutorial do compiz no ubuntu 11.04 e 11.10(Disponível apenas para Unity 3D)
       Andei buscando em muitos lugares tutoriais sobre o compiz, efeitos do compiz, e pq tanto conflito...Esse tutorial abaixo foi o melhor que encontrei...fiz no meu e o meu ubuntu 11.04 unity simplesmente esta: p-e-r-f-e-i-t-o

 V- Fixar barra do Unity(Disponível apenas para Unity 2D e 3D)
      Nesse vídeo, mostrarei como fixar a barra lateral, para que a mesma fique sempre visível, mesmo quando uma janela estiver maximizada. O fato dessa barra ocultar  por padrão me incomodava muito e fazia perder tempo, além de ser lento e confuso.

 VI- Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros(Disponível apenas para Unity 3D)
       Boa noite galera, não sei se é do interesse do pessoal, procurei aqui no fórum e não encontrei nada parecido. A intenção é ajudar o pessoal mais novato, assim como eu, a adicionar aqueles efeitos tri maneiros no Ubuntu 11.10, como queimar, janelas gelatinosas, etc.  

 VII - Ícones FAENZA no Ubuntu 11.10(Disponível para Unity 2D e 3D)
        A coleção de ícones FAENZA é provavelmente a mais conhecida e utilizada entre os usuários. Motivos é que não faltam, pois é uma coleção muito bonita. Enfim, vamos instalá-la no Ubuntu 11.10.

 VII - Deixe o Ubuntu conforme o seu desejo
        O Unity padrão do Ubuntu tem uma reputação de não ser muito personalizável, porém isso não é verdade quando falamos do Ubuntu 11.10.

 VIII - Personalizar Unity com Compiz
  Uma pequena video aula de uma das opções para personalizar o Unity.

 IX - Como instalar o Emerald no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot
O Emerald é um dos decoradores de janelas mais bonitos e com maior potencial que existe para o Ubuntu.

 X - Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
 Um novo tutorial sobre efeitos no Ubuntu 11.10 do colega luizjunior


 Ubuntu 12.04

 Ubuntu 12.04 Precise Pangolin
 Algumas opções de personalização no novo Ubuntu 12.04 com Unity 5.0


Mas Jorge, por que eu não posso fazer isso ou aquilo no meu Unity 2D?
Porque algumas soluções se utilizam de plugins do Compiz que o Unity 2D não suporta, uma vez que ele (Unity 2D) foi desenvolvido para máquinas mais antigas, diferente do Unity 3D, que requer mais do hardware.

Se houver mais algum tutorial não postado aqui, e que você queira compartilhar, poste o link e então ele será incorporado aqui ;)


« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, 20:31 por jorge505 »

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Personalziando o Ubuntu 11.10
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2011, 15:10 »
Parabéns Jorge

e tava mesmo pesquisando para instalar o esmerald, Obrigado.

Vou testar e posto depois aqui para comentar. kkk
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Personalziando o Ubuntu 11.10
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2011, 15:20 »
Ola boa dica, estavamos precisando mesmo reunir todas as dicas do Unity em um lugar so, embora sejam poucas ainda, mas a tendencia e de so aumentar ate a 12.04.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2011, 14:19 »
Citar
Vou testar e posto depois aqui para comentar. kkk
Baixei, testei e aprovei, estou usando ele em conjunto com o MyUnity, formam uma ótima dupla *-*, tirei uns screen-shots do meu Ubuntu 11.10 e assim que puder estarei postando aqui no fórum, percebo que há uma certa escassez de screens sobre essa versão rss, caso de algum problema, ou tenha alguma dúvida, poste aqui e então poderemos resolver juntos ;)

Citar
mas a tendencia e de so aumentar ate a 12.04.
   
Tenho certeza disso, agora o objetivo e conseguir uma maior personalização do painel superior, como posição dos elementos, da posição do pŕoprio painel... Mas aos poucos o Ubuntu vai se recuperando, afinal, ele tem usuários como nós, que jamais desistiremos dele ;D

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2011, 16:52 »
Mais dicas encontradas, já colocadas no índice ;D
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2011, 16:58 por jorge505 »

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2011, 18:19 »
Olá, só para acrescentar a sugestão para o emerald também serve para o unity 2d!!! Eu uso!

O aplicativo Aplicativo My unity Não serve para o 2D a não sêr na questão de colocar na área de trabalho as pastas de trabalho, lixo ,etc.
Para isso utilizo as definições avançadas!

Gostava que pusessem a interface que utilizam se 3D se 2D nos tópicos, pois não existe diferenciação neste fórum !
 Pois não são iguais! De qualquer forma qualquer "noticia "para" costumização de desktop  agradeço!!!

Um abraço
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2011, 18:30 »
Citar
Gostava que pusessem a interface que utilizam se 3D se 2D nos tópicos
Ok lfcb, irei pesquisar em qual ambiente cada efeito roda e então colocarei ao lado de cada item o ambiente, obrigado pela dica ;D

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2011, 18:57 »
o My unity no meu notebook está rodando no unity 2D

http://imageshack.us/f/838/capturadetelaem20111206g.png/
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2011, 19:00 por rhuan 261 »
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2011, 19:09 »
Ele (MyUnity) roda... só que para dimensionar barra lateral não dá no 2D  (a barra é muito larga ... se pudesse colocar a barra lateral com 32 de tamanho ficava satisfeito...) E é realmente isso o redimensionar a barra lateral e a barra de "cima" que todos ansiamos !!! ( mas acho que com o desenvolvimento destas interfaces isso vai ser possível no Unity 2d... (já que no Unity 3D já é possível há muito tempo...) questão de esperar um pouco!!! :(  )

Um abraço!

(Como já disse qualquer possibilidade de modificar o Ubuntu 11.10 seja em que interface seja é sempre de louvar!!!
é isso a que estávamos habituados e desde estas ultimas versões intermédias (11.04 e 11.10) não tem sido possível.)
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2011, 19:13 por lfcb »
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2011, 19:11 »
Ele (MyUnity) roda... só que para dimensionar barra lateral não dá no 2D (pelo menos no meu pc...) E é realmente isso o redimensionar a barra lateral e a barra de "cima" que todos ansiamos !!! ( mas acho que com o desenvolvimento destas interfaces isso vai ser possível no Unity 2d... questão de esperar um pouco!!! :(  )

Um abraço!

(Como já disse qualquer possibilidade de modificar o Ubuntu 11.10 seja em que interface seja é sempre de louvar!!!
é isso a que estávamos habituados e desde estas ultimas versões intermédias (11.04 e 11.10) não tem sido possível.)


eu mudei minhas barras olha no link
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2011, 19:20 »
Hum... eu não consigo têr a Barra lateral mais pequena (menos largura) com o Unity 2D, apesar de alterar para "small!!!
Como fêz? Também quero!!! :)
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2011, 19:25 por lfcb »
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2011, 19:27 »
Hum... eu não consigo têr a Barra lateral mais pequena com o Unity 2D, apesar de alterar para "small!!!
Como fêz? Também quero!!! :)
pode parecer bobeira mas eu tive um probleminha com a barra superior ontem, daí eu simplesmente cliquei em "default settings" confirmei e voltou ao original Posteriormente selecionei "active" e voltou a ficar transparente.

Ele tem esse bug, no meu note toda vez que abro o aplicativo ele muda a configuração da barra superior, e corrijo o problema da maneira como citei anteriormente
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2011, 19:33 »
Não... Refiro-me á barra lateral (não sei como se chama... lançador, talvez) á largura da barra lateral.

No unity 3D basta ir ao ccsm e em Ubuntu unity plugin e redimensionar desde os 32 até não sei quantos... mas no Unity 2d que não utiliza esse plugin do compiz não dá!!
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2011, 19:35 por lfcb »
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #13 Online: 08 de Dezembro de 2011, 19:35 »
Não... Refiro-me á barra lateral (não sei como se chama... lançador, talvez) á largura da barra lateral.

No unity 3D basta ir ao ccsm e em Ubuntu unity plugin e redimensionar desde os 32 até não sei quantos... mas no Unity 2d (no meu) não dá!!

então tenta restaurar ao padrão do unity e selecione depois small
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Personalizando o Ubuntu 11.10
« Resposta #14 Online: 08 de Dezembro de 2011, 19:42 »
Pessoal, me respondam uma dúvida, enquanto pesquisava, li alguns artigos que diziam que o Unity 2D era para máquinas que não possuíam placas de vídeo, mas ae eu fiz esse teste
Citar
/usr/lib/nux/unity_support_test -p
e deu tudo yes, como que fica agora? Inclusive a opção de redimensionar do ccsm  ???
Mas em todo o caso o tópico foi atualizado, se houver algum me corrijam ;D