Autor Tópico: Renomear unidades no Computador.  (Lida 2095 vezes)

Offline Professor Flavio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Renomear unidades no Computador.
« Online: 05 de Dezembro de 2011, 23:29 »
Boa noite galera. Tenho um Ubuntu 9.10, um Ubuntu 10.10 e um Windows XP instalados na minha máquina, o XP está em um disco e os 2 Ubuntus estão em outro disco, quando eu abro o Gerenciador de Arquivos abaixo do item Locais, no lado esquerdo da janela, aparece todos os volumes que foram reconhecidos pelo Ubuntu, montados e os desmontados.
Quanto aos discos rígidos aparece: Sistema de arquivos; Sistema de arquivos de 35 GB; Sistemas de arquivos de 25 GB e Sistemas de arquivos de 53 GB.
Gostaria de renomeá-los para: Ubuntu 10.10; Home; Ubuntu 9.10 e Windows XP, respectivamente. Clico com o botão direito do mouse em cima deles, mas a opção renomear está inativa.
Então eu clico no ícone Computador e aparece todas as unidades que foram reconhecidas. Clico com o botão direito do mouse em cima da unidade que eu quero renomear, consigo trocar o nome, mas quando dou enter aparece a seguinte mensagem: "Não foi possível renomear o item. Não há suporte à operação pelo backend."
Alguém pode me dar uma luz para eu resolver este problema???
Um abraço.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2011, 23:18 por Professor Flavio »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Renomear unidades no Computador.
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2011, 00:33 »
use o gparted p/ renomear o rotulo das partições... mas para isso as partições devem estar desmontadas
com ubuntu 9.10 vc muda o nome do xp e do 10.10
com o 10.10 vc muda o do 9.10

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Renomear unidades no Computador.
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2011, 12:16 »
Os rótulos também podem ser alterados por simples comandos no terminal, a saber:

Reiserfs - reiserfstune -l label dispositivo
Ext(n) - e2label dispositivo label
NTFS - ntfslabel dispositivo label
FAT(16/32) - mlabel -i dispositivo :: label
JFS - jfs_tune -L label dispositivo
XFS - xfs_admin -L label dispositivo
Flavio ML

clodoaldops

  • Visitante
Re: Renomear unidades no Computador.
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2011, 13:32 »
-vc pode usar o gparted no live-cd e mudar o rotulo/nome de todas as partições de seu hd

Offline Caseoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Renomear unidades no Computador.
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2011, 13:41 »
Olá,

Se o seu caso foi resolvido, por favor mude o ícone de seu post principal para o ícone de "Solucionado".

Esta medida visa melhorar e organizar mais ainda este nosso fórum.

Obrigado.

Offline Professor Flavio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Renomear unidades no Computador.
« Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2011, 23:05 »
Valeu galera, usei o gparted para renomear as unidades/partições.

Um abraço a todos.

Offline Professor Flavio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Renomear unidades no Computador.
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2011, 23:08 »
Boa noite galera. Tenho um Ubuntu 9.10, um Ubuntu 10.10 e um Windows XP instalados na minha máquina, o XP está em um disco e os 2 Ubuntus estão em outro disco, quando eu abro o Gerenciador de Arquivos abaixo do item Locais, no lado esquerdo da janela, aparece todos os volumes que foram reconhecidos pelo Ubuntu, montados e os desmontados.
Quanto aos discos rígidos aparece: Sistema de arquivos; Sistema de arquivos de 35 GB; Sistemas de arquivos de 25 GB e Sistemas de arquivos de 53 GB.
Gostaria de renomeá-los para: Ubuntu 10.10; Home; Ubuntu 9.10 e Windows XP, respectivamente. Clico com o botão direito do mouse em cima deles, mas a opção renomear está inativa.
Então eu clico no ícone Computador e aparece todas as unidades que foram reconhecidas. Clico com o botão direito do mouse em cima da unidade que eu quero renomear, consigo trocar o nome, mas quando dou enter aparece a seguinte mensagem: "Não foi possível renomear o item. Não há suporte à operação pelo backend."
Alguém pode me dar uma luz para eu resolver este problema???
Um abraço.