Autor Tópico: É possível acessar a pasta boot de outra partição? [RESOLVIDO]  (Lida 4547 vezes)

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
É possível acessar a pasta boot de outra partição? [RESOLVIDO]
« Online: 06 de Agosto de 2006, 08:45 »
Pessoal,

Particionei o meu HD e instalei o Kubuntu na 1ª partição, o Ubuntu na 2ª, o /home de ambos na terceira e a swap na 4ª.

Ontem eu estava no Kubuntu e queria editar o /boot/grub/menu.lst do Ubuntu e não sabia como fazer para acessar o arquivo, se é que isso é possível.

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado  :)
« Última modificação: 07 de Agosto de 2006, 13:43 por usifoto »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: É possível acessar a pasta boot de outra partição?
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2006, 09:47 »
Tem algum motivo em especial para separar Kubuntu do Ubuntu ? Pode instalar KDE/GNOME na mesma partição sem problemas...
Para aceder ao arquivo basta colocar a entrada para a outra partição no  aquivo /etc/fstab.
Depois pede para que sejam montadas todas as partições com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo mount -aA partir daqui o arquivo está disponível no sition onde você está montando a outra partição...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: É possível acessar a pasta boot de outra partição?
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2006, 22:07 »
Tem algum motivo em especial para separar Kubuntu do Ubuntu ? Pode instalar KDE/GNOME na mesma partição sem problemas...

Obrigado, Lamego.

Você se refere à instalação do KDE no ubuntu ou do Gnome no kubuntu? Eu já fiz isso no Breezy e não gostei da bagunça que aconteceu nos menus. Isso também acontece se eu usar o mesmo /home com o mesmo nome de usuário nos dois sistemas em partições separadas, então eu uso usernames diferentes em cada sistema.

Se eu tivesse um HD maior, certamente teria mais partições com o Xubuntu e Edubuntu instalados.

Quanto à adição da entrada no /etc/fstab, se eu adicionar a seguinte linha, terei acesso total à outra partição? É isso?


Código: [Selecionar]

/dev/hda1       /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
/dev/hda2       /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1



Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: É possível acessar a pasta boot de outra partição?
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2006, 06:30 »
Esse fstab tá certo.. mas, logicamente nao pode montar ambas as partiçoes em "/" (segunda coluna no fstab), a outra partição tem que ser montada noutra pasta, por exemplo /media/hda2 .
Antes de montar tem que criar manualmente a pasta com:
Código: [Selecionar]
mkdir /media/hda2
A opção de utilizar 2 utilizadores, um para o Gnome a outro para KDE parece melhor :)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: É possível acessar a pasta boot de outra partição? [RESOLVIDO]
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2006, 13:47 »
 ;D

Tudo Ok!

Ficou ótimo com esse arranjo, tanto para acessar os arquivos do outro sistema quanto para reparar a próxima besteira que eu fizer, o que deve ocorrer nas próximas horas...  :D

Vou fazer o mesmo no fstab da outra partição para completar.

Muito grato, Lamego.