Fórum Ubuntu Linux - PT
22 de Maio de 2013, 03:46 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Atenção usuários de email com anti-spam (Uol e Bol).

Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: GPSIM - Simulador de microcontroladores  (Lida 1577 vezes)
solano
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Carpe diem

Ver Perfil
« em: 30 de Novembro de 2011, 19:09 »

Estou interessado na programação de microcontroladores da família PIC (da Microchip), e achei esse artigo: http://www.micahcarrick.com/pic-programming-linux.html

O cara usou o GPASM para montar o firmware em assembly e um tal de GPSIM pra simular o programa rodando num PIC16F627. Pois bem. Instalei com o seguinte comando:

$ sudo apt-get install gputils gpasm gpsim

O problema é que quando eu fui simular o funcionamento pelo GPSIM, não apareceu a GUI, só o programa no console. Alguém aí sabe se eu tenho que baixar o tarball do GPSIM (como o cara do tutorial fez)?

Edição: Aliás, o cara até pediu pra instalar o gtk+extra. Baixei e extraí, mas na hora do configure:

checking for GTK... configure: error: Package requirements (gtk+-2.0 >= 2.0.0 fontconfig ) were not met:

No package 'gtk+-2.0' found

Consider adjusting the PKG_CONFIG_PATH environment variable if you
installed software in a non-standard prefix.

Alternatively, you may set the environment variables GTK_CFLAGS
and GTK_LIBS to avoid the need to call pkg-config.
See the pkg-config man page for more details.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2011, 19:16 por solano » Registrado

C + Python + C++ + Assembly = Eu
Brodovisk
Visitante
« Responder #1 em: 30 de Novembro de 2011, 22:39 »

Você faz engenharia robótica é?, Vc tem o arduino em mãos?
No ubuntu 11.10 tem o GPUTILS na central de programas , nem é preciso compilar...
Caso faça engenharia ou tenha o arduino em mãos p/ brinca manda vê!(senão creio que é perde tempo)
Isso é se tiver com ubuntu 11.10  , pq nas outras versões não usei todas e nem sei se tem.
Abração.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Carpe diem

Ver Perfil
« Responder #2 em: 01 de Dezembro de 2011, 09:43 »

Bom, pra falar a verdade, sou só um curioso mesmo Sorridente

Vou ver se acho um desses arduinos na minha cidade ou na internet. Nem conhecia ainda. Mas é pra programar em puro C/C++ ou tem Assembly no meio? É que eu tava querendo aprender (por enquanto) apenas Assembly  pra arquitetura PIC16, nada muito complicado.

Quanto ao GPUTILS, eu baixei ele pelo apt-get, já com o GPASM e o GPSIM. Acho que esse GPSIM que o cara tem no tutorial é uma versão beta ou um branch alternativo, porque até hoje não consegui ver aquela beleza de GUI mostrada no tutorial Triste

Mas muito obrigado pela resposta  Sem Graça (página do arduino nos favoritos)
Brodovisk
Visitante
« Responder #3 em: 01 de Dezembro de 2011, 12:55 »

Tudo varia de acordo com o arduino e shield que vc comprar , para te falar a verdade isso é feito para fazer coisas que não existe , ou simples hoby mesmo.
Porque se vc colocar na ponta do lápis fora o trabalho que dá já existe genéricos prontos para uso(sai mais barato comprar pronto).
Abração.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Carpe diem

Ver Perfil
« Responder #4 em: 01 de Dezembro de 2011, 18:46 »

Beleza, me convenceu haha. Resolvi iniciar meus estudos no mundo da robótica com o arduino mesmo, já que, no final das contas, é melhor pra aprender.

Agora é só comprar um desses. C e C++ eu já conheço, só preciso aprender a biblioteca usada pra programar o arduino. E pelo que ando lendo, o assembly pra PIC16 não é tãããão interessante assim (um registrador acumulador, um pra endereços e um que dá o valor armazenado no endereço do segundo).

Quanto ao assembly, melhor continuar aprendendo arquitetura intel mesmo. Até porque, se eu tivesse apenas o microcontrolador, não teria muito o que fazer. Isso é melhor pra fábricas. Eu estou apenas aprendendo, por enquanto Virando os olhos

Abração xD
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: